A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013) : sociologias e trajetórias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Eras, Lígia Wilhelms
Orientador(a): Oliveira, Ricardo Costa de, 1964-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/36082
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Costa de Oliveira
id UFPR_36c468d31c5859a5c42bcfcfdb279020
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36082
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Eras, Lígia WilhelmsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaOliveira, Ricardo Costa de, 1964-2020-08-03T15:05:02Z2020-08-03T15:05:02Z2014https://hdl.handle.net/1884/36082Orientador: Prof. Dr. Ricardo Costa de OliveiraAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 30/05/2014Inclui referênciasÀrea de concentração: SociologiaResumo: A presente pesquisa se propõe a refletir a produção de conhecimento recente do Ensino de Sociologia na Educação Básica, no formato de livros coletâneas. Além disso, expõe uma análise de conteúdos acerca das condições da produção e da trajetória sociohistórica desse conhecimento. Aborda também suas temáticas, seus agentes/autores/produtores e as tensões contidas nas suas ideias, nesse espaço de debate entre a escola e a universidade - no recorte temporal de 2008-2013. Neste período, está localizada a maior densidade e quantidade de produções bibliográficas sobre a área. Assim, a finalidade é sistematizar o conjunto dessa produção bibliográfica e amparar uma análise crítica sobre suas contribuições ao campo de estudos do Ensino de Sociologia/Ciências Sociais. A propósito, há a sondagem bibliográfica e os métodos prosopográficos, bem como, a análise de conteúdos. Os aportes teóricos estão envoltos em discussões provenientes da Sociologia do Conhecimento, ao qual, Karl Mannheim (síntese de perspectivas e o espírito de um tempo), Pierre Bourdieu (luta simbólica, habitus e campo) e Roger Chartier (livro, comunidade de interpretação, linguagem e espaço público); nas quais se registram importantes vozes, portadoras de reflexividade, justo porque, no livro coletânea está um artefato de construções sociais, culturais e epistemológicas construídas pelos sociólogos; as quais estimularam a reflexão sobre as instâncias da produção bibliográfica e mais detidamente sobre os aspectos culturais presentes nessas obras. A pesquisa foi realizada a partir de dois conjuntos de dados empíricos e blocos que se entrecruzam. Primeiro, a apreensão do levantamento de dados relativos à produção bibliográfica no formato de livros coletâneas e análise crítica dos conteúdos expostos. No segundo conjunto, há a apresentação dos resultados dos dados coletados via roteiro de questões on-line, análise prosopográfica das trajetórias sociopessoais de formação escolar e acadêmica, socioprofissionais e bibliográficas dos autores/escritores dos capítulos dos livros coletâneas.Abstrat: The present study proposes a reflection over the recent production of knowledge in the Sociology Teaching in Basic Education, in the format of book collection. Besides, it exposes a content analysis about de conditions of the production and the socio-historical path of this knowledge. It also covers its thematic, agents/authors/productors and the tensions in the ideas, in this debate space between school and university – in the temporal cut of 2008-2013. In this period, it is located the major density and quantity of bibliographic production about the area. Thus, the purpose is to systematize this bibliographic production and support a critical analysis of its contributions to the field of studies in the Teaching of Sociology/Social Sciences. By the way, there is a bibliographic survey and the prosopographic methods, as well as the content analysis. The theoretical assets are placed in discussions coming from the Sociology of Knowledge, to which, Karl Mannheim (synthesis of perspectives and the spirit of a time), Pierre Bourdieu (symbolic struggle, habitus and field) and Roger Chartier (book, interpretation community, language and public space); in which are registered important voices, which hold reflexivity, precisely because in the collection book there is an articraft of social, cultural and epistemological constructions, build up by sociologists, which have stimulated the reflection about the bibliographic production and more closely about the cultural aspects present in these works. The research was carried out from two groups of empirical data and blocs which interwoven. First, the seizure of data surveys related to bibliographical production in the book collection format and the critical analysis of the exposed contexts. In the second group, there is the presentation of the results in the collected data via online roadmap of questions, prosopographic analysis of the socio-personal paths of schooling, academic, socio-professional and bibliographical formation of the authors/writers of the chapters from the collection books.323f : il., tabs., color., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesSociologiaSociologia do conhecimentoSociologia - BibliografiaSociologia - Estudo e ensinoA produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013) : sociologias e trajetóriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LIGIA WILHELMS ERAS.pdfapplication/pdf7224543https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36082/1/R%20-%20T%20-%20LIGIA%20WILHELMS%20ERAS.pdf48b9232810c72559dd10929aaa39e071MD51open accessTEXTR - T - LIGIA WILHELMS ERAS.pdf.txtExtracted Texttext/plain916763https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36082/2/R%20-%20T%20-%20LIGIA%20WILHELMS%20ERAS.pdf.txtd490f6c19102c0c48d932de771930137MD52open accessTHUMBNAILR - T - LIGIA WILHELMS ERAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36082/3/R%20-%20T%20-%20LIGIA%20WILHELMS%20ERAS.pdf.jpg109c3beba83baa276a06b5d9b0ca4b91MD53open access1884/360822020-08-03 12:05:02.351open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36082Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-03T15:05:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013) : sociologias e trajetórias
title A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013) : sociologias e trajetórias
spellingShingle A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013) : sociologias e trajetórias
Eras, Lígia Wilhelms
Teses
Sociologia
Sociologia do conhecimento
Sociologia - Bibliografia
Sociologia - Estudo e ensino
title_short A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013) : sociologias e trajetórias
title_full A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013) : sociologias e trajetórias
title_fullStr A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013) : sociologias e trajetórias
title_full_unstemmed A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013) : sociologias e trajetórias
title_sort A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013) : sociologias e trajetórias
author Eras, Lígia Wilhelms
author_facet Eras, Lígia Wilhelms
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Eras, Lígia Wilhelms
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Ricardo Costa de, 1964-
contributor_str_mv Oliveira, Ricardo Costa de, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Sociologia
Sociologia do conhecimento
Sociologia - Bibliografia
Sociologia - Estudo e ensino
topic Teses
Sociologia
Sociologia do conhecimento
Sociologia - Bibliografia
Sociologia - Estudo e ensino
description Orientador: Prof. Dr. Ricardo Costa de Oliveira
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-03T15:05:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-03T15:05:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36082
url https://hdl.handle.net/1884/36082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 323f : il., tabs., color., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36082/1/R%20-%20T%20-%20LIGIA%20WILHELMS%20ERAS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36082/2/R%20-%20T%20-%20LIGIA%20WILHELMS%20ERAS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36082/3/R%20-%20T%20-%20LIGIA%20WILHELMS%20ERAS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48b9232810c72559dd10929aaa39e071
d490f6c19102c0c48d932de771930137
109c3beba83baa276a06b5d9b0ca4b91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699522998042624