Modernidade/Pós-modernidade e educação no contexto do capitalismo tardio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Silva, Sidinei Pithan da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/24901
Resumo: Orientadora: Profª Drª Ligia Regina Klein
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spelling Silva, Sidinei Pithan daKlein, Lígia Regina, 1952-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-30T18:04:19Z2020-07-30T18:04:19Z2010https://hdl.handle.net/1884/24901Orientadora: Profª Drª Ligia Regina KleinTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/08/2010Bibliografia: fls. 213-229Resumo: Esta pesquisa analisa alguns desdobramentos (da crise) da racionalidade moderna na educação, buscando compreender suas implicações para o currículo e a formação universitária no capitalismo tardio. Em linhas gerais, procura compreender e explicitar as relações <mediatas> entre o projeto filosófico, político e social da modernidade, em sua fase sólida (acumulação rígida do capital), com a <lógica curricular da universidade moderna> e, o projeto filosófico, político e social da (pós-) modernidade, em sua fase flexível (acumulação flexível do capital), com a <lógica curricular da universidade no capitalismo tardio>. Parte, para tanto, num primeiro momento, da explicitação dos pressupostos &quot;filosóficos" fundamentais do projeto social da modernidade (burguesa), que tiveram seu ápice no contexto do Iluminismo europeu (século XVIII). Investiga, sobretudo, o contexto histórico, implicado na <legitimação> destes pressupostos, os quais se fizeram presentes e determinaram os <fundamentos> da (lógica curricular e da formação acadêmica constitutiva da) universidade moderna. Num segundo momento, explicita-se a crise destes pressupostos constitutivos da <racionalidade> moderna, evidenciando as diferentes críticas da modernidade e, os novos pressupostos emergentes ao longo do século XX. Busca-se destacar os aspectos históricos, políticos e sociais que condicionam e se relacionam com a <crise de legitimação> dos pressupostos da modernidade (sólida), e, ao mesmo tempo, apontar, para dimensões-limite das novas teorizações emergentes na (pós-) modernidade (flexível). Procura-se apresentar e evidenciar a imprescindibilidade destas novas formas de conhecimento, que tentam <criticar> o paradigma moderno, e estabelecer novos vínculos com o real, mas, evidenciam-se as necessidades de pensar, simultaneamente, nos limites e <aporias> que estas novas formas de conhecimento engendram ao não tematizar suficientemente possibilidades de compreender e superar a <lógica da modernidade> (burguesa). Vislumbra-se, assim, colaborar criticamente para pensar os desafios da educação universitária no contexto da crise da racionalidade moderna e, na emergência da teorização pós-moderna. Destaca-se, outrossim, a partir deste enfrentamento com o pensamento moderno e pós-moderno, o alcance, bem como as condições de possibilidade das teorias críticas (marxianas) para pensar e desenvolver o currículo e a formação universitária. Figuram, em torno destes interesses, a radicalidade e a necessidade de pensar, na educação, as condições <mediatas> que temos para desenvolver a <emancipação> social (e humana), projetada pela modernidade (iluminista) e, incorporada a ela, o desafio de uma política cultural das <diferenças>, projetada pela pós-modernidade. Sob, este critério, torna-se impossível pensar numa política cultural para o currículo e para a formação universitária, que não esteja sintonizada com possibilidades de romper com as formas de alienação e exploração social típicas do capitalismo tardio. A luta contra a dominação, como lembra-nos Bauman, de forma alguma pode ser feita apenas localmente, mas sempre globalmente e, nisso se equivocam alguns pós-modernistas ao <eclipsarem> a razão. Palavras-Chave: Modernidade/Pós-Modernidade. Educação. Teoria Crítica. Capitalismo Tardio.Abstract: This research analyses some outspreads (from crisis) from modern rationality in education, trying to understand their implications for the curriculum and the academic formation in the late capitalism. Broadly, it tries to understand and explain the mediate relations among philosophic, political and social project from the modernity in its solid phase (rigid accumulation of the capital), with the curricular logic from the modern university and, the philosophic, political and social project from de modernity, in its flexible phase (flexible accumulation of the capital) with the curricular logic from the university in the late capitalism. It is, in a first moment the explanation of the fundamental philosophic assumptions, from the social project of modernity ( bourgeois), which had its peak in the European Illuminist context (century XVIII). It especially investigates, the historical context, implicating in the legitimization of these assumptions, which were presented and determined the fundaments of (curricular logic and academic constitutive formation of) modern university. In a second moment, it details the crisis of these constitutive assumptions from modern rationality, showing the modernity different critics, and the new assumptions emerging along Century XX. It tries to detach the historical political and social aspects, which condition and connect themselves with the legitimization crisis from (solid) modernity assumptions, and, at the same time, point out to limit-dimensions from the new emerging theorizations in (post) modernity (flexible). It tries to present and evidence the indispensability from these new ways of knowledge, which try to criticize the modern paradigm, and establish new linkages with the real, but, evidence themselves in the necessity of thinking, simultaneously, in the limits and contradictions that these new knowledge ways produce when they don.t thematize enough possibilities of understanding and overcome the logic of modernity (bourgeois). So, it is thought to collaborate critically for thinking the university education challenges in the context of modern rationality crisis and, in the urgency of post-modern theorization. It is detached likewise from this on coping with a modern and a post modern thinking, the reaching , as well as, the possibility conditions of critical theories (Marxian.s) to thing and develop the curriculum and the academic formation. It is included around these interests the radicalism and the necessity of thinking, in education, the mediates conditions which we have to develop the social and human emancipation, projected by the modernity (illuminist) and , incorporated to it, the challenge of a cultural politics of differences, projected by the post-modernity. Under this criterion, it gets impossible to think in a cultural politics to the curriculum and to the academic formation, which is not tuned with possibilities of breaking with the alienation ways and social exploration, typical of late capitalism. The struggle against the domination, as remind us Bauman, in no way can be made just locally, but always globally and, in this, some post-modernists equivocate themselves when they outshine the reason. Key words: Modernity / Post-modernity. Education. Critique Theory. Late Capitalism.229 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducação e pós-modernidadeEducaçãoTeoria críticaCapitalismoTesesEducaçãoModernidade/Pós-modernidade e educação no contexto do capitalismo tardioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCopia de TESE SIDINEI P SILVA PPGE UFPR.pdfapplication/pdf1747211https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24901/1/Copia%20de%20TESE%20SIDINEI%20P%20SILVA%20PPGE%20UFPR.pdf08e93ada3171d7a85ca22c3e3364015bMD51open accessTEXTCopia de TESE SIDINEI P SILVA PPGE UFPR.pdf.txtExtracted Texttext/plain846895https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24901/2/Copia%20de%20TESE%20SIDINEI%20P%20SILVA%20PPGE%20UFPR.pdf.txt3b1055a1bc46e854865b89391349170fMD52open accessTHUMBNAILCopia de TESE SIDINEI P SILVA PPGE UFPR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24901/3/Copia%20de%20TESE%20SIDINEI%20P%20SILVA%20PPGE%20UFPR.pdf.jpge5eba7f428aa2e97a2f5e2a69f4120f2MD53open access1884/249012020-07-30 15:04:19.753open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24901Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-30T18:04:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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