Ensaios sobre o comportamento do consumidor no século XXI : o consumo através da internet

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Mortari, Valéria Silva
Orientador(a): Almeida, José Felipe Araujo de, 1979-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/82048
Resumo: Orientador: Prof. Dr. José Felipe Araújo de Almeida
id UFPR_1e6f077fb1a96295238a19890d487e79
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/82048
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoAlmeida, José Felipe Araujo de, 1979-Mortari, Valéria Silva2023-05-09T13:18:31Z2023-05-09T13:18:31Z2023https://hdl.handle.net/1884/82048Orientador: Prof. Dr. José Felipe Araújo de AlmeidaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 10/03/2023Inclui referênciasResumo: O tema central a ser trabalhado na tese diz respeito ao comportamento do consumidor – em seu ambiente social, econômico e tecnológico – de acordo com a dicotomia cerimonial/instrumental apresentada pela economia institucional original. O comportamento do ser humano e, consequentemente do consumidor, nessa escola de pensamento, está fundamentado nos hábitos e nas instituições. Quanto mais antiga a instituição, mais profunda é a sua raiz no condicionamento do comportamento, o que demonstra certa rigidez institucional. As mudanças tecnológicas, ao transformar o ambiente material que cerca os indivíduos, podem trazer consigo a emergência de novos hábitos de pensamento e de comportamento, o que pode fazer com que um novo contexto institucional surja. Diante do papel da tecnologia no processo de mudanças nos hábitos e nas instituições, o objetivo central da tese é entender como a tecnologia, especificamente a internet, os dispositivos utilizados para a sua operacionalização e as mídias sociais, moldaram o comportamento do consumidor e a sua tomada de decisão. Para tanto, propõe-se a construção de três ensaios. Cada ensaio trata de um elemento específico nessa dinâmica. O primeiro diz respeito à possível emergência de um hábito de compras online, ou seja, da instrumentalização da internet de acordo com a adequação cerimonial de um valor capitalista, qual seja, o consumo. O segundo ensaio está relacionado ao consumo conspícuo e à emulação presente nas redes sociais. Nesse caso, a ideia é entender o papel dos influencers na conformação de hábitos de consumo dos seus seguidores. Assim, o influencer é pensado como um empresário institucional. O último ensaio está fundamentado na problematização do encapsulamento cerimonial das redes sociais para o consumo de notícias. Nesse ensaio, a observação da sobreposição dos valores cerimoniais aos instrumentais é fundamental para o entendimento de fenômenos como fake news e post-truth.Abstract: The central theme of this thesis concerns consumer behavior – within their social, economic and technological environment – according to the ceremonial/instrumental dichotomy presented by the original institutional economy. The behavior of human beings and, consequently, of consumers, in this school of thought, is based on habits and institutions. The older the institution, the deeper its roots in conditioning behavior, which demonstrates a certain institutional rigidity. Technological changes by transforming the material environment that surrounds individuals can bring with it the emergence of new habits of thought and behavior, which can cause a new institutional context to emerge. Faced with the role of technology in the process of changes in habits and institutions, the central objective of the thesis is to understand how technology, specifically the internet, the devices used for its operation, and social media, have shaped consumer behavior and their decision-making process. To this end, I propose the construction of three essays. Each essay deals with a specific element within this dynamic. The first concerns the possible emergence of an online shopping habit, that is, the instrumentalization of the internet according to the ceremonial adequacy of a capitalist value, that is, consumption. The second essay relates to conspicuous consumption and emulation in social networks. In this case, the idea is to understand influencers' role in shaping their followers' consumption habits. Here the influencer can be thought of as an institutional entrepreneur. The last essay concerns with the ceremonial encapsulation of social networks for the consumption of news. In this essay, the observation of overlapping ceremonial values over instrumental ones is fundamental for the understanding of phenomena such as fake news and post-truth.1 recurso online : PDF.application/pdfEconomia institucionalComportamento do consumidorRedes sociaisCrescimento e Desenvolvimento EconômicoEnsaios sobre o comportamento do consumidor no século XXI : o consumo através da internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - VALERIA SILVA MORTARI.pdfapplication/pdf2528823https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82048/1/R%20-%20T%20-%20VALERIA%20SILVA%20MORTARI.pdf02b76214ecfe69991c016acc3eee4044MD51open access1884/820482023-05-09 10:18:31.592open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82048Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-09T13:18:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensaios sobre o comportamento do consumidor no século XXI : o consumo através da internet
title Ensaios sobre o comportamento do consumidor no século XXI : o consumo através da internet
spellingShingle Ensaios sobre o comportamento do consumidor no século XXI : o consumo através da internet
Mortari, Valéria Silva
Economia institucional
Comportamento do consumidor
Redes sociais
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
title_short Ensaios sobre o comportamento do consumidor no século XXI : o consumo através da internet
title_full Ensaios sobre o comportamento do consumidor no século XXI : o consumo através da internet
title_fullStr Ensaios sobre o comportamento do consumidor no século XXI : o consumo através da internet
title_full_unstemmed Ensaios sobre o comportamento do consumidor no século XXI : o consumo através da internet
title_sort Ensaios sobre o comportamento do consumidor no século XXI : o consumo através da internet
author Mortari, Valéria Silva
author_facet Mortari, Valéria Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, José Felipe Araujo de, 1979-
dc.contributor.author.fl_str_mv Mortari, Valéria Silva
contributor_str_mv Almeida, José Felipe Araujo de, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Economia institucional
Comportamento do consumidor
Redes sociais
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
topic Economia institucional
Comportamento do consumidor
Redes sociais
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
description Orientador: Prof. Dr. José Felipe Araújo de Almeida
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-09T13:18:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-09T13:18:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/82048
url https://hdl.handle.net/1884/82048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82048/1/R%20-%20T%20-%20VALERIA%20SILVA%20MORTARI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 02b76214ecfe69991c016acc3eee4044
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861076433764352