A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Sagatio, Sandra Guimarães
Orientador(a): Bufrem, Leilah Santiago, 1942-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/36125
Resumo: Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrem
id UFPR_39e58bf720aaa14e41c1a84d998af404
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36125
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Sagatio, Sandra GuimarãesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBufrem, Leilah Santiago, 1942-2022-08-03T16:52:58Z2022-08-03T16:52:58Z2014https://hdl.handle.net/1884/36125Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago BufremTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2014Inclui referênciasResumo: Analisa a constituição do código disciplinar da disciplina Prática Pedagógica B: Estágio em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental (PPB) no curso de Pedagogia da UFPR, entre 1980 e 2010. Realiza busca na base internacional Education Resource Information Center (Eric) para verificar trabalhos que apresentam relação de proximidade com a temática da pesquisa. Organiza as informações obtidas nos arquivos da SOC a fim de expressar o conteúdo das Resoluções, as quais são representadas, por meio de descrições que procuram esquematizar e ordenar o processo de análise e interpretação dos dados. Verifica por meio da análise documental das Resoluções relativas à estrutura curricular do referido curso, como as disciplinas escolares, principalmente a PPB, representam determinações históricas e sociais nas relações educacionais que organizam a vida acadêmica de alunos e professores na Universidade. Utiliza o questionário para analisar e interpretar a voz dos alunos. Com base em questões relacionadas ao currículo e à disciplina PPB, procura a compreensão dos alunos sobre elementos fundamentais para a caracterização da unidade teoria e prática na formação do professor e do pedagogo. Realiza entrevista com duas professoras para evidenciar suas vivências na área de prática pedagógica. Como síntese, relaciona as categorias teóricas história das disciplinas escolares, código disciplinar e práxis pedagógica com os elementos constitutivos das técnicas de coleta de dados utilizadas neste trabalho, a fim de enfatizar relações entre estes e as categorias. Constata que mudanças estruturais estão sendo realizadas em nível institucional, no que diz respeito, principalmente, às Resoluções que tratam da implantação, reformulação e ajuste curricular do curso de Pedagogia.Abstract: The present work analyses the constitution of the disciplinary code of the subject "Teaching Practice B: Supervised Practice" in the initial years of Primary Education (PPB) in the Pedagogy Course of the UFPR [Federal University of Paraná], between 1980 and 2010. It searches the international Education Resource Information Center (ERIC) database to look up works which bear a proximity relationship with the aforementioned research theme. It organizes the information obtained at the SOC [Collegiate Bodies Secretariat] files so as to reveal the contents of the Resolutions, presenting them through descriptions in order to outline and systematize the analysis process and the interpretation of data. It verifies, through documental analysis of the Resolutions pertaining the curricular structure of said course, how academic subjects, mainly PPB [Teaching Practice B], represent historical and social determiners in the educational relationships which organize the academic life of students and professors at the aforementioned University. It uses a questionnaire to analyze and interpret the students? voice. Based on issues related to curriculum and the PPB subject, it searches students? understanding of fundamental elements which characterize the theory/practice unity in the formation of the teacher and the pedagogue. It interviews two professors to highlight their experience in pedagogy praxis. In sum, it relates the theoretical categories history of school subjects, disciplinary code and pedagogical praxis to the constituting elements of the data collection techniques used in this present work, so as to emphasize the relationships among the latter and the categories. It demonstrates that structural changes are being made at institutional level especially with regards to the resolutions which deal with curricular implementation, reformulation and adjustment of the Pedagogy course.274f. : il. algumas color., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesCurso de pedagogia - CurriculoPrática de ensinoEducaçãoA constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SANDRA GUIMARAES SAGATIO.pdfapplication/pdf2558200https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36125/1/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20GUIMARAES%20SAGATIO.pdfceddd6355c306813f2f64f9b946707f0MD51open accessTEXTR - T - SANDRA GUIMARAES SAGATIO.pdf.txtExtracted Texttext/plain649106https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36125/2/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20GUIMARAES%20SAGATIO.pdf.txta7b9bad1b8e1086db2d353fd9f9ba158MD52open accessTHUMBNAILR - T - SANDRA GUIMARAES SAGATIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36125/3/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20GUIMARAES%20SAGATIO.pdf.jpgbb2354011938e45102cfb11a65ffbfd7MD53open access1884/361252022-08-03 13:52:58.479open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36125Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-03T16:52:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)
title A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)
spellingShingle A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)
Sagatio, Sandra Guimarães
Teses
Curso de pedagogia - Curriculo
Prática de ensino
Educação
title_short A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)
title_full A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)
title_fullStr A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)
title_full_unstemmed A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)
title_sort A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)
author Sagatio, Sandra Guimarães
author_facet Sagatio, Sandra Guimarães
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Sagatio, Sandra Guimarães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bufrem, Leilah Santiago, 1942-
contributor_str_mv Bufrem, Leilah Santiago, 1942-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Curso de pedagogia - Curriculo
Prática de ensino
Educação
topic Teses
Curso de pedagogia - Curriculo
Prática de ensino
Educação
description Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrem
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-03T16:52:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-03T16:52:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36125
url https://hdl.handle.net/1884/36125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 274f. : il. algumas color., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36125/1/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20GUIMARAES%20SAGATIO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36125/2/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20GUIMARAES%20SAGATIO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36125/3/R%20-%20T%20-%20SANDRA%20GUIMARAES%20SAGATIO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ceddd6355c306813f2f64f9b946707f0
a7b9bad1b8e1086db2d353fd9f9ba158
bb2354011938e45102cfb11a65ffbfd7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861172722401280