Desconstrução do mito racial : desigualdade das cores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pereira, Emerson Efrem de Souza, 1978-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/70175
Resumo: Orientadora: Profª Drª Nina Amália Brancia Pagnan
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spelling Pereira, Emerson Efrem de Souza, 1978-Pagnan, Nina Amalia BranciaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional2021-04-08T21:24:18Z2021-04-08T21:24:18Z2020https://hdl.handle.net/1884/70175Orientadora: Profª Drª Nina Amália Brancia PagnanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 31/10/2020Inclui referências: p. 33-37Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: Os mitos raciais com origem na ciência foram desenvolvidos na Idade Moderna durante a formação dos estados capitalistas e foram usados para justificar a exploração das populações não europeias, principalmente as negras. Do ponto de vista biológico e genético, não há apoio para a existência de raças na espécie humana, entretanto, ainda persiste a ideia de raça como construção social. Tratamentos e decisões díspares são profusas na sociedade, o que resulta em desigualdade e sustenta o racismo. Nesse contexto, o ensino de Biologia e, dentro dela, particularmente o ensino de Genética, representa uma arma poderosa para a conscientização sobre a inexistência de raças na espécie humana e, dessa forma, contribuir para derrocar o racismo. Em busca de uma aprendizagem significativa sobre o tema, foi elaborado um roteiro de aulas que utiliza materiais de baixo custo. O objetivo da elaboração desses materiais é tornar a aprendizagem mais eficiente, reforçar e aumentar a assimilação dos estudantes através da metodologia lúdica. Esse processo mais dinâmico, usado nos anos iniciais na escola acaba se perdendo no ensino médio e, desse modo, ao reintroduzir uma prática pedagógica que foge do tradicionalismo das aulas expositivas, o aprendizado se torna mais dinâmico e atraente. A elaboração do roteiro de aulas e dos materiais auxiliares, compostos por dados octogonais, quadro de Davenport adaptado, quadro de fototipos, etc. são materiais concretos com a função de trazer o lúdico para aula e suprem a carência de material pedagógico adequado para o ensino médio, em particular com respeito ao ensino da genética de características poligênicas. Além disso, a sequência de aulas propostas visa fornecer aos professores um material que, além de trabalhar os mecanismos de herança e a variabilidade, proporciona um momento de discussão sobre falta de legitimidade da ideia de raças humanas, contribuindo para sua derrocada. Palavras chaves: raça humana, mito, educação.Abstract: The origin of the myth of race can be traced down to the Modern Age with the strengthening of capitalism. Non-european populations, especially africans were exploited in the name of the economic development. The myth of race fused with Darwinism as well as the work of many scientists gave legitimacy to racism. From the biological and genetic point of view, there is no support for the existence of races in the human species although there is the idea of race as a social construction. Racial prejudice and intolerance based on the myth of race are still striking in our society. Within this context biology and particularly genetics provide powerful elements to make students aware of the non-existence of human races, working towards eliminating racism from school and society. In this sense we developed lesson plans, activities and low-cost teaching material. The material is intended to high school students looking for a more dynamic teaching and includes octagonal dice, an adapted Davenport board, and a phototype board. Introducing playful activities in the teaching-learning process enables creativity and integration reintroducing a pedagogical practice that deviates from the traditionalism of expository classes, making learning more dynamic and attractive. Key words: human races, racial myth, education68 p. : il. (algumas color.).application/pdfRaçasRacismo na educaçãoDesconstrução do mito racial : desigualdade das coresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EMERSON EFREM DE SOUZA PEREIRA.pdfapplication/pdf1563933https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70175/1/R%20-%20D%20-%20EMERSON%20EFREM%20DE%20SOUZA%20PEREIRA.pdf3bebc6e68e8c82de814465a75bfa9aadMD51open access1884/701752021-04-08 18:24:18.867open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70175Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-04-08T21:24:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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