O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Talamini, Jaqueline Lesinhovski
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/20257
Resumo: Inclui apêndices
id UFPR_3eb6031fd12509b67be6e1877f63cd9b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/20257
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Talamini, Jaqueline LesinhovskiGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-21T12:57:07Z2020-09-21T12:57:07Z2009https://hdl.handle.net/1884/20257Inclui apêndicesOrientadora: Profa. Dra. Tania Maria Figueiredo Braga GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/06/2009Inclui bibliografiaResumo: Apresenta resultados de investigação sobre o uso do livro didático de História por professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve por objetivo conhecer e analisar as relações dos professores das séries iniciais com os conceitos da História a partir da relação que os mesmos estabelecem com os manuais didáticos no planejamento e desenvolvimento de suas aulas. A preocupação com o uso que os professores fazem dos manuais didáticos se justifica devido ao grande investimento que o governo federal faz todos os anos para suprir a demanda escolar; no entanto ainda são pouco freqüentes as pesquisas que discutem e analisam as formas de utilização desses manuais (GARCIA, 2007). Nesse sentido, a presente pesquisa trouxe importantes indicativos de como se processa o trabalho no cotidiano escolar marcado pela presença dos livros didáticos. O estudo empírico envolveu professores das séries iniciais (1° e 2° série), portanto professores generalistas, que atuam em turmas de alfabetização, e buscou compreender como os professores compreendem, localizam e manipulam os conceitos presentes nos manuais, bem como se selecionam, para o trabalho com os alunos, conceitos históricos ou generalistas (Rüsen, 2007). Para responder a essas questões, são utilizados referenciais do campo da Didática Geral e da Didática da História.Abstract: This work presents results from na investigati on about the use of History textbooks by teachers of Basic School initial grades. The research aimed to acknowledge and analyse the relationships between these teachers an History concepts based on the relationship established by them with the textbooks in what regards to the planning and development of their classes. The concern about the textbooks use is related to the large investment made by the federal govermment every year to supress the scholar demand; however the researches which analyze and discuss the ways of use of these textbooks are yet rare (GARCIA, 2007). In this perspective, this reasearch has brought important indicatives about how the daily work related to textbooks is processed. The empiric study involed teachers from initial grades (1st and 2 nd grades), meaning generalist teachers, who work with literacy classes, attempting to understand how teachers comprehend, locate and manipulate the concepts present in the textbooks, as well as how historical or generalist concepts are selected for the workwith students (RÜSEN, 2007). In order to answer these question, references in the field of General and History Didatics have been used.xi, 108 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalHistória (Primeiro grau) - Estudo e ensinoLivros didáticosProfessores de ensino de primeiro grauDissertações - EducaçãoEducaçãoO uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdfapplication/pdf3200721https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20257/1/DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdfb8a2b0bac84015779d17a81bcf4fa66aMD51open accessTEXTDISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf.txtExtracted Texttext/plain252578https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20257/2/DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf.txtab38ff703d5e50bca70e6bfaf7f4cedeMD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20257/3/DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf.jpg89d38ece00c5fe9b5df6e1bc452650e4MD53open access1884/202572020-09-21 09:57:07.408open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/20257Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-21T12:57:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais
title O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais
spellingShingle O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais
Talamini, Jaqueline Lesinhovski
História (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Livros didáticos
Professores de ensino de primeiro grau
Dissertações - Educação
Educação
title_short O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais
title_full O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais
title_fullStr O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais
title_full_unstemmed O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais
title_sort O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais
author Talamini, Jaqueline Lesinhovski
author_facet Talamini, Jaqueline Lesinhovski
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Talamini, Jaqueline Lesinhovski
dc.subject.por.fl_str_mv História (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Livros didáticos
Professores de ensino de primeiro grau
Dissertações - Educação
Educação
topic História (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Livros didáticos
Professores de ensino de primeiro grau
Dissertações - Educação
Educação
description Inclui apêndices
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-21T12:57:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-21T12:57:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/20257
url https://hdl.handle.net/1884/20257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 108 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20257/1/DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20257/2/DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20257/3/DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b8a2b0bac84015779d17a81bcf4fa66a
ab38ff703d5e50bca70e6bfaf7f4cede
89d38ece00c5fe9b5df6e1bc452650e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861021416030208