Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Weiland, Renate Lizana, 1962-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/25539
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitas
id UFPR_50e02a1ae25e9c1c143dda5135b80b13
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25539
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Weiland, Renate Lizana, 1962-Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-31T12:07:10Z2020-07-31T12:07:10Z2010https://hdl.handle.net/1884/25539Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de FreitasTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/11/2010Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa discorre sobre as relações entre projetos comunitários e música na perspectiva da psicologia social comunitária e educação musical. A temática de estudo versa sobre a atuação dos profissionais que trabalham com música em projetos comunitários. Foram investigadas as concepções e formas de atuação que esses profissionais têm em relação aos projetos comunitários, sua formação musical e profissional; os tipos de contratação profissional, como foi sua inserção nestes cenários e como percebem o seu trabalho; as dificuldades e os resultados de seu trabalho. A pesquisa é de caráter qualitativo, com uma parte bibliográfica e outra exploratória. O instrumento utilizado para coleta de dados em campo foi a entrevista individual com roteiro estruturado. Os entrevistados foram cinco professores que atuam em projetos sociais comunitários na região central e periférica de Curitiba. Os resultados foram agrupados em três eixos e mostram dados sobre os projetos e suas especificidades; sobre os profissionais da área de música que atuam em projetos comunitários, sua formação, suas concepções, suas dificuldades; e as relações entre música e comunidade na ótica dos profissionais entrevistados. Esta revela que os professores voltam-se mais para a música enquanto foco central de sua atuação e neste aspecto sugere-se que se direcione o olhar com maior ênfase à comunidade. Discute-se a contribuição da música nos projetos comunitários a partir da visão dos entrevistados e da revisão de literatura sobre o tema, advertindo-se, porém contra uma visão salvacionista da música. Também se discute a formação do profissional da área musical e as relações entre universidade e comunidade. As contribuições apontam no sentido de que se aprofunde um diálogo entre as áreas de Psicologia Social Comunitária e Educação Musical, seja em grupos de pesquisa, grupos de discussão entre profissionais atuantes, formação nos cursos de graduação e parcerias entre instituições presentes nestas áreas. Assim espera-se fortalecer os profissionais da área musical para enfrentarem as complexidades encontradas em suas atuações nos projetos comunitários.Abstract: This research deals with relations between community projects and music from the perspective of social community psychology and musical education. The study theme focuses on the performance of professionals that work with music in community projects. Forms of performance and conceptions that professionals related to music have were investigated in relation to community projects, their musical and professional education, as well as their insertion into these scenarios and the manner in which they perceive their work, and what are the difficulties and results achieved by their work. The research is qualitative in character, with a documental portion and an exploratory portion. The method employed to collect field data was an individual interview with a structured script. The interviewees are five teachers that work with community social projects in the central and peripheral regions of Curitiba. The results where grouped into three axis and present data on the projects and their specificities, on the music-related professionals that work in community projects, their academic background, their conceptions and difficulties, and the relations between music and community from the point of view of the teachers interviewed. It reveals that the teachers turn to music as the central aspect of their work and, in this sense, a suggestion is made that emphasis should shift to the community. The contribution of music in community projects is discussed from the point of view of the interviewees and the bibliographical material available on the subject, advising against a Salvationist view of music. The academic formation of the music professional is also discussed along with the relationship between the university and the community. The contributions point in the direction of a need for a more significant dialogue between the areas of Social Community Psychology and Musical Education, be it in research groups, discussion groups constituted by working professionals, education in undergraduate courses and partnerships between institutions active in these areas. These dialogues are intended looking to equip professionals in the area of musical education to deal with the complexities encountered in their work in community projects.111 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalTesesMúsica - Projetos comunitarios - Curitiba (PR)Músicos - FormaçãoPsicologia social - EducaçãoEducaçãoRelações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRenate Weiland Tese.pdfapplication/pdf958312https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25539/1/Renate%20Weiland%20Tese.pdf68ecec2775f90c210ccb1ad415966468MD51open accessTEXTRenate Weiland Tese.pdf.txtExtracted Texttext/plain233329https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25539/2/Renate%20Weiland%20Tese.pdf.txt2020aba6a62f76edb75e7f75e3fd3239MD52open accessTHUMBNAILRenate Weiland Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25539/3/Renate%20Weiland%20Tese.pdf.jpgcb23dc057365dfc328fdca7e51d8fd9bMD53open access1884/255392020-07-31 09:07:10.311open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25539Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-31T12:07:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação
title Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação
spellingShingle Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação
Weiland, Renate Lizana, 1962-
Teses
Música - Projetos comunitarios - Curitiba (PR)
Músicos - Formação
Psicologia social - Educação
Educação
title_short Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação
title_full Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação
title_fullStr Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação
title_full_unstemmed Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação
title_sort Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação
author Weiland, Renate Lizana, 1962-
author_facet Weiland, Renate Lizana, 1962-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Weiland, Renate Lizana, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Música - Projetos comunitarios - Curitiba (PR)
Músicos - Formação
Psicologia social - Educação
Educação
topic Teses
Música - Projetos comunitarios - Curitiba (PR)
Músicos - Formação
Psicologia social - Educação
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitas
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-31T12:07:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-31T12:07:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25539
url https://hdl.handle.net/1884/25539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25539/1/Renate%20Weiland%20Tese.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25539/2/Renate%20Weiland%20Tese.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25539/3/Renate%20Weiland%20Tese.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 68ecec2775f90c210ccb1ad415966468
2020aba6a62f76edb75e7f75e3fd3239
cb23dc057365dfc328fdca7e51d8fd9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699651841818624