O olhar dos professores a partir do projeto rádio web

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santos, Luciani de Sousa Amaral
Orientador(a): Camas, Núria Pons Vilardell, 1960-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/57476
Resumo: Orientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell Camas
id UFPR_4dea2f9a98b489ce8691d4a203bd64ba
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57476
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCamas, Núria Pons Vilardell, 1960-Santos, Luciani de Sousa Amaral2022-10-31T19:12:47Z2022-10-31T19:12:47Z2017https://hdl.handle.net/1884/57476Orientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell CamasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 08/08/2017Inclui referências : f. 95-99Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de estudo o Projeto Rádio Web e os sujeitos que o tornam possível na existência educacional de uma escola municipal de Curitiba. Parte da questão maior de pesquisa de quais são as contribuições pedagógicas do Projeto Rádio Web, em uma escola da Rede Municipal de Curitiba? Traz-se, como objetivo geral, analisar o uso do Projeto Rádio Web, na concepção pedagógica de professores de uma escola da Rede Municipal de Curitiba. Partiu da abordagem qualitativa, adotando o método da Análise de Discurso (AD), para explicar e interpretar o discurso escrito pelos professores, sujeitos, desta pesquisa, por meio de cartas narrativas. Como instrumentos de coleta de dados, adotaram-se: diário itinerante, composto pelas observações da pesquisadora, no percorrer da vivência da pesquisa; o questionário e as cartas narrativas. Para fundamentar a pesquisa utilizou-se como referencial: Assumpção(1999); Balestrin(2014), Camas (2014, 2013, 2012), Gomes (2013), Gonçalves(2015), Prado(2001), Silva (2014), Tosta e Pretto(2010). Pode-se entender que os sujeitos de pesquisa usam tecnologias e o Projeto Rádio Web. Também se observou que os sujeitos de pesquisa tem consciência da necessidade de desenvolver-se pedagogicamente para poder auxiliar seus alunos no processo de ensino e aprendizagem. Demonstram também a necessidade de educação continuada na formação do professor para poderem desempenhar melhor seu papel e sua função pedagógica, realizada na prática pedagógica. Palavras-Chave: Educação Básica. Tecnologias de Informação e Comunicação. Rádio Web. Formação do Professor.Abstract: The present work is inserted in the line of research Theories and Practices of Teaching in Basic Education. Its object of study is the Web Radio Project and the subjects that make it possible in the educational existence of a public county school in Curitiba. It departs from the wider research question of which are the pedagogical contributions of the Web Radio Project, in a school of Curitiba's County Network? Its main goal is to analyze the use of the Web Radio Project in the pedagogical conception of teachers at a Curitiba County School. It started from the qualitative approach, adopting the Discourse Analysis (DA) method, to explain and interpret the discourse written by the teachers, subjects of this research, through narrative letters. As instruments of data collect, we adopted: itinerant diary, composed by the observations of the researcher, in the course of the experience of the research; a questionnaire and narrative letters. The following authors were used as reference to support the research: Assumpção (1999); Balestrin (2014), Camas (2014, 2013, 2012), Gomes (2013), Gonçalves (2015), Prado (2001), Silva (2014), Tosta and Pretto (2010).It is possible to analyze that the research subjects use technologies as well as the Web Radio Project, and are aware of the need to use them and to develop themselves to be able to help their students in the process of teaching and learning. They also demonstrate the need for continuing education in teacher training in order to better play their role and their pedagogical role, carried out in pedagogical practice. Keywords: Basic Education. Information and Communication Technologies. Web Radio. Teacher Education.106 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação básicaTecnologias da educaçaoEducação - FormaçãoO olhar dos professores a partir do projeto rádio webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCIANI DE SOUSA AMARAL SANTOS.pdfapplication/pdf1537280https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57476/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANI%20DE%20SOUSA%20AMARAL%20SANTOS.pdf8e71aa3710c5b18d59488a182ebbc4a1MD51open access1884/574762022-10-31 16:12:47.949open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57476Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-31T19:12:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O olhar dos professores a partir do projeto rádio web
title O olhar dos professores a partir do projeto rádio web
spellingShingle O olhar dos professores a partir do projeto rádio web
Santos, Luciani de Sousa Amaral
Educação
Educação básica
Tecnologias da educaçao
Educação - Formação
title_short O olhar dos professores a partir do projeto rádio web
title_full O olhar dos professores a partir do projeto rádio web
title_fullStr O olhar dos professores a partir do projeto rádio web
title_full_unstemmed O olhar dos professores a partir do projeto rádio web
title_sort O olhar dos professores a partir do projeto rádio web
author Santos, Luciani de Sousa Amaral
author_facet Santos, Luciani de Sousa Amaral
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camas, Núria Pons Vilardell, 1960-
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luciani de Sousa Amaral
contributor_str_mv Camas, Núria Pons Vilardell, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação básica
Tecnologias da educaçao
Educação - Formação
topic Educação
Educação básica
Tecnologias da educaçao
Educação - Formação
description Orientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell Camas
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-31T19:12:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-31T19:12:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/57476
url https://hdl.handle.net/1884/57476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57476/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANI%20DE%20SOUSA%20AMARAL%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e71aa3710c5b18d59488a182ebbc4a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438343293304832