Identificação dos fatores de competitividade para exportação do setor moveleiro : um estudo realizado no Polo de São Bento do Sul-SC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Machado, Lucas
Orientador(a): Seleme, Robson, 1960-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/46981
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Robson Seleme
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoSeleme, Robson, 1960-Machado, Lucas2024-04-19T13:24:14Z2024-04-19T13:24:14Z2017https://hdl.handle.net/1884/46981Orientador : Prof. Dr. Robson SelemeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 17/02/2017Inclui referências : f. 114-121Resumo: Competitividade tornou-se um termo de uso frequente no meio empresarial, muito em função da crescente concorrência entre empresas, que por sua vez está amparada na crescente globalização mundial. Nesse âmbito, o estudo e aprofundamento sobre as teorias de competitividade e vantagens competitivas tornaram-se necessário não apenas para o desempenho desejável das empresas, mas também como condição essencial de sobrevivência em cenários de mercados cada vez mais agressivos. O setor de fabricação de móveis não é exceção a esse cenário, e caracteriza-se como um dos mais competitivos, com grandes fabricantes mundiais já consagrados como: China, Itália, Alemanha dentre outros. O Brasil que já foi protagonista no setor, nos anos 2000 a 2004, atualmente convive com uma realidade pouco favorável, onde mesmo dispondo da principal matéria prima, a madeira em abundância, perdeu considerável espaço no mercado internacional, sendo que em 2014 participou com apenas 0,4% das exportações mundiais, em parte reflexo do enfoque dado ao mercado interno, contudo, justificado também pela baixa competitividade do produto nacional comparado ao de grandes fabricantes mundiais, fato comprovado pelo aumento nas importações de móveis que o Brasil tem efetuado nos últimos anos. Tendo em vista este cenário, o objetivo desta dissertação foi o de identificar os fatores que exercem influência na competitividade e nas exportações dos móveis residenciais, por meio de uma revisão sistemática e posterior validação dos fatores identificados, utilizando para tanto questionário de pesquisa aplicado aos especialistas. Desta forma foram realizadas 4 etapas para a execução: (I) Revisão sistemática da literatura; (II) Identificação e agrupamento apropriado dos fatores competitivos; (III) Validação da matriz de fatores competitivos para o segmento dos móveis residenciais, localizados no polo de São Bento do Sul; (IV) Fixação do perfil competitivo da amostra. Os resultados obtidos demonstram uma matriz de fatores extensa, com fatores oriundos das três dimensões (empresarial, estrutural e sistêmica), assim como previsto pelo modelo utilizado. A avaliação no polo permitiu validar a matriz, estabelecendo todos os itens como fatores de competitividade, mesmos aqueles avaliados inferiores, visto que ainda possuem média importância competitiva, justificando sua inclusão na matriz. Em relação ao perfil competitivo do polo foi identificado uma tendência em ressaltar a importância dos fatores que atuam diretamente nos custos, tendo em vista que fatores das três dimensões relacionados a produtividade e transferência de custos ao produto, foram avaliados com grande importância, porém se percebeu também uma tendência de foco na competitividade pela diferenciação, visto que fatores como inovação, e qualidade dos serviços prestados foram considerados com grande importância, demonstrando maior preocupação em se destacar dos demais concorrentes para atingir vantagens competitivas.Abstract: Competitiveness has become a frequent term used in the business environment, often due to the growing of the competition between companies, which is often supported by the growth of the world wide globalization. To this extent, the study and research on theories of competitiveness and competitive advantages have become necessary not only for the desirable performance of companies, but also as an essential condition for surviving the increasingly aggressive markets scenarios. The furniture manufacturing sector is no exception to this scenario and is characterized as one of the most competitive ones, with major world manufacturers which are already enshrined such as: China, Italy, and Germany among others. Brazil, which was already a protagonist in the sector from 2000 to 2004, is currently with a not particularly favorable reality, where even having the main raw material, wood in abundance, lost considerable space in the international market. In 2014 Brazil participated with only 0, 4% of world exports, partly reflecting the focus on the domestic market, however, this was also justified by the low competitiveness of the domestic product compared to the world's major manufacturers, a fact evidenced by the increase in imports of furniture that Brazil has made in recent years .In view of this scenario, the main goal of this dissertation was to identify the factors that influence the competitiveness and the exports of residential furniture, through a systematic review and later validation of the identified factors, by utilizing a questionnaire applied to the specialists. Therefore 4 steps were implementing for the execution: (I) Systematic review of the literature, (II) Identification and appropriate grouping of competitive factors; (III) validation of the matrix of competitive factors generated in the previous stage, for the segment of residential furniture, located in the polo of São Bento do Sul; (IV) To establish the competitive profile of the sample. The obtained results demonstrate an extensive factors matrix, with factors coming from three dimensions (business, structural and systemic), as predicted by the model used. The evaluation at the pole allowed to validate the matrix, establishing all the items as factors of competitiveness, even those evaluated lower, since they still have average competitive importance justifying their inclusion in the matrix. In relation to the competitive profile of the pole, a tendency was observed to emphasize the importance of the factors that act directly on the costs, considering that factors of the three dimensions, related to productivity, and transfer of costs to the product, were evaluated with great importance, however It was also noticed a tendency to focus on competitiveness through differentiation, since factors such as innovation and quality of services were considered with great importance, showing greater concern to stand out from other competitors to achieve competitive advantages.126 f. : il. tabs, grafs.application/pdfDisponível em formato digitalEngenhariasIndústria de móveisExportaçãoProdutividadeIdentificação dos fatores de competitividade para exportação do setor moveleiro : um estudo realizado no Polo de São Bento do Sul-SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCAS MACHADO.pdfapplication/pdf3679946https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46981/1/R%20-%20D%20-%20LUCAS%20MACHADO.pdf960f7bac2e0abb0264e355b57249ceb9MD51open access1884/469812024-04-19 10:24:14.578open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/46981Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T13:24:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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