Polca paraguaia instrumental e o violão de sete cordas : o contexto e o fazer musical em Campo Grande, Asunción e Ypacaraí

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Borba, Julio César Matos, 1990-
Orientador(a): Pitre-Vásquez, Edwin Ricardo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/76765
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre Vásquez
id UFPR_21f9f19f5e35170c1eb78b2ae95ef98f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76765
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Borba, Julio César Matos, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaPitre-Vásquez, Edwin Ricardo2022-08-19T15:00:55Z2022-08-19T15:00:55Z2022https://hdl.handle.net/1884/76765Orientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre VásquezTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 29/04/2022Inclui referênciasResumo: Esta tese buscou definir o contexto e o fazer musical da Polca Paraguaia Instrumental, entre os anos de 2016 e 2019, nas cidades de Ypacaraí e Asunción, no Paraguai e Campo Grande, no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. Para isso, foi realizada uma contextualização histórica tanto no Brasil como no Paraguai, para encontrar os processos transculturais que atravessam o fazer musical da Polca Paraguaia Instrumental (ESCOBAR, 2012) e uma etnografia, utilizando o violão de sete cordas como principal ferramenta de investigação, além da improvisação, recurso sensório-motor como estratégia de convivência musical e a aprendizagem, a partir do conceito de bimusicalidade (HOOD, 1960) e La Clave (PITRE-VÁSQUEZ, 2003; 2014; 2020). Foram encontradas evidências recursivas de um tipo de autonomia do fazer musical, o qual acontece sobre um trasfondo de ação comum aos tocadores deste contexto (VARELA; THOMPSON; ROSCH, 1997). As características musicais e extramusicais da Polca Paraguaia Instrumental (BLACKING, 1974) foram construídas historicamente, porém são constantemente influenciadas por práticas de experimentação e acoplamentos de musicalidades (MATURANA e VARELA, 2001). Para tocar nos círculos criativos (VARELA, 1994), foi necessário ativar uma escuta polifônica (CHAGAS, 2005) para percepção e expressão deste pesquisador nos grupos de tocadores. Foram encontrados dois tipos de sistema de expressão da Polca Paraguaia Instrumental: o primeiro, fechado com elementos situados historicamente no contexto local e, o sistema aberto, quando os músicos ativam intencionalmente a sobreposição de musicalidades incorporadas através da experiência (MERLEAU-PONTY, 1999). O fazer musical se revelou como um processo de aprendizagem humanizador, quando a vida em comunidade ganha novos sentidos, por meio da colaboração, do acolhimento e do respeito mútuo, um espaço para preservar identificações sonoras e problematizá-las através de ações intencionais (FREIRE, 1996). Este tipo de prática comunitária possibilita a formação de músicos responsáveis e éticos em relação à coletividade, com recursos técnico-musicais, para possibilitar uma inserção de maneira criativa nos grupos musicais.Abstract: This thesis aimed to explain the musical making of the Instrumental Polka Paraguaya between 2016 and 2019, in the cities of the Ypacaraí and Asunción in Paraguay and Campo Grande, in the Brazilian state of Mato Grosso do Sul. For reaching that, an ethnographic process was carried out by using the seven-string acoustic guitar as the main research tool, in addition to improvisation, a sensorimotor resource as a strategy for musical coexistence and the learning of this musicality (HOOD, 1960) and La Clave (PITRE-VÁSQUEZ, 2003; 2014; 2020). To build the research object it was necessary to develop a historical contextualization of the Polka Paraguaya, both in Brazil and Paraguay, to find the transcultural processes that cross the musical making of the Instrumental Polka Paraguaya (ESCOBAR, 2012). Recursive evidence was found of a type of autonomy in music making, which takes place against a background of common action to players in this context (VARELA; THOMPSON; ROSCH, 1997). The musical and extra-musical characteristics of the Instrumental Polka Paraguaya (BLACKING, 1974) were built historically, but are constantly influenced by experimentation practices and musicality coupling (MATURANA and VARELA, 2001). To play in creative circles (VARELA, 1994) it was necessary to activate polyphonic listening (CHAGAS, 2005) to listen and express themselves in groups of players. Two types of expression system of Polka Paraguaya Instrumental were found, the first closed with elements historically situated in the context and the open system, when musicians intentionally activate the overlapping of musicality incorporated through experience (MERLEAU-PONTY, 1999). Making music revealed itself as a humanizing learning process, when community life gets new meanings through collaboration, acceptance and mutual respect, a space to preserve sound identifications and problematize them through intentional actions (FREIRE, 1996). This type of community practice enables the formation of responsible and ethical musicians in relation to the community, with technical-musical resources, to enable a creative insertion in musical groups.Resumen: En esta tesis, buscamos definir el contexto y la realización musical de la Polka Paraguaya Instrumental entre los años 2016 y 2019 en las ciudades de Ypacaraí y Asunción en Paraguay y Campo Grande, en el estado brasileño de Mato Grosso do Sul. en Brasil como en Paraguay, para encontrar los procesos transculturales que atraviesan la elaboración musical de la Polka Paraguaya Instrumental (ESCOBAR, 2012), y una etnografía utilizando la guitarra de siete cuerdas como principal herramienta de investigación, además de la improvisación, recurso sensoriomotor que sirvió de una estrategia de convivencia y aprendizaje musical, basada en el concepto de bimusicalidad (HOOD, 1960) y La Clave (PITRE-VÁSQUEZ, 2003; 2014; 2020). Se encontró evidencia recursiva de un tipo de autonomía en la creación musical, que se desarrolla sobre un trasfondo de acción común a los ejecutantes en este contexto (VARELA; THOMPSON; ROSCH, 1997). Las características musicales y extramusicales de la Polka Paraguaya Instrumental (BLACKING, 1974) fueron construidas históricamente, pero están constantemente influenciadas por prácticas de experimentación y acoples de musicalidad (MATURANA y VARELA, 2001). Para jugar en círculos creativos (VARELA, 1994) era necesario activar la escucha polifónica (CHAGAS, 2005) para percibir y expresarse en grupos de jugadores. Se encontraron dos tipos de sistema de expresión de la Polca Instrumental Paraguaya, el primero cerrado con elementos históricamente situados en el contexto local y el sistema abierto, cuando los músicos activan intencionalmente la superposición de musicalidades incorporadas a través de la experiencia (MERLEAU-PONTY, 1999). Hacer música se ha revelado como un proceso de aprendizaje humanizador, donde la vida comunitaria adquiere nuevos significados a través de la colaboración, la aceptación y el respeto mutuo, un espacio para preservar las identificaciones sonoras y problematizarlas a través de acciones intencionales (FREIRE, 1996). Este tipo de práctica comunitaria posibilita la formación de músicos responsables y éticos en relación con la comunidad, con recursos técnicos musicales para situarse creativamente en agrupaciones musicales.1 recurso online : PDF.application/pdfPolcasViolãoEtnomusicologiaMusica popular - América LatinaImprovisação (Musica)MúsicaPolca paraguaia instrumental e o violão de sete cordas : o contexto e o fazer musical em Campo Grande, Asunción e Ypacaraíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JULIO CESAR MATOS BORBA.pdfapplication/pdf13718262https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76765/1/R%20-%20T%20-%20JULIO%20CESAR%20MATOS%20BORBA.pdf1f0787a6d6ec30d5bcd2062a62ffa169MD51open access1884/767652022-08-19 12:00:55.506open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76765Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-19T15:00:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Polca paraguaia instrumental e o violão de sete cordas : o contexto e o fazer musical em Campo Grande, Asunción e Ypacaraí
title Polca paraguaia instrumental e o violão de sete cordas : o contexto e o fazer musical em Campo Grande, Asunción e Ypacaraí
spellingShingle Polca paraguaia instrumental e o violão de sete cordas : o contexto e o fazer musical em Campo Grande, Asunción e Ypacaraí
Borba, Julio César Matos, 1990-
Polcas
Violão
Etnomusicologia
Musica popular - América Latina
Improvisação (Musica)
Música
title_short Polca paraguaia instrumental e o violão de sete cordas : o contexto e o fazer musical em Campo Grande, Asunción e Ypacaraí
title_full Polca paraguaia instrumental e o violão de sete cordas : o contexto e o fazer musical em Campo Grande, Asunción e Ypacaraí
title_fullStr Polca paraguaia instrumental e o violão de sete cordas : o contexto e o fazer musical em Campo Grande, Asunción e Ypacaraí
title_full_unstemmed Polca paraguaia instrumental e o violão de sete cordas : o contexto e o fazer musical em Campo Grande, Asunción e Ypacaraí
title_sort Polca paraguaia instrumental e o violão de sete cordas : o contexto e o fazer musical em Campo Grande, Asunción e Ypacaraí
author Borba, Julio César Matos, 1990-
author_facet Borba, Julio César Matos, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Julio César Matos, 1990-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pitre-Vásquez, Edwin Ricardo
contributor_str_mv Pitre-Vásquez, Edwin Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Polcas
Violão
Etnomusicologia
Musica popular - América Latina
Improvisação (Musica)
Música
topic Polcas
Violão
Etnomusicologia
Musica popular - América Latina
Improvisação (Musica)
Música
description Orientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre Vásquez
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-19T15:00:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-19T15:00:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76765
url https://hdl.handle.net/1884/76765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76765/1/R%20-%20T%20-%20JULIO%20CESAR%20MATOS%20BORBA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f0787a6d6ec30d5bcd2062a62ffa169
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861294704295936