O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos
Ano de defesa: | 2002 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/1884/24585 |
Resumo: | Orientador : José Erasmo Gruginski |
id |
UFPR_1e6104261a084fb7db521383821fe041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24585 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
|
spelling |
Universidade Federal do Parana. Setor de Ciências HumanasGruginski, José Erasmo, 1944-Ferrari, Zuleica Águeda2022-11-11T12:35:55Z2022-11-11T12:35:55Z2002https://hdl.handle.net/1884/24585Orientador : José Erasmo GruginskiDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e ArtesResumo: A presente dissertação consiste em uma análise crítica das abordagens de processo e de gêneros discursivos aplicadas ao ensino da escrita em Inglês como Língua Estrangeira. A abordagem de processo encara a escrita como um processo complexo que o escritor percorre em vários estágios não-lineares; focaliza, também, a criatividade individual, o conteúdo mais do que a forma, e a produção de várias versões do texto. No entanto, como ela proporciona pouco insumo ao aluno, pode ser complementada pela abordagem que dá atenção particular aos diversos gêneros discursivos e que é mais socialmente orientada. Esta abordagem enfatiza o conteúdo, o estilo, a organização retórica do texto, o propósito comunicativo e a expectativa do leitor, noção esta que se relaciona com a estrutura dos esquemas mentais (conhecimento prévio, experiência de mundo e conhecimento de textos) os quais determinam o conteúdo e a forma de textos aceitáveis em determinado gênero discursivo. O desenvolvimento dos esquemas mentais e a experiência com tarefas apropriadas contribuem para a produção de textos adequados para fins sociais específicos. Concluiu-se que as duas abordagens não são excludentes, mas complementares.Abstract: The present dissertation consists of a critical analysis of both the process approach and the genre approach to the teaching of writing in English as a Foreign Language. The process approach sees writing as a complex process which the writer goes through in non-linear stages. It also focuses on content rather than form, individual creativity and the production of several drafts of the text. However, as the process approach does not provide the learner with enough input, it may be complemented by the genre approach which is more socially oriented and gives particular attention to different genres. The genre approach emphasizes content, style, rethorical organization of texts, communicative purpose, and reader expectation. Reader expectation is related to the concept of schemata (prior knowledge, previous experience and prior textual knowledge) which determine the content and form of texts which are acceptable in a certain genre. Both the development of schemata and experience with appropriate tasks contribute to the production of texts which are suitable for specific social purposes. Our conclusion is that, rather than being mutually exclusive, the two approaches complement one another.68f.application/pdfLíngua inglesa - Estudo e ensinoTesesO ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - FERRARI, ZULEICA AGUEDA.pdfapplication/pdf2174979https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24585/1/D%20-%20FERRARI%2c%20ZULEICA%20AGUEDA.pdf4d7d5774eb043b16b8366aed358d670bMD51open accessTEXTD - FERRARI, ZULEICA AGUEDA.pdf.txtExtracted Texttext/plain141139https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24585/2/D%20-%20FERRARI%2c%20ZULEICA%20AGUEDA.pdf.txt228b9b34630ef4f379f78500da417d8bMD52open accessTHUMBNAILD - FERRARI, ZULEICA AGUEDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24585/3/D%20-%20FERRARI%2c%20ZULEICA%20AGUEDA.pdf.jpg7de69855fd2653d6788cae2f93099c1dMD53open access1884/245852022-11-11 09:35:55.58open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24585Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-11T12:35:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos |
title |
O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos |
spellingShingle |
O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos Ferrari, Zuleica Águeda Língua inglesa - Estudo e ensino Teses |
title_short |
O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos |
title_full |
O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos |
title_fullStr |
O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos |
title_full_unstemmed |
O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos |
title_sort |
O ensino da escrita em ingles como língua estrangeira : abordagens de processo e de generos discursivos |
author |
Ferrari, Zuleica Águeda |
author_facet |
Ferrari, Zuleica Águeda |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gruginski, José Erasmo, 1944- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Zuleica Águeda |
contributor_str_mv |
Gruginski, José Erasmo, 1944- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - Estudo e ensino Teses |
topic |
Língua inglesa - Estudo e ensino Teses |
description |
Orientador : José Erasmo Gruginski |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T12:35:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T12:35:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/24585 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/24585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
68f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24585/1/D%20-%20FERRARI%2c%20ZULEICA%20AGUEDA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24585/2/D%20-%20FERRARI%2c%20ZULEICA%20AGUEDA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24585/3/D%20-%20FERRARI%2c%20ZULEICA%20AGUEDA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d7d5774eb043b16b8366aed358d670b 228b9b34630ef4f379f78500da417d8b 7de69855fd2653d6788cae2f93099c1d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699612160557056 |