A concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Augustin, Andressa Fernanda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/36285
Resumo: Orientador: Prof. Dr. João Henrique Rossler
id UFPR_4372150508e5dbf8d410463eaac5261f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36285
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Rossler, João Henrique, 1966-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAugustin, Andressa Fernanda2022-12-05T14:24:59Z2022-12-05T14:24:59Z2014https://hdl.handle.net/1884/36285Orientador: Prof. Dr. João Henrique RosslerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 20/04/2014Inclui referênciasResumo: A CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO PRIVADO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS SISTEMAS DE ENSINO DOM BOSCO, OBJETIVO E POSITIVO Contemporaneamente convivemos com um discurso que afirma a crise da razão e a descrença em verdades universais explicativas, o que certamente traz desdobramentos importantes para a educação escolar. Neste sentido, o presente estudo busca identificar a concepção de conhecimento no ensino privado brasileiro, setor em crescimento constante e sobre o qual não se encontram muitas pesquisas. Tendo como fundamentação teórico-metodológica o materialismo histórico-dialético, iniciou-se a pesquisa pela revisão teórica acerca do universo ideológico e material contemporâneo, expresso na reestruturação produtiva do capital apoiado pelo neoliberalismo e pensamento pós-moderno, até chegar aos desdobramentos deste contexto na educação escolar brasileira. Na sequência, tomou-se como fonte de dados as propostas pedagógicas disponibilizadas nos websites de três sistemas de ensino particulares de grande abrangência no país: Dom Bosco, Objetivo e Positivo. Os dados obtidos foram analisados a partir de um conjunto de eixos para, em seguida, serem reanalisados de maneira a ressaltar as concepções de conhecimento neles presentes. A partir destas análises foram explicitados os elementos que compõem uma determinada concepção do conhecimento, os quais, de modo articulado, resultam em um ecletismo de tendências pedagógicas, utilizadas de maneira a construir um discurso sedutor, apto a tornar os sistemas em questão mais atraentes e vendáveis, porque condizentes com o universo ideológico contemporâneo e as demandas do mercado de trabalho. Palavras-chave: Pós-modernidade. Educação. Conhecimento. Ensino privado. Sistemas de ensino.Abstract: THE CONCEPT OF KNOWLEDGE IN PRIVATE EDUCATION IN BRAZIL: AN ANALYSIS OF THE EDUCATIONAL SYSTEMS DOM BOSCO, OBJETIVO AND POSITIVO Currently we experience an argument that claims the crisis of reason and the disbelief in universal truths, what certainly brings significant consequences to schooling. In this sense, the present study aims to identify the concept of knowledge in Brazilian private education, a sector in constant growth and without many researches about it. Supported by the theoretical-methodological framework of dialectical and historical materialism, the research initiated with a review of the literature about the current ideological and material universe, expressed in the productive reorganization of capitalism, supported by neoliberalism and postmodern thought, until reach its consequences to Brazilian schooling. In the sequel, the pedagogical proposals available on the websites of three wide covering private educational systems in Brazil - Dom Bosco, Objetivo and Positivo - were taken as a data source. Data were analyzed from a set of categories and, in what follows, were reanalyzed in order to emphasize the concepts of knowledge that were found. Based on these analyzes, the elements that compose a particular concept of knowledge were indicated, elements that in combination result in an eclecticism of pedagogical tendencies, used in order to create an alluring speech, capable of making the researched systems more attractive and marketable, in agreement with contemporary ideological universe and the demands of the labor market. Keywords: Postmodernity. Schooling. Knowledge. Private education. Educational systems.198f.application/pdfDisponível em formato digitalTesesPsicologiaEducação - Estudo e ensinoEscolas particularesConhecimento e aprendizagemSistemas de ensinoMaterialismo históricoA concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDRESSA FERNANDA AUGUSTIN.pdfapplication/pdf1136615https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36285/1/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20FERNANDA%20AUGUSTIN.pdf3077bb1fd809fa0d0cf81c00d6e2ea57MD51open accessTEXTR - D - ANDRESSA FERNANDA AUGUSTIN.pdf.txtExtracted Texttext/plain440350https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36285/2/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20FERNANDA%20AUGUSTIN.pdf.txt0d6c9a4a75aea8db471fc9458962af66MD52open accessTHUMBNAILR - D - ANDRESSA FERNANDA AUGUSTIN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36285/3/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20FERNANDA%20AUGUSTIN.pdf.jpg7f12bb521762cb0b3add674f1019f978MD53open access1884/362852022-12-05 11:24:59.423open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36285Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-05T14:24:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivo
title A concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivo
spellingShingle A concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivo
Augustin, Andressa Fernanda
Teses
Psicologia
Educação - Estudo e ensino
Escolas particulares
Conhecimento e aprendizagem
Sistemas de ensino
Materialismo histórico
title_short A concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivo
title_full A concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivo
title_fullStr A concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivo
title_full_unstemmed A concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivo
title_sort A concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivo
author Augustin, Andressa Fernanda
author_facet Augustin, Andressa Fernanda
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Rossler, João Henrique, 1966-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Augustin, Andressa Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Psicologia
Educação - Estudo e ensino
Escolas particulares
Conhecimento e aprendizagem
Sistemas de ensino
Materialismo histórico
topic Teses
Psicologia
Educação - Estudo e ensino
Escolas particulares
Conhecimento e aprendizagem
Sistemas de ensino
Materialismo histórico
description Orientador: Prof. Dr. João Henrique Rossler
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-05T14:24:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-05T14:24:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36285
url https://hdl.handle.net/1884/36285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36285/1/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20FERNANDA%20AUGUSTIN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36285/2/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20FERNANDA%20AUGUSTIN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36285/3/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20FERNANDA%20AUGUSTIN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3077bb1fd809fa0d0cf81c00d6e2ea57
0d6c9a4a75aea8db471fc9458962af66
7f12bb521762cb0b3add674f1019f978
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861105991024640