O simples e o complexo no contar e recontar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Santos, Denise Grein
Orientador(a): Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/82308
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Faria Moro
id UFPR_14e7e3837a7468c3190007d913c57384
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/82308
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Maria Lucia Faria, 1944-Santos, Denise Grein2023-05-03T14:49:49Z2023-05-03T14:49:49Z2004https://hdl.handle.net/1884/82308Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Faria MoroCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Tereza C. SoaresTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui referências: p. 216-234Área de concentração: Educação MatemáticaResumo: O objetivo do estudo, realizado numa creche municipal da grande Curitiba, é o de verificar se a presença da pesquisadora, trabalhando na creche com as atendentes, tem relação com as possíveis transformações da prática pedagógica destas com relação à contagem. A pesquisadora trabalhou, durante quase um ano letivo, em uma turma de Jardim II, com duas atendentes e vinte e quatro crianças de dois anos e meio a três anos. Participou das sessões de planejamento e atividades de sala de aula para, num trabalho conjunto com as atendentes, inserir a contagem nas atividades diárias. Os procedimentos de coleta e registro de dados foram adaptados durante o estudo. Após cada visita era feito registro de eventos; em foco a relação pesquisadora-atendentes-conteúdo nas atividades de contagem. Os resultados indicam que a pesquisadora inicialmente orientou as atendentes para a contagem ser introduzida no grupo. A seguir passou a provocá-las para assumirem a prática pedagógica e expandirem a presença da contagem nas diversas atividades. Por fim, em trabalho conjunto, tentou a parceria. As atendentes apresentaram comportamentos distintos: cópia e assimilação de modelo ao incluir a contagem nas atividades; elaboração do planejamento; inserção de novos procedimentos de contagem; retrocesso, retorno aos procedimentos antigos e à cópia de modelo. A discussão dos resultados evidenciou que a presença da pesquisadora teve relação com a prática pedagógica das atendentes com relação à presença e expansão do uso da contagem. O tempo estabelecido para a intervenção e as formas de interferência da pesquisadora podem ter relação com o fato de as atendentes se prenderem ao modelo da pesquisadora. Isto teria gerado instabilidade de novas formas de trabalhar a contagem em situações de ausência da pesquisadora, o que provocou o retrocesso. Seria necessário um período mais longo e outra forma de interferência que propiciasse às atendentes refletir sobre suas práticas, para a provável estabilidade das transformações, maior autonomia e construção de seu modelo de contagem.Abstract: The purpose of the study, carried out in a municipal day-care centre in Greater Curitiba, was to determine whether there is a relationship between the presence of the researcher, working in the centre with the staff, and the possible transformations in the pedagogical practices of the latter, in relation to the teaching of counting. The researcher worked, during almost an academic year, in a class at the level of Kindergarten II, with two staff members and 24 children aged two and a half to three. She took part in planning sessions and classroom activities with a view to inserting counting, in a joint effort with the staff, into the daily activities. The procedures for collection and recording of data were adapted during the study. After each visit a record of events was drawn up; its focus was the researcher-staff-content relationship in the activities of counting. The results indicate that the researcher initially oriented the staff towards the introduction of counting into the daily activities. Following this, she went on to stimulate them to adopt an appropriate pedagogical method and expand the presence of counting as an element in various activities. Finally, in a joint effort, she tried partnership. The staff exhibited distinct behaviors: imitation and assimilation of the model in the inclusion of counting in the class activities; development of planning; introduction of new procedures for counting; regression, return to the old practices and to the imitation of the model. The discussion of the results made it clear that there was a relationship between the presence of the researcher and the pedagogical practice of the staff in relation to the presence and extension of the use of counting. The time set for intervention and the forms which the researcher's intervention took could be relevant to the fact of the adherence of the staff members to the researcher's model. This could have generated instability in new ways of working on counting in situations of the absence of the researcher, which led to regression. A longer period would be needed, as well as another form of intervention which would encourage the personnel to reflect on their practices, with the probable outcome of a greater stability of changes, greater autonomy and the construction of their own model of counting.Résumé : Le but de la recherche, entreprise dans une creche municipale dans la Grande Curitiba, était de découvrir s'il y avait un rapport entre la essence de la chercheuse, travaillant dans la creche avec les gardiennes, et les transformations possibles des pratiques pédagogiques de celles-ci en ce qui concerne le calcul. La chercheuse a travaillé, pendant presqu'une année académique, dans une classe au niveau maternelle II, avec deux gardiennes et 24 enfants, âgés de deux ans et demi et trois ans. Elle a participé aux séances de planification et aux activités de la salle de classe pour insérer le calcul, par un travail entrepris conjointement avec les gardiennes, dans les activités quotidiennes. Les procédures de rassemblement et d'enrégistrement des données étaient ajustées durant la période de l'étude. Après chaque visite un rapport détaillé des événements a été dressé; son point de mire était la relation entre chercheuse, gardiennes et contenu dans les activités du calcul.Les résultats obtenus indiquent qu'initialement, la chercheuse a orienté les gardiennes vers l'introduction du calcul dans la classe. Ensuite, elle les a poussées à adopter une méthode pédagogique appropriée et à développer la présence du calcul dans de diverses activités. Finalement, conjointement avec elles, elle a essayé le partenariat. Les gardiennes ont manifestés des comportements distincts: l'imitation et l'assimilation du modèle de l'inclusion du calcul dans les activités de la classe; le développement de la planification; l'introduction de nouvelles procédures de calcul; la régression, le retour aux anciennes procédures et à l'imitation du modèle. La discussion des résultats a révélé qu'il y avait une relation entre la présence de la chercheuse et la pratique pédagogique des gardiennes en ce qui concernait la présence et l'épanouissement de l'usage du calcul. Il se peut qu'il y ait une relation entre le temps établi pour l'intervention, et les formes des interventions de la chercheuse, et le fait de l'adhérence des gardiennes au modèle de la chercheuse. Ceci aurait généré une instabilité des nouvelles modes de travailler dans les cas de l'absence de la chercheuse, ce qui aurait provoqué la régression. Il serait nécéssaire de prévoir une plus longue période et une autre forme d'intervention, qui encourageraient les gardiennes à réfléchir sur leurs pratiques, pour rendre probable la stabilité des transformations, une plus grande autonomie et la construction de leur propres modèles du calcul.253f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoEducação infantilAprendizagemPré-escolarTesesEducaçãoO simples e o complexo no contar e recontarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - T - DENISE GREIN SANTOS.pdfapplication/pdf7833859https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82308/1/D%20-%20T%20-%20DENISE%20GREIN%20SANTOS.pdf3555cbdca3bcf4cd35d137b83fc3ba54MD51open access1884/823082023-05-03 11:49:49.678open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82308Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-03T14:49:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O simples e o complexo no contar e recontar
title O simples e o complexo no contar e recontar
spellingShingle O simples e o complexo no contar e recontar
Santos, Denise Grein
Matemática - Estudo e ensino
Educação infantil
Aprendizagem
Pré-escolar
Teses
Educação
title_short O simples e o complexo no contar e recontar
title_full O simples e o complexo no contar e recontar
title_fullStr O simples e o complexo no contar e recontar
title_full_unstemmed O simples e o complexo no contar e recontar
title_sort O simples e o complexo no contar e recontar
author Santos, Denise Grein
author_facet Santos, Denise Grein
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Denise Grein
contributor_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Educação infantil
Aprendizagem
Pré-escolar
Teses
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Educação infantil
Aprendizagem
Pré-escolar
Teses
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Faria Moro
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-03T14:49:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-03T14:49:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/82308
url https://hdl.handle.net/1884/82308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 253f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82308/1/D%20-%20T%20-%20DENISE%20GREIN%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3555cbdca3bcf4cd35d137b83fc3ba54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861187210575872