O processo de discretização do raciocínio matemático na tradução para o raciocínio computacional : um estudo de caso no ensino/aprendizagem de algoritmos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Setti, Mariangela de Oliveira Gomes
Orientador(a): Cifuentes, José Carlos, 1954-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/18611
Resumo: Inclui apendices
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spelling Setti, Mariangela de Oliveira GomesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCifuentes, José Carlos, 1954-2020-07-30T12:44:22Z2020-07-30T12:44:22Z2009https://hdl.handle.net/1884/18611Inclui apendicesOrientador: José Carlos CifuentesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2009Inclui bibliografiaLinha de pesquisa: Educação matemáticaResumo :Este trabalho aborda a aprendizagem e o ensino de introdução à programação, cujo conteúdo central é a elaboração de algoritmos computacionais. Observa-se que muitos dos alunos, embora detenham conhecimentos matemáticos oriundos do Ensino Médio, para resolver problemas matemáticos encontram dificuldades na passagem do raciocínio matemático para o correspondente computacional. Para realizar esta passagem, é necessário utilizar os conhecimentos adquiridos previamente com um novo formato, devido ao processo de discretização necessário para transformar o raciocínio matemático no correspondente computacional. Para conceber esta discretização, os conhecimentos matemáticos estabelecidos irão sofrer uma "ruptura epistemológica", pois se trata de uma mudança na forma de compreender um conhecimento. Além disso, para elaborar um algoritmo, utilizamse registros de representação semiótica diferentes daqueles utilizados pela linguagem natural, e pela linguagem matemática, o que vem a ser mais um fator produtor de obstáculo. Para identificar as principais dificuldades dos alunos nesta fase, realizamos uma pesquisa empírica, por meio de um estudo de caso com múltiplos casos, concluindo que elas estão relacionadas às estruturas de repetição, necessárias para realizar o processo de discretização, bem como às diferenças entre os registros de representação semiótica de partida (linguagem natural) e os de chegada (linguagem computacional).Abstract : This work deals with learning and teaching of programming introduction, which central focus is the development of computational algorithms. It is observed that many of the students, although having mathematical skills acquired in high school, have difficulties to solve mathematical problems when transposing the mathematical reasoning to its corresponding computational thinking. For this transition to be made, it is necessary to use the knowledge acquired previously within a new arrangement, due to the process of discretization required to change the mathematical reasoning into its computational correlative. To conceive such discretization, the established mathematical knowledge will undergo an "epistemological rupture", because it is a change in the way of understanding knowledge. Moreover, to develop an algorithm, records of semiotic representation, other than those used by natural language and mathematic language, are employed, becoming an additional hindrance-producing factor. To identify the major difficulties of the students at this stage, we conducted an empirical research through a case study with multiple cases, concluding that they are related to the structures of repetition, necessary to accomplish the process of discretization, as well as to the differences between the records of semiotic representation at the start (natural language) and those at the end (computer language).xi, 150 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalTesesMatemática - Estudo e ensinoAlgorítmos de computadorEducaçãoO processo de discretização do raciocínio matemático na tradução para o raciocínio computacional : um estudo de caso no ensino/aprendizagem de algoritmosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMariangelaSetti.pdfapplication/pdf873827https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18611/1/MariangelaSetti.pdf6fe3b12b491062139b67873a3ac9d6baMD51open accessTEXTMariangelaSetti.pdf.txtExtracted Texttext/plain308390https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18611/2/MariangelaSetti.pdf.txtba27e715eb1275746bbdbff5643feca6MD52open accessTHUMBNAILMariangelaSetti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18611/3/MariangelaSetti.pdf.jpg7539adb49e74ebaf05ae16ea4b350b25MD53open access1884/186112020-07-30 09:44:23.088open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/18611Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-30T12:44:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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