A construção de um saber que se dá em interação : uma análise de representações sociais da sociologia escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Soldan, Tabata Larissa
Orientador(a): Meucci, Simone, Bezerra, Rafael Ginane, 1973-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/40943
Resumo: Orientador: Profª. Drª. Simone Meucci
id UFPR_46156447780244cfc32b2f64390f9933
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/40943
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Soldan, Tabata LarissaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaMeucci, SimoneBezerra, Rafael Ginane, 1973-2020-02-14T15:47:14Z2020-02-14T15:47:14Z2015https://hdl.handle.net/1884/40943Orientador: Profª. Drª. Simone MeucciCo-orientador: Prof. Dr. Rafael Ginane BezerraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 30/04/2015Inclui referências f.115-117Área de concentração: SociologiaResumo: Este texto se insere nas reflexões acerca da disciplina escolar de sociologia. Partindo de trabalhos como de Mário Bispo dos Santos (2002) e Erlando Rêses (2004), que no início dos anos 2000 analisaram, respectivamente, as representações sociais de professores(as) e alunos(as) de escolas públicas da região de Brasília, este estudo propõe através de um estudo de caso, compreender como os(as) alunos(as) de uma escola pública da periferia da cidade de Curitiba interpretam a sociologia escolar. Para isso realizou-se uma pesquisa empírica e recorreu-se a observações sistemáticas das aulas de uma professora de sociologia nos três anos do ensino médio. A categoria de análise, portanto, são as representações sociais, entendendo que ao buscar compreendê-la deve-se levar em conta principalmente a prática e a interação dos agentes. Por isso em campo, através de observação participante, focou-se nos processos de interação em sala de aula, quais sejam: os comportamentos assumidos pelos(as) alunos(as) durante as aulas de sociologia, a postura da professora em relação à natureza da sociologia e o modo como transmitia o conhecimento sociológico. Um dos pressupostos deste trabalho, inspirado em estudos anteriores, era de que os(as) alunos(as) representariam a sociologia como uma disciplina dedicada à 'educação cidadã', mais 'normatizadora' e menos científica, sem forte relação com o campo acadêmico de referência. No entanto, no momento das entrevistas em grupo focal, os(as) alunos(as) demonstraram reconhecer que a sociologia possuía o mesmo estatuto das outras disciplinas escolares. Portanto, ao final procurou-se responder como os(as) alunos(as) chegaram a essa representação social sobre a disciplina neste contexto escolar. Constatou-se, dentre outras coisas, que a construção das representações sociais, principalmente dos(as) alunos(as), é influenciada pela figura do professor somada à organização da rotina escolar. Palavras-chaves: Sociologia escolar. Representações sociais. Observação participante.Abstract: This text is inserted in the reflections about school discipline of sociology. Starting work as Mario Bispo dos Santos (2002) and Erlando Rêses (2004), which in the early 2000s analyzed, respectively, the social representations of teachers and public school students from Brasília region, this study proposes using a case study, understand how students of a public school on the outskirts of the city of Curitiba interpret the school sociology. For this there was a empirical research and is resorted to systematic observations of classes a sociology professor in the three years of high school. The category of analysis, therefore, are the social representations, understanding that in seeking to understand it must be taken into account mainly the practice and the interaction of agents. So on, through participant observation, focus is on the interaction processes in the classroom, namely: behavior made by students during the sociology classes, the position of teacher in the nature of sociology and how transmitted sociological knowledge. One of the assumptions of this work, inspired by previous studies, was that students represent sociology as a discipline dedicated to 'citizenship education', more 'normative' and less scientific, without strong relationship with the academic field reference. However, at the time of the interviews focus group, students demonstrated recognize that sociology had the same status as other school subjects. So at the end we tried to respond as students reached that social representation of discipline within the school context. It found, among other things, that the construction of social representations, especially students, is influenced by the teacher figure added to the organization of school routine. Keywords: school Sociology. Social representations. Participant observation.125 f.application/pdfDisponível em formato digitalSociologiaSociologia - Representações sociaisSociologia educacional - Ensino médioSujeito - SociologiaA construção de um saber que se dá em interação : uma análise de representações sociais da sociologia escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TABATA LARISSA SOLDAN.pdfapplication/pdf1394183https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40943/1/R%20-%20D%20-%20TABATA%20LARISSA%20SOLDAN.pdfb723ac9fbe65a2ef116c0ba95b454117MD51open accessTEXTR - D - TABATA LARISSA SOLDAN.pdf.txtExtracted Texttext/plain321516https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40943/2/R%20-%20D%20-%20TABATA%20LARISSA%20SOLDAN.pdf.txt8cfb784aedfdfacafac557ca424a556eMD52open accessTHUMBNAILR - D - TABATA LARISSA SOLDAN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40943/3/R%20-%20D%20-%20TABATA%20LARISSA%20SOLDAN.pdf.jpgb6021149eddc0057f00de8be95fc813fMD53open access1884/409432020-02-14 12:47:15.022open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40943Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-14T15:47:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de um saber que se dá em interação : uma análise de representações sociais da sociologia escolar
title A construção de um saber que se dá em interação : uma análise de representações sociais da sociologia escolar
spellingShingle A construção de um saber que se dá em interação : uma análise de representações sociais da sociologia escolar
Soldan, Tabata Larissa
Sociologia
Sociologia - Representações sociais
Sociologia educacional - Ensino médio
Sujeito - Sociologia
title_short A construção de um saber que se dá em interação : uma análise de representações sociais da sociologia escolar
title_full A construção de um saber que se dá em interação : uma análise de representações sociais da sociologia escolar
title_fullStr A construção de um saber que se dá em interação : uma análise de representações sociais da sociologia escolar
title_full_unstemmed A construção de um saber que se dá em interação : uma análise de representações sociais da sociologia escolar
title_sort A construção de um saber que se dá em interação : uma análise de representações sociais da sociologia escolar
author Soldan, Tabata Larissa
author_facet Soldan, Tabata Larissa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Soldan, Tabata Larissa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meucci, Simone
Bezerra, Rafael Ginane, 1973-
contributor_str_mv Meucci, Simone
Bezerra, Rafael Ginane, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Sociologia - Representações sociais
Sociologia educacional - Ensino médio
Sujeito - Sociologia
topic Sociologia
Sociologia - Representações sociais
Sociologia educacional - Ensino médio
Sujeito - Sociologia
description Orientador: Profª. Drª. Simone Meucci
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-14T15:47:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-14T15:47:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/40943
url https://hdl.handle.net/1884/40943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40943/1/R%20-%20D%20-%20TABATA%20LARISSA%20SOLDAN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40943/2/R%20-%20D%20-%20TABATA%20LARISSA%20SOLDAN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40943/3/R%20-%20D%20-%20TABATA%20LARISSA%20SOLDAN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b723ac9fbe65a2ef116c0ba95b454117
8cfb784aedfdfacafac557ca424a556e
b6021149eddc0057f00de8be95fc813f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699661310459904