A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/1884/36125 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrem |
id |
UFPR_39e58bf720aaa14e41c1a84d998af404 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36125 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
|
spelling |
Sagatio, Sandra GuimarãesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBufrem, Leilah Santiago, 1942-2022-08-03T16:52:58Z2022-08-03T16:52:58Z2014https://hdl.handle.net/1884/36125Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago BufremTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2014Inclui referênciasResumo: Analisa a constituição do código disciplinar da disciplina Prática Pedagógica B: Estágio em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental (PPB) no curso de Pedagogia da UFPR, entre 1980 e 2010. Realiza busca na base internacional Education Resource Information Center (Eric) para verificar trabalhos que apresentam relação de proximidade com a temática da pesquisa. Organiza as informações obtidas nos arquivos da SOC a fim de expressar o conteúdo das Resoluções, as quais são representadas, por meio de descrições que procuram esquematizar e ordenar o processo de análise e interpretação dos dados. Verifica por meio da análise documental das Resoluções relativas à estrutura curricular do referido curso, como as disciplinas escolares, principalmente a PPB, representam determinações históricas e sociais nas relações educacionais que organizam a vida acadêmica de alunos e professores na Universidade. Utiliza o questionário para analisar e interpretar a voz dos alunos. Com base em questões relacionadas ao currículo e à disciplina PPB, procura a compreensão dos alunos sobre elementos fundamentais para a caracterização da unidade teoria e prática na formação do professor e do pedagogo. Realiza entrevista com duas professoras para evidenciar suas vivências na área de prática pedagógica. Como síntese, relaciona as categorias teóricas história das disciplinas escolares, código disciplinar e práxis pedagógica com os elementos constitutivos das técnicas de coleta de dados utilizadas neste trabalho, a fim de enfatizar relações entre estes e as categorias. Constata que mudanças estruturais estão sendo realizadas em nível institucional, no que diz respeito, principalmente, às Resoluções que tratam da implantação, reformulação e ajuste curricular do curso de Pedagogia.Abstract: The present work analyses the constitution of the disciplinary code of the subject "Teaching Practice B: Supervised Practice" in the initial years of Primary Education (PPB) in the Pedagogy Course of the UFPR [Federal University of Paraná], between 1980 and 2010. It searches the international Education Resource Information Center (ERIC) database to look up works which bear a proximity relationship with the aforementioned research theme. It organizes the information obtained at the SOC [Collegiate Bodies Secretariat] files so as to reveal the contents of the Resolutions, presenting them through descriptions in order to outline and systematize the analysis process and the interpretation of data. It verifies, through documental analysis of the Resolutions pertaining the curricular structure of said course, how academic subjects, mainly PPB [Teaching Practice B], represent historical and social determiners in the educational relationships which organize the academic life of students and professors at the aforementioned University. It uses a questionnaire to analyze and interpret the students? voice. Based on issues related to curriculum and the PPB subject, it searches students? understanding of fundamental elements which characterize the theory/practice unity in the formation of the teacher and the pedagogue. It interviews two professors to highlight their experience in pedagogy praxis. In sum, it relates the theoretical categories history of school subjects, disciplinary code and pedagogical praxis to the constituting elements of the data collection techniques used in this present work, so as to emphasize the relationships among the latter and the categories. It demonstrates that structural changes are being made at institutional level especially with regards to the resolutions which deal with curricular implementation, reformulation and adjustment of the Pedagogy course.274f. : il. algumas color., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesCurso de pedagogia - CurriculoPrática de ensinoEducaçãoA constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SANDRA GUIMARAES SAGATIO.pdfapplication/pdf2558200https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36125/1/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20GUIMARAES%20SAGATIO.pdfceddd6355c306813f2f64f9b946707f0MD51open accessTEXTR - T - SANDRA GUIMARAES SAGATIO.pdf.txtExtracted Texttext/plain649106https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36125/2/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20GUIMARAES%20SAGATIO.pdf.txta7b9bad1b8e1086db2d353fd9f9ba158MD52open accessTHUMBNAILR - T - SANDRA GUIMARAES SAGATIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36125/3/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20GUIMARAES%20SAGATIO.pdf.jpgbb2354011938e45102cfb11a65ffbfd7MD53open access1884/361252022-08-03 13:52:58.479open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36125Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-03T16:52:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010) |
title |
A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010) |
spellingShingle |
A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010) Sagatio, Sandra Guimarães Teses Curso de pedagogia - Curriculo Prática de ensino Educação |
title_short |
A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010) |
title_full |
A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010) |
title_fullStr |
A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010) |
title_full_unstemmed |
A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010) |
title_sort |
A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010) |
author |
Sagatio, Sandra Guimarães |
author_facet |
Sagatio, Sandra Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sagatio, Sandra Guimarães |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bufrem, Leilah Santiago, 1942- |
contributor_str_mv |
Bufrem, Leilah Santiago, 1942- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Curso de pedagogia - Curriculo Prática de ensino Educação |
topic |
Teses Curso de pedagogia - Curriculo Prática de ensino Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrem |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-03T16:52:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-03T16:52:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/36125 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/36125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
274f. : il. algumas color., tabs., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36125/1/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20GUIMARAES%20SAGATIO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36125/2/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20GUIMARAES%20SAGATIO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36125/3/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20GUIMARAES%20SAGATIO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ceddd6355c306813f2f64f9b946707f0 a7b9bad1b8e1086db2d353fd9f9ba158 bb2354011938e45102cfb11a65ffbfd7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801861172722401280 |