Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Irineu, Ana Caroline
Orientador(a): Moro, Catarina de Souza, 1966-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/79894
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Catarina Moro
id UFPR_4d0539e812b704435c19ff7f7671d38c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79894
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Catarina de Souza, 1966-Irineu, Ana Caroline2022-12-07T14:32:29Z2022-12-07T14:32:29Z2022https://hdl.handle.net/1884/79894Orientadora: Profa. Dra. Catarina MoroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2022Inclui referênciasResumo: A presente dissertação teve como objetivo investigar a presença da interseccionalidade, seja como conceito ou como ferramenta analítica, nas produções acadêmicas brasileiras da área de Educação Infantil (1999-2020). A interseccionalidade surge a partir da teorização de mulheres negras, especialmente no campo do feminismo negro, com teóricas como Kimberlé Crenshaw (1989), Lélia Gonzalez (1984), Sueli Carneiro (2017), Patricia Hill Collins e Sirma Bilge (2021) e Angela Davis (2010), a fim de observar os efeitos das intersecções entre categoriais sociais ou identidades e seus efeitos nas condições de desigualdades vividas por essas mulheres. Com sua crescente expansão para outros campos de análise, os estudos sobre infância também têm enfrentado o desafio de trabalhar com esse conceito para investigar as experiências vividas pelas crianças em diferentes condições. No Brasil, muitas pesquisas realizadas com ou sobre crianças são realizadas ou tomam como referência os contextos educacionais, portanto, essa área possui uma vasta produção de pesquisas com ou sobre crianças, tornando-se foco de investigação deste trabalho. O referencial teórico se apoia nas pesquisas da área da Educação Infantil e nas concepções de infância(s) e crianças defendida pelos Estudos Sociais da Infância e principalmente pela Sociologia da Infância. Para investigar a presença da interseccionalidade nessas produções, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a metodologia de revisão sistemática, apoiada em autores como Ângelo Domingos Salvador (1978), Norma Ferreira (2002), Joana Romanowski e Dilmiere Vosgerau (2006), Bernadete Gatti (2006; 2012), Geraldina Witter e Giovana Paschoall (2010), Taís Freire Galvão e Maurício Gomes Pereira (2014) e na abordagem de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2016). A busca de teses e dissertações foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a busca de artigos nas plataformas SciELO e Educ@ SciELO, a partir do cotejamento dos descritores referentes às categoriais definidas: interseccionalidade, raça, gênero, etnia, geração, deficiência, classe, diversidade e desigualdade. Por meio dos trabalhos encontrados, foi possível organizar cinco categorias de análise que contemplam esses descritores (28 produções). As análises dessas produções indicam que a presença do conceito de interseccionalidade é recente na área da Educação Infantil, tendo sido encontrado nas pesquisas situadas temporalmente após os anos 2010 com um aumento progressivo da presença do conceito nesses trabalhos nos últimos anos. Nas demais pesquisas, embora o conceito não tenha sido mencionado, há um esforço em considerar mais de uma variável de análise, principalmente nas discussões sobre gênero e raça. Nesse sentido, há uma lacuna de pesquisas sobre interseccionalidade e infância na Educação Infantil que foquem nas categoriais de idade, geração e deficiência. Também se percebe um quantitativo maior de pesquisas qualitativas do que as quantitativas ou que trabalhem com a articulação metodológica quanti-qualitativa. As considerações apontam para a relevância do uso da interseccionalidade para desvelar as condições de desigualdades na vida de bebês e crianças pequenas, mas também para a necessidade de mais investigações sobre os desafios que o uso dessa ferramenta impõe e sua articulação com pesquisas que considerem as crianças em contextos diversos.Abstract: The goal of this dissertation was to investigate the presence of intersectionality, either as a concept or as an analytical tool, in Brazilian academic productions of Early Childhood Education (1999-2020). Intersectionality comes from the theorization of black women, especially in the field of black feminism with social theories such as Kimberlé Crenshaw (1989), Lélia Gongalez (1984), Sueli Carneiro (2017), Patricia Hill Collins and Sirma Bilge (2021) and Angela Davis (2010), in order to observe the effects of intersections between social categories or identities and its effects on the conditions of inequality experienced by these women. With its increasing expansion to other fields of analysis, studies about childhood also have as a challenge working with this concept to investigate the experiences lived by children in different conditions. In Brazil, many researches with or about children are carried out or take educational contexts as a reference, therefore, this area has a vast production of research with or about children, becoming the focus of investigation of this work. The theoretical framework is based on research in the area of Early Childhood Education and on the Conceptions of childhood and children defended by Social Studies of Childhood and especially by the Sociology of Childhood. To investigate the presence of intersectionality in these productions, a qualitative research was carried out with a systematic review methodology, proposed by authors such as Ângelo Domingos Salvador (1978), Norma Ferreira (2002), Joana Romanowski and Dilmiere Vosgerau (2006), Bernadete Gatti (2006; 2012), Geraldina Witter and Giovana Paschoall (2010), Taís Freire Galvão and Maurício Gomes Pereira (2014) and in the Content Analysis approach proposed by Laurence Bardin (2016). The search for theses and dissertations was conducted in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and the search for articles on the SciELO and Educ@ SciELO platforms, based on the comparison of the descriptors referring to the defined categories: intersectionality, race, gender, ethnicity, generation, disability, class, diversity and inequality. Through the works found, it was possible to organize five categories of analysis that include these descriptors (28 productions). The analysis of these productions indicate that the presence of the concept of intersectionality is recent in the area of Early Childhood Education, having been found in research located temporally after the 2010s with a progressive increase in the presence of the concept in these works in recent years. In other studies, although the concept was not mentioned, there is an effort to consider more than one analysis variable, especially in discussions about gender and race. In this regard, there is a lack of research on intersectionality and childhood in Early Childhood Education focusing on age, generation and disability categories. There is also a greater number of qualitative researches than quantitative ones or that work with the quanti-qualitative methodological articulation. The considerations point to the relevance of the use of intersectionality to reveal the conditions of inequality in the lives of infants and young children, but also to the need for more investigations into the challenges that the use of this tool imposes and its articulation with research that considers children in different contexts.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação infantilEducação de criançasEducaçao - PesquisaEducaçãoInfância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CAROLINE IRINEU.pdfapplication/pdf3103291https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79894/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINE%20IRINEU.pdf1cba0bdcb65acb52428f9af9ac1b2e4aMD51open access1884/798942022-12-07 11:32:29.871open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79894Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-07T14:32:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil
title Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil
spellingShingle Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil
Irineu, Ana Caroline
Educação - Estudo e ensino
Educação infantil
Educação de crianças
Educaçao - Pesquisa
Educação
title_short Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil
title_full Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil
title_fullStr Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil
title_full_unstemmed Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil
title_sort Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil
author Irineu, Ana Caroline
author_facet Irineu, Ana Caroline
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Catarina de Souza, 1966-
dc.contributor.author.fl_str_mv Irineu, Ana Caroline
contributor_str_mv Moro, Catarina de Souza, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educação infantil
Educação de crianças
Educaçao - Pesquisa
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Educação infantil
Educação de crianças
Educaçao - Pesquisa
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Catarina Moro
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-07T14:32:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-07T14:32:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79894
url https://hdl.handle.net/1884/79894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79894/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINE%20IRINEU.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1cba0bdcb65acb52428f9af9ac1b2e4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438311410302976