Entre vozes, espaços, cartografias e ações : os territórios da juventudo do bairro Sítio Cercado e o ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Oliveira, Danielle Willemann Sutil de
Orientador(a): Katuta, Angela Massumi, 1968-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/57275
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Ângela Massumi Katuta
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em GeografiaKatuta, Angela Massumi, 1968-Oliveira, Danielle Willemann Sutil de2024-04-01T16:10:55Z2024-04-01T16:10:55Z2018https://hdl.handle.net/1884/57275Orientadora: Prof. Dra. Ângela Massumi KatutaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 11/05/2018Inclui referências: p.249-264Resumo: Nas últimas décadas muitos debates acerca da juventude e de seu papel na construção de nossa sociedade tem ocorrido, fazendo com que existam análises sobre suas características em diversos meios sociais (científicos, religiosos, escolares, estatais, empresariais, familiares). Este processo é permeado por diversos embates entre setores que compreendem a juventude enquanto um termo uno, homogêneo e genérico e outros setores que o entendem a partir de suas características, potencialidades e identidades. O discurso e prática adotado pelo primeiro grupo invisibiliza, principalmente, os sujeitos que se localizam nas camadas periféricas e populares da sociedade, dentre elas as do meio urbano, coincidindo com marginalizações e criminalizações que antecedem sua existência e permeiam a própria construção destes bairros. Refletindo sobre esta questão e seus desdobramentos nas territorialidades destes jovens no ambiente escolar, este trabalho buscou diagnosticar e debater os territórios de vida de um grupo de jovens residentes no bairro Sítio Cercado, Curitiba/PR. Nossa motivação encontra-se na percepção de que o ensino da geografia pode se vincular às trajetórias de vida destes sujeitos, permitindo a realização de aulas contextualizadas e com potencial de transformação. Foi por meio de oficinas e entrevistas, que cartografamos os lugares que o grupo em questão ocupa, buscando a influência dos mesmos em suas trajetórias, traçando neste processo as principais características e identidades destes. Pudemos assim verificar a forte centralidade dos valores e símbolos consolidados nas periferias - passados de geração em geração, constatando que estes exemplos anteriores são importantes processos educativos na configuração das lutas que hoje ocorrem. Percebemos também que a relação do jovem no e com o bairro se manifesta nas atividades cotidianas, conectando tempos e espaços diferentes. Isto significa que, ao não possuírem localidades de lazer e convivência, os territórios apresentados são imprescindíveis para compreendermos os sujeitos. Dentre os espaços apresentados encontra-se fortemente destacada a escola, entendida pelos jovens como seu local de ensino e de encontro/sociabilidade, sendo central na vida da própria localidade, uma vez que configura-se como pauta de reivindicação das associações de bairros e de mães. É por este viés que percebemos as resistências diárias que permeiam as vivências na/da escola em busca de sua defesa, reforçado por eventos em que tais atos se organizam em torno de uma pauta, tal como foi o movimento de ocupações ocorrido ao longo do segundo semestre de 2016, que enfatizou a defesa destes grupos pelo direito ao acesso e permanência à educação pública. Por fim, constatamos que estes recortes, quando conectados, teceram um caminho de volta para a discussão acerca de uma outra geografia escolar, baseada nas trajetórias cotidianas, nos exemplos desapercebidos, nas resistências silenciosas, visando emancipar e transformar o ensino da geografia desde os lugares e territórios historicamente e sistematicamente ocultados, periferizados, marginalizados e excluídos nas sociedades capitalistas.Abstract: In the last decades, many debates about youth and their role in the construction of our society have occurred, making analyzes of their characteristics in different social environments (scientific, religious, school, state, business, family). This process is permeated by several clashes between sectors that understand youth as a term one, homogeneous and generic and other sectors that understand it from its characteristics, potentialities and identities. The discourse and practice adopted by the first group mainly makes invisible the subjects that are located in the peripheral and popular layers of society, among them the urban environment, coinciding with the marginalization and criminalization that precede its existence and permeate the very construction of these neighborhoods. Reflecting on this issue and its unfolding in the territorialities of these youngsters in the school environment, this work sought to diagnose and debate the living territories of a group of young people living in the Sítio Cercado neighborhood, Curitiba / PR. Our motivation lies in the perception that the teaching of geography can be linked to the life trajectories of these subjects, allowing the realization of contextualized classes with transformation potential. It was through workshops and interviews that we mapped the places that the group in question occupies, seeking their influence in their trajectories, tracing in this process the main characteristics and identities of these. We were able to verify the strong centrality of the values and symbols consolidated in the peripheries - passed from generation to generation, noting that these previous examples are important educational processes in the configuration of the struggles that are taking place today. We also perceive that the relationship of the youth in and with the neighborhood manifests itself in everyday activities, connecting different times and spaces. This means that, because they do not have places of leisure and coexistence, the territories presented act as indispensable for understanding the subjects. Among the spaces presented, the school is strongly emphasized, understood by young people as their place of teaching and of encounter / sociability and behaving as central in the life of the locality itself, since it forms a guideline for the neighborhoods and mothers. It is through this bias that we perceive the daily resistances that permeate the experiences in the school in search of its defense, reinforced by events in which such acts are organized around a staff, as was the movement of occupations occurred during the second half of 2016, which emphasized the defense of these groups for the right to access and stay in public education. Finally, we note that these clippings, when connected, have paved the way for discussion of another school geography, based on everyday trajectories, unrecorded examples, silent resistances, aiming to emancipate and transform the teaching of geography from places and territories historically and systematically hidden, peripherized, marginalized and excluded in capitalist societies.1 recurso online : PDF.application/pdfGeografia - Estudo e ensinoGeografiaCartografia - Curitiba (PR)Geografia humanaEntre vozes, espaços, cartografias e ações : os territórios da juventudo do bairro Sítio Cercado e o ensino de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DANIELLE WILLEMANN SUTIL DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf15989051https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57275/1/R%20-%20D%20-%20DANIELLE%20WILLEMANN%20SUTIL%20DE%20OLIVEIRA.pdf693f52ae9b1f05404cedbecc4805021aMD51open access1884/572752024-04-01 13:10:55.982open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57275Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-01T16:10:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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