Competências empreendedoras : estudo de caso em uma instituição de formação de empreendedores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, André Furtini, 1988-
Orientador(a): Roglio, Karina de Dea, 1968-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/71805
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Karina de Déa Róglio
id UFPR_1516dddcb2564807e641eeb988070bd6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71805
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Silva, André Furtini, 1988-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoRoglio, Karina de Dea, 1968-2021-09-10T16:53:55Z2021-09-10T16:53:55Z2021https://hdl.handle.net/1884/71805Orientadora: Prof. Dra. Karina de Déa RóglioDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 03/03/2021Inclui referências: p. 96-106Resumo: O desenvolvimento de competências empreendedoras apresenta-se como uma alternativa para o profissional destacar-se no mercado de trabalho competitivo e exigente. Cada vez mais é exigido uma vasta gama de conhecimentos, habilidades para desempenhar as funções e atitudes para fazer as coisas acontecerem. Ou seja, um conjunto de competências que o indivíduo precisa dispor para diferenciar-se. Neste sentido, essa dissertação tem por objetivo identificar as competências empreendedoras desenvolvidas nos programas de formação de empreendedores sob a ótica dos seus egressos. O embasamento teórico foi construído levando em consideração o conteúdo a ser ensinado - empreendedorismo e suas diferentes vertentes, a formação empreendedora - ensino de, para e por meio do empreendedorismo, e os objetivos da aprendizagem - desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Para tanto, adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso e como técnica de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e a consulta documental dos materiais de apoio da capacitação. A investigação do fenômeno mostrou que o ensino empreendedor, adotando a abordagem baseada em projetos, é uma opção para aprender-fazendo e, consequentemente, pode propiciar o desenvolvimento das competências empreendedoras ao desafiar os estudantes a solucionar os problemas no decorrer do programa. Além disso, pode-se perceber que novas competências foram desenvolvidas, além daquelas propostas para a capacitação, exaltando novos ganhos com a adoção do método empregado. Como propostas de trabalhos futuros, almeja-se realizar a pesquisa da mesma capacitação em diferentes localidades, visando verificar/comparar se existem diferenças nas competências desenvolvidas ou até mesmo a influência do contexto (econômico, social, político, tecnológico). Ademais, pretende-se investigar outras modalidades de formação empreendedora, possibilitando a identificação de novas metodologias, a comparação da efetividade da aplicação e os impactos na vida dos seus egressos.Abstract: The development of entrepreneurial skills is presented as an alternative for the professional to stand out in the competitive and demanding job market. Increasingly, a wide range of knowledge, skills to perform functions and attitudes to make things happen are required. That is, a set of skills that the individual needs to have in order to differentiate himself. In this sense, this dissertation aims to identify the entrepreneurial skills developed in the entrepreneur training programs from the perspective of its graduates. The theoretical basis was built taking into account the content to be taught - entrepreneurship and its different aspects, entrepreneurial training - teaching of, for and through entrepreneurship, and learning objectives - development of knowledge, skills and attitudes (CHA) . To this end, the case study was adopted as a research strategy and as a data collection technique, semi-structured interviews and documentary consultation of training support materials were used. The investigation of the phenomenon showed that entrepreneurial teaching, adopting the project-based approach, is an option for learning-by-doing and, consequently, can promote the development of entrepreneurial skills by challenging students to solve problems during the program. Even so, it can be seen that new skills were developed, in addition to those proposed for training, extolling new gains with the adoption of the method employed. As proposals for future work, the aim is to conduct research on the same training in different locations, aiming to check / compare if there are differences in the skills developed or even the influence of the context (economic, social, political, technological). Even so, it is intended to investigate other types of entrepreneurial training, enabling the identification of new methodologies, comparing the effectiveness of the application and the impacts on the lives of its graduates.1 arquivo (110 p.) : il.application/pdfEmpreendedorismoDesempenhoCapacidade executivaAdministraçãoFormação profissionalCompetências empreendedoras : estudo de caso em uma instituição de formação de empreendedoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDRE FURTINI SILVA.pdfapplication/pdf1517878https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71805/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20FURTINI%20SILVA.pdf59b0d851b729c3cc9eb9076c7f822df6MD51open access1884/718052021-09-10 13:53:57.002open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71805Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-09-10T16:53:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências empreendedoras : estudo de caso em uma instituição de formação de empreendedores
title Competências empreendedoras : estudo de caso em uma instituição de formação de empreendedores
spellingShingle Competências empreendedoras : estudo de caso em uma instituição de formação de empreendedores
Silva, André Furtini, 1988-
Empreendedorismo
Desempenho
Capacidade executiva
Administração
Formação profissional
title_short Competências empreendedoras : estudo de caso em uma instituição de formação de empreendedores
title_full Competências empreendedoras : estudo de caso em uma instituição de formação de empreendedores
title_fullStr Competências empreendedoras : estudo de caso em uma instituição de formação de empreendedores
title_full_unstemmed Competências empreendedoras : estudo de caso em uma instituição de formação de empreendedores
title_sort Competências empreendedoras : estudo de caso em uma instituição de formação de empreendedores
author Silva, André Furtini, 1988-
author_facet Silva, André Furtini, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Furtini, 1988-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roglio, Karina de Dea, 1968-
contributor_str_mv Roglio, Karina de Dea, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Desempenho
Capacidade executiva
Administração
Formação profissional
topic Empreendedorismo
Desempenho
Capacidade executiva
Administração
Formação profissional
description Orientadora: Prof. Dra. Karina de Déa Róglio
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-10T16:53:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-10T16:53:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71805
url https://hdl.handle.net/1884/71805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (110 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71805/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20FURTINI%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 59b0d851b729c3cc9eb9076c7f822df6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861273865945088