O estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Matemática em um ambiente informatizado : trabalhando com o Cabri-Géomctre II no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Voigt, Jane Mery Richter
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/33518
Resumo: Anexos
id UFPR_3c135466d05879b966bc5cf4c85ed852
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33518
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Voigt, Jane Mery RichterSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Moro, Maria Lucia Faria, 1944-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-14T20:08:06Z2020-09-14T20:08:06Z2004https://hdl.handle.net/1884/33518AnexosOrientadora: Maria Tereza Carneiro SoaresCo-orientadora: Maria Lúcia Faria MoroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaÁrea de concentração: Educação, Cultura e TecnologiaResumo: Esta pesquisa, cujo tema é o uso da informática no ensino da matemática, tem um duplo objetivo: descrever as dificuldades e facilidades que uma professora de prática de ensino encontra ao planejar e realizar aulas para os alunos da Licenciatura em Matemática de uma universidade de Santa Catarina, ao utilizar o software Cabri- Géomètre II no ensino de quadriláteros; e descrever as facilidades e dificuldades que dois alunos do curso acima referido encontram ao planejar e realizar aulas para os alunos de uma 5ª série do ensino fundamental de uma escola particular, com o uso do mesmo recurso. Defendemos que o uso do computador, em cursos de formação de professores, pode favorecer a discussão sobre o papel do professor, sobre o que é ensinar, e sobre como se aprende e, sobretudo, para se refletir sobre a experiência de planejar aulas de matemática e realizar o que foi planejado no cotidiano das salas de aula. Foram investigados três sujeitos, dois estagiários cursando a 3a série e a professora de prática de ensino, no caso, investigadora e autora do presente texto. Os dados foram coletados em situações de: planejamento e realização das aulas aos alunos da 3ª série da Licenciatura em Matemática, observações das aulas dos estagiários, a análise dos planos de aula dos três sujeitos e em entrevistas com os estagiários após o planejamento de suas aulas e após realizarem suas aulas. Com a análise dos dados pudemos descrever diversas facilidades e dificuldades encontradas tanto pelos estagiários como pela professora da prática de ensino. Estas são descritas conforme duas categorias: conhecimento didático sobre o planejamento da aula e sobre a realização da aula. Os resultados apontam algumas facilidades encontradas pelos estagiários e pela professora da prática de ensino ao: movimentar as figuras construídas com o Cabri, organizar os alunos em grupos, manter contato com os alunos, verificar e observar uma diversidade de construções e investigações realizadas pelos alunos ao utilizar o Cabri. Como dificuldades, podemos apontar: o manuseio do software e do equipamento, o acesso a referências bibliográficas, a discussão das atividades no final da aula, a gestão do tempo e a reserva do laboratório. A discussão dos resultados nos revelou o quanto é importante refletir sobre a nossa prática e a dos formadores de professores com vistas a uma alteração dos rumos da Licenciatura. Não basta realizar algumas experiências durante as aulas de prática de ensino. Elas não são eficazes, se não houver um compromisso de todo o corpo docente dos cursos de formação de professores de Matemática com a sua própria prática de ensino.Abstract: This research, which theme is the uses of computing in learning mathematics, has as main objective trying to describe the facilities and difficulties that the probation teacher has to develop dynamics in teaching classes to graduation course in mathematics students using the software called "Cabri -Géomètre II" in quadrilateral learning; and the facilities and difficulties that the students of that graduation course have to planning classes and teaching classes to regular student using the same software. This tool (computing) can help teachers and students to discuss about the best ways of teaching and learning mathematics and how can this project, be useful in planning lessons. Three subjects have been investigated. Two trainees in the graduation course of mathematics in a university of Santa Catarina in the third period of the course and the teacher of learning dynamics take the place of researchers. The notes have been taken during: the develop dynamics in teaching classes, observing the trainees classes, activities developed by them in their teaching plans and teaching classes. After that, trainees have been interviewed and their answers were collected. Some facilities and difficulties that the teacher of learning dynamics and the trainees of the graduation course in mathematics had, can be noticed. There were two main categories of analysis: knowledge to planning classes and dynamics to teach classes. Some facilities have been noticed, as: students observed that pictures built through Cabri can be moved and replaced very easily, to get the students in work groups, the nice relationship between teacher and students and a huge amount of constructions can be done and drawn and the nice ways of using Cabri as a new tool in learning mathematics. Some difficulties have been noticed: how to deal with the software and the computing tool in a good way, how to access specific bibliography, the discussion about mathematics' activities developed in their classes, the management of the classes' time and the reserve of the computing laboratory. The discussions of the results make us think about our and the graduation course in mathematics teachers practice. If the graduation course in mathematics teachers don't change theirs own conceptions about learning and teaching all the dynamics and experiments done with Cabri-Géomètre II will be not effective.201 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalProfessores - FormaçãoEstágio probatórioMatemática - Estudo e ensinoProfessores - AvaliaçãoDissertações - EducaçãoEducaçãoO estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Matemática em um ambiente informatizado : trabalhando com o Cabri-Géomctre II no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JANE MERY RICHTER VOIGT.pdfapplication/pdf1567831https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33518/1/R%20-%20D%20-%20JANE%20MERY%20RICHTER%20VOIGT.pdfdcc440f7a8253ce28c6b44bc8fd265caMD51open accessTEXTR - D - JANE MERY RICHTER VOIGT.pdf.txtExtracted Texttext/plain367713https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33518/2/R%20-%20D%20-%20JANE%20MERY%20RICHTER%20VOIGT.pdf.txt8ccb1cd8770a6a1bbfaeeab54ef0239cMD52open accessTHUMBNAILR - D - JANE MERY RICHTER VOIGT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1287https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33518/3/R%20-%20D%20-%20JANE%20MERY%20RICHTER%20VOIGT.pdf.jpg4f534bb4b6b5014754d62e04a7934385MD53open access1884/335182020-09-14 17:08:07.052open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33518Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-14T20:08:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Matemática em um ambiente informatizado : trabalhando com o Cabri-Géomctre II no ensino fundamental
title O estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Matemática em um ambiente informatizado : trabalhando com o Cabri-Géomctre II no ensino fundamental
spellingShingle O estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Matemática em um ambiente informatizado : trabalhando com o Cabri-Géomctre II no ensino fundamental
Voigt, Jane Mery Richter
Professores - Formação
Estágio probatório
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Avaliação
Dissertações - Educação
Educação
title_short O estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Matemática em um ambiente informatizado : trabalhando com o Cabri-Géomctre II no ensino fundamental
title_full O estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Matemática em um ambiente informatizado : trabalhando com o Cabri-Géomctre II no ensino fundamental
title_fullStr O estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Matemática em um ambiente informatizado : trabalhando com o Cabri-Géomctre II no ensino fundamental
title_full_unstemmed O estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Matemática em um ambiente informatizado : trabalhando com o Cabri-Géomctre II no ensino fundamental
title_sort O estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Matemática em um ambiente informatizado : trabalhando com o Cabri-Géomctre II no ensino fundamental
author Voigt, Jane Mery Richter
author_facet Voigt, Jane Mery Richter
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Voigt, Jane Mery Richter
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Estágio probatório
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Avaliação
Dissertações - Educação
Educação
topic Professores - Formação
Estágio probatório
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Avaliação
Dissertações - Educação
Educação
description Anexos
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-14T20:08:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-14T20:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33518
url https://hdl.handle.net/1884/33518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 201 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33518/1/R%20-%20D%20-%20JANE%20MERY%20RICHTER%20VOIGT.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33518/2/R%20-%20D%20-%20JANE%20MERY%20RICHTER%20VOIGT.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33518/3/R%20-%20D%20-%20JANE%20MERY%20RICHTER%20VOIGT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dcc440f7a8253ce28c6b44bc8fd265ca
8ccb1cd8770a6a1bbfaeeab54ef0239c
4f534bb4b6b5014754d62e04a7934385
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861052224241664