A curadoria de conhecimento como dispositivo pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental : desvelando a dodiscência em narrativas docentes on-line
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Fofonca |
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Souza, Daisy Antunes de, 1988-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoFofonca, Eduardo2021-11-03T16:59:05Z2021-11-03T16:59:05Z2021https://hdl.handle.net/1884/72194Orientador: Prof. Dr. Eduardo FofoncaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 05/04/2021Inclui referências: p. 102-107Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino, na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objeto de pesquisa a percepção de docentes atuantes no Ensino Fundamental - Anos Iniciais - de uma Escola Municipal de Curitiba/PR, sobre a curadoria de conhecimento que, pautada em Camas; Fofonca; Hardagh (2020), tem como princípio o constante diálogo com os estudantes para dar sentido às demandas culturais urgentes do século XXI. Nesse contexto, a curadoria de conhecimento considera a necessidade de pesquisar e selecionar criteriosamente diversas fontes e explorá-las para transformá-las em conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi analisar a incorporação da curadoria de conhecimento em prol de uma prática educativa da dodiscência, na Educação Básica. Para tanto, compreender a concepção de Paulo Freire (1996) se fez fundamental para entender que o processo de ensinar jamais se dá separado do processo de aprender, num movimento em que o professor como ensinante está, permanentemente, aprendendo em seu exercício. Diante disso, o aporte teórico discute: a) a curadoria de conhecimento (BRITO; FOFONCA 2018, FOFONCA; CAMAS 2019), b) a concepção de dodiscência (FREIRE 1983, 1986, 1987,1996, 1997). Assim, por se tratar de uma investigação de natureza científica qualitativa (LUDKE, ANDRÉ, 2017; CRESWELL 2014) tem as narrativas on-line (SUÁREZ 2007, CONELLY; CANDININ 2011, CRESWELL 2014) como metodologia para a análise dos sujeitos da pesquisa. Desse modo, este estudo se propôs a se desenvolver por meio da seguinte problematização de pesquisa: é possível estabelecer uma prática educativa por meio da curadoria de conhecimento nos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental? As análises evidenciam que as maiorias dos(as) docentes participantes reconhecem a curadoria de conhecimento como um dispositivo pedagógico inovador e efetivo, considerando que, através dela, podem trazer à a prática um perfil que aproxima a pesquisa como prática educativa e que, por meio do diálogo, conseguem localizar, selecionar, coletar, anotar, organizar e avaliar conhecimentos essenciais para trabalhar com os estudantes. Nessa perspectiva, pode-se destacar que a curadoria de conhecimento trouxe contribuições atreladas ao processo da dodiscência, uma vez que, com o intuito de tratar a informação, intencionalmente, para transformá-la em conhecimento, o professor prepara-se para esse processo curador, debruça-se na pesquisa, realiza leituras mais aprofundadas, pensa e repensa seu planejamento e, portanto, acaba por consultar referenciais teóricos que subsidiam uma análise pedagógica crítica de potencial.Abstract: The dissertation integrates the line of research Theories and Practices of Teaching, in Basic Education, of the Master's Program in Education, of the Federal University of Paraná (UFPR). Its object of research is the perception of teachers working in Elementary Education - Early Years - of a Municipal School in Curitiba / PR, about the curation of knowledge that, based on Camas; Fofonca; Hardagh (2020), has as a principle the constant dialogue with students to make sense of the urgent cultural demands of the 21st century. In this context, knowledge curation considers the need to research and carefully select different sources and explore them to transform them into knowledge. The objective of this research was to analyze the incorporation of knowledge curation in favor of an educational practice of dodiscence, in Basic Education. Therefore, understanding Paulo Freire's (1996) conception was essential to understand that the process of teaching is never separated from the process of learning, in a movement in which the teacher as a teacher is permanently learning in his exercise. Therefore, the theoretical contribution discusses: a) knowledge curation (BRITO; FOFONCA 2018, FOFONCA; CAMAS 2019), b) the concept of dodiscence (FREIRE 1983, 1986, 1987,1996, 1997). Thus, because it is a qualitative scientific investigation (LUDKE, ANDRÉ, 2017; CRESWELL 2014), it has online narratives (SUÁREZ 2007, CONELLY; CANDININ 2011, CRESWELL 2014) as a methodology for the analysis of the research subjects. Thus, this study proposed to be developed through the following research problematization: is it possible to establish an educational practice through the curation of knowledge in the Early Years, of Elementary School? The analyzes show that the majority of participating teachers recognize knowledge curation as an innovative and effective pedagogical device, considering that, through it, they can bring to practice a profile that approximates research as an educational practice and that, through from the dialogue, they are able to locate, select, collect, note, organize and evaluate essential knowledge to work with students. In this perspective, it can be highlighted that knowledge curation brought contributions linked to the process of dodiscence, since, with the intention of treating information, intentionally, to transform it into knowledge, the teacher prepares for this healing process , looks at the research, performs more in-depth readings, thinks and rethinks its planning and, therefore, ends up consulting theoretical references that support a critical pedagogical analysis of potential.1 arquivo (113 p.) : il. (algumas color.).application/pdfEducação - Estudo e ensinoProfessores de ensino fundamental - FormaçãoDocênciaAprendizagem ativaEducaçãoA curadoria de conhecimento como dispositivo pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental : desvelando a dodiscência em narrativas docentes on-lineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DAISY ANTUNES DE SOUZA.pdfapplication/pdf2149743https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72194/1/R%20-%20D%20-%20DAISY%20ANTUNES%20DE%20SOUZA.pdfc4672777e542fe92684049426b03b045MD51open access1884/721942021-11-03 13:59:05.878open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72194Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-03T16:59:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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