A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Semprebom, Elder
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/23976
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Prado
id UFPR_1507da13a60ea56f6eb46a9e70fc0bc6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/23976
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Semprebom, ElderPrado, Paulo Henrique Muller, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-11-16T18:01:45Z2015-11-16T18:01:45Z2010http://hdl.handle.net/1884/23976Orientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Muller PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 22/03/2010Bibliografia: fls. 145-151Área de concentração: Estratégia de Marketing e Comportamento do ConsumidorResumo: Acerca dos estudos do comportamento do consumidor, esta dissertação tem como objetivo, analisar a influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas. A experiência com a marca é formada pelas dimensões sensorial, afetiva, intelectual e comportamental. A escala para mensurar este construto foi proposta por Brakus, Schmitt e Zarantonello (2009), sendo traduzida e validada neste estudo. A qualidade do relacionamento com a marca, no contexto desta pesquisa, foi composta pelos construtos autoconexão, interdependência e intimidade. Estes, foram mensurados elas escalas propostas por Francisco-Maffezzolli et al (2009) e Breivik e Thorbjorsen (2007). As hipóteses do estudo referenciam a influência da experiência de consumo sobre os construtos da qualidade do relacionamento. A pesquisa, de abordagem quantitativa, foi realizada em duas etapas, tendo como objetivo validar as escalas, mensurar os construtos propostos e testar o modelo hipotético. Os dados foram nalisados por meio de técnicas estatísticas descritiva, multivariada e modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos demonstram que a experiência exerce uma influência significativa sobre todos os construtos da qualidade do relacionamento.Abstract: Regarding the studies about consumer behavior, this dissertation has as its objective, to analyze the influence of consuming experience in the relationship quality of college students with their brands. The brand experience is formed by the sensorial, affective, intellectual and behavioral dimensions. The scale to measure this construct was proposed by Brakus, Schmitt and Zarantonello (2009), being translated and validated in this study. The quality of the relationship with its brand, in the context of this research, was composed by the constructs selfconnection, interdependence and intimacy. These, were measured by the scales proposed by rancisco-Maffezzolli et al (2009) and Breivik e Thorbjorsen (2007). The study hypothesis refers the consuming experience influence in the constructs regarding relationship quality. The research, in a quantitative approach, was performed in two steps, aiming to validate the scales, measure the proposed constructs and test the hypothetical model. The data were analyzed using descriptive statistics techniques, multivariate and structural equations modeling. The obtained results show that the experience exerts a meaningful influence in all the constructs of the relationship quality.160f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digital658.8343TesesComportamento do consumidorConsumidores - PreferenciaMarca de produtosAdministraçãoA influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao - Elder Semprebom.pdfapplication/pdf1824494https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23976/1/Dissertacao%20-%20Elder%20Semprebom.pdf78b645021e82a5d0a6cca35b4cb697a4MD51open accessTEXTDissertacao - Elder Semprebom.pdf.txtExtracted Texttext/plain331450https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23976/2/Dissertacao%20-%20Elder%20Semprebom.pdf.txt4a6d64bcd052a7226ac08bc7b69f6826MD52open accessTHUMBNAILDissertacao - Elder Semprebom.pdf.jpgDissertacao - Elder Semprebom.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23976/3/Dissertacao%20-%20Elder%20Semprebom.pdf.jpgc17abc20b5db3a753e69d849c5a71549MD53open access1884/239762016-04-07 05:42:45.858open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/23976Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T08:42:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas
title A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas
spellingShingle A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas
Semprebom, Elder
Teses
Comportamento do consumidor
Consumidores - Preferencia
Marca de produtos
Administração
658.8343
title_short A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas
title_full A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas
title_fullStr A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas
title_full_unstemmed A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas
title_sort A influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas
author Semprebom, Elder
author_facet Semprebom, Elder
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Prado, Paulo Henrique Muller, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Semprebom, Elder
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Comportamento do consumidor
Consumidores - Preferencia
Marca de produtos
Administração
topic Teses
Comportamento do consumidor
Consumidores - Preferencia
Marca de produtos
Administração
658.8343
dc.subject.ddc.none.fl_str_mv 658.8343
description Orientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Prado
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-16T18:01:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-16T18:01:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/23976
url http://hdl.handle.net/1884/23976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 160f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23976/1/Dissertacao%20-%20Elder%20Semprebom.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23976/2/Dissertacao%20-%20Elder%20Semprebom.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23976/3/Dissertacao%20-%20Elder%20Semprebom.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 78b645021e82a5d0a6cca35b4cb697a4
4a6d64bcd052a7226ac08bc7b69f6826
c17abc20b5db3a753e69d849c5a71549
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861222014910464