O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Ferrari, Zuleica Águeda
Orientador(a): Gruginski, José Erasmo, 1944-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/24585
Resumo: Orientador : José Erasmo Gruginski
id UFPR_1e6104261a084fb7db521383821fe041
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24585
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Parana. Setor de Ciências HumanasGruginski, José Erasmo, 1944-Ferrari, Zuleica Águeda2022-11-11T12:35:55Z2022-11-11T12:35:55Z2002https://hdl.handle.net/1884/24585Orientador : José Erasmo GruginskiDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e ArtesResumo: A presente dissertação consiste em uma análise crítica das abordagens de processo e de gêneros discursivos aplicadas ao ensino da escrita em Inglês como Língua Estrangeira. A abordagem de processo encara a escrita como um processo complexo que o escritor percorre em vários estágios não-lineares; focaliza, também, a criatividade individual, o conteúdo mais do que a forma, e a produção de várias versões do texto. No entanto, como ela proporciona pouco insumo ao aluno, pode ser complementada pela abordagem que dá atenção particular aos diversos gêneros discursivos e que é mais socialmente orientada. Esta abordagem enfatiza o conteúdo, o estilo, a organização retórica do texto, o propósito comunicativo e a expectativa do leitor, noção esta que se relaciona com a estrutura dos esquemas mentais (conhecimento prévio, experiência de mundo e conhecimento de textos) os quais determinam o conteúdo e a forma de textos aceitáveis em determinado gênero discursivo. O desenvolvimento dos esquemas mentais e a experiência com tarefas apropriadas contribuem para a produção de textos adequados para fins sociais específicos. Concluiu-se que as duas abordagens não são excludentes, mas complementares.Abstract: The present dissertation consists of a critical analysis of both the process approach and the genre approach to the teaching of writing in English as a Foreign Language. The process approach sees writing as a complex process which the writer goes through in non-linear stages. It also focuses on content rather than form, individual creativity and the production of several drafts of the text. However, as the process approach does not provide the learner with enough input, it may be complemented by the genre approach which is more socially oriented and gives particular attention to different genres. The genre approach emphasizes content, style, rethorical organization of texts, communicative purpose, and reader expectation. Reader expectation is related to the concept of schemata (prior knowledge, previous experience and prior textual knowledge) which determine the content and form of texts which are acceptable in a certain genre. Both the development of schemata and experience with appropriate tasks contribute to the production of texts which are suitable for specific social purposes. Our conclusion is that, rather than being mutually exclusive, the two approaches complement one another.68f.application/pdfLíngua inglesa - Estudo e ensinoTesesO ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - FERRARI, ZULEICA AGUEDA.pdfapplication/pdf2174979https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24585/1/D%20-%20FERRARI%2c%20ZULEICA%20AGUEDA.pdf4d7d5774eb043b16b8366aed358d670bMD51open accessTEXTD - FERRARI, ZULEICA AGUEDA.pdf.txtExtracted Texttext/plain141139https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24585/2/D%20-%20FERRARI%2c%20ZULEICA%20AGUEDA.pdf.txt228b9b34630ef4f379f78500da417d8bMD52open accessTHUMBNAILD - FERRARI, ZULEICA AGUEDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24585/3/D%20-%20FERRARI%2c%20ZULEICA%20AGUEDA.pdf.jpg7de69855fd2653d6788cae2f93099c1dMD53open access1884/245852022-11-11 09:35:55.58open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24585Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-11T12:35:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos
title O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos
spellingShingle O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos
Ferrari, Zuleica Águeda
Língua inglesa - Estudo e ensino
Teses
title_short O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos
title_full O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos
title_fullStr O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos
title_full_unstemmed O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos
title_sort O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos
author Ferrari, Zuleica Águeda
author_facet Ferrari, Zuleica Águeda
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gruginski, José Erasmo, 1944-
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Zuleica Águeda
contributor_str_mv Gruginski, José Erasmo, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Teses
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Teses
description Orientador : José Erasmo Gruginski
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T12:35:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T12:35:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24585
url https://hdl.handle.net/1884/24585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24585/1/D%20-%20FERRARI%2c%20ZULEICA%20AGUEDA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24585/2/D%20-%20FERRARI%2c%20ZULEICA%20AGUEDA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24585/3/D%20-%20FERRARI%2c%20ZULEICA%20AGUEDA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d7d5774eb043b16b8366aed358d670b
228b9b34630ef4f379f78500da417d8b
7de69855fd2653d6788cae2f93099c1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699612160557056