Educação, cultura e modernidade : o projeto formativo de Dario Vellozo (1906-1918)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Andrade, Maria Lúcia de
Orientador(a): Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/62756
Resumo: Orientador: Carlos Eduardo Vieira
id UFPR_5bc4a07fb4d42e33b23dafebb75553c1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62756
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Andrade, Maria Lúcia deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Carlos Eduardo, 1963-2022-09-06T16:43:45Z2022-09-06T16:43:45Z2002Brochhttps://hdl.handle.net/1884/62756Orientador: Carlos Eduardo VieiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Educação, Área temática de História e Historiografia da EducaçãoInclui bibliografia e notas bibliográficasResumo: Baseada nos conceitos gramscianos de cultura e de intelectuais e na premissa de que em Curitiba, dos primeiros anos do século XX, católicos e livres-pensadores se confrontaram cm função da direção sobre os projetos formativos na cidade de Curitiba, viso nesse trabalho analisar o projeto do grupo laicista, a partir da trajetória, da prática social e do pensamento de seu principal líder e organizador: Dario Vellozo. A imprensa, o púlpito da Catedral de Curitiba, as salas de aulas da Escola Normal e do Ginásio Paranaense, os centros de cultura, o Estado, entre outros espaços de intervenção cultural, constituíam-se em verdadeiras trincheiras de luta entre essas duas correntes de pensamento: religiosa e laica. Particularmente centrada em Curitiba, a primeira parte da dissertação trata de alguns aspectos da modernidade, analisando como esses foram apresentados, incorporados e assimilados no projeto velloziano de formação das novas gerações. Na segunda parte, objetivei discutir c apresentar a ação e a disseminação de um projeto com o propósito de promover o desenvolvimento econômico da cidade e do Estado concomitantemente ao do intelectual, a partir da educação. Ao projetar uma linha de pensamento e de ação, Vellozo estabeleceu valores ético-sociais, que afirmaram o ideal reformador e disciplinar da sociedade, Vellozo propôs e estimulou a implantação da Escola Moderna no Estado e promoveu a criação da Escola PraziEl 'ivico e do Instituto Neo-Pitagórico, pautada num programa que visava a laicização, a moralização e a higienização, a partir de reformas de condutas, que adaptassem e corroborassem para uma prática de desenvolvimento tanto material quanto cultural, e de fomento à produção agrícola, baseada na profilaxia do corpo socialmente livre, autônomo e inventivo (criativo) e na organização do trabalho para a vida: disciplinado, produtivo c solidário. Assim, o projeto de Escola Moderna de Vellozo é considerado nesta pesquisa como sendo precursor da corrente laicista da educação cm Curitiba. Procurei contribuir com a análise do projeto de Escola Moderna no cenário cultural curitibano como via para a modernização da cidade e do Estado, em oposição às formas tradicionais de ensino, em especial aquelas embasadas na doutrina católica. PALAVRAS-CHAVE Educação; Intelectual-Cultura; Modernidade.Abstract: Based on gramsciane concepts regarding culture and intellectuals and also on the premise that, in Curitiba, during the first years of the 20lh century, catholic and free thinking people argued about and because of formative projects in the city of Curitiba, and 1 stress with this work, the analysis of the laycist group project, based on its trail, its social praxis and the philosophy of its main leader and organizer: Dario Vellozo. The prees, the pulpit of the Curitiba's cathedral, the classrooms of the Escola Normal and the Ginásio Paranaense, the cultural centers, the State itself, among other public rooms for cultural purposes, were real fronts to light between these two thinking lines: one religious and the other laic. Particularly centered in Curitiba, the first part of the description deals with some aspects of modernity, analyzing how these were presented, incorporated and acknowledged in the Velloz.o's project to constitute new generations. In the second part, my purpose was to discuss the action and the dissemination of a project with the purpose of promoting the city and the Salate's economic development, along with the intellectual one, based on education. When projecting a thinking and an action line, Vellozo has established ethic and social values which have confirmed the society's reforming and disciplinary ideal. Vellozo suggested and stimulated the implementation of the Escola Moderna (Modern School) in the State and has promoted the creation of the Escola Brazil-Civico (Civic Brazil School) and the Instituto Neo-Pitagórico (Neo-Pythagorean Institute), based on a program aimed on laycization, morality and hygiene, with conduct reforms that could fit in a development model, either material and cultural, fomenting agricultural production, based on body prophylaxis that is socially free, autonomous and inventive (creative) and the organization of work for life: disciplined, productive and sympathetic. Thus, the Vellozo's Escola Moderna project is considered, on this survey, as the precursor of the laycist education current in Curitiba. 1 tried to contribute with the Escola Moderna's project analysis within the Curitiba's cultural scenario as a way for modernization of the city and the State, as opposition to traditional standards of teaching, specially those based on catholic doctrine. KEYWORDS Educacion; Intellectual-Culture; Modernity.178 f. : il.,retrs.application/pdfVellozo, Dario, 1869-1937EducaçãoModernismoRedação acadêmicaCultura - Curitiba (PR) - Séc. XIX-XXEducação, cultura e modernidade : o projeto formativo de Dario Vellozo (1906-1918)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARIA LUCIA DE ANDRADE.pdfapplication/pdf17764881https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62756/1/D%20-%20MARIA%20LUCIA%20DE%20ANDRADE.pdf7d6ab0566f1559c39458fccc2bfb59c0MD51open access1884/627562022-09-06 13:43:45.565open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62756Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-06T16:43:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação, cultura e modernidade : o projeto formativo de Dario Vellozo (1906-1918)
title Educação, cultura e modernidade : o projeto formativo de Dario Vellozo (1906-1918)
spellingShingle Educação, cultura e modernidade : o projeto formativo de Dario Vellozo (1906-1918)
Andrade, Maria Lúcia de
Vellozo, Dario, 1869-1937
Educação
Modernismo
Redação acadêmica
Cultura - Curitiba (PR) - Séc. XIX-XX
title_short Educação, cultura e modernidade : o projeto formativo de Dario Vellozo (1906-1918)
title_full Educação, cultura e modernidade : o projeto formativo de Dario Vellozo (1906-1918)
title_fullStr Educação, cultura e modernidade : o projeto formativo de Dario Vellozo (1906-1918)
title_full_unstemmed Educação, cultura e modernidade : o projeto formativo de Dario Vellozo (1906-1918)
title_sort Educação, cultura e modernidade : o projeto formativo de Dario Vellozo (1906-1918)
author Andrade, Maria Lúcia de
author_facet Andrade, Maria Lúcia de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Maria Lúcia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
contributor_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Vellozo, Dario, 1869-1937
Educação
Modernismo
Redação acadêmica
Cultura - Curitiba (PR) - Séc. XIX-XX
topic Vellozo, Dario, 1869-1937
Educação
Modernismo
Redação acadêmica
Cultura - Curitiba (PR) - Séc. XIX-XX
description Orientador: Carlos Eduardo Vieira
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-06T16:43:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-06T16:43:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv Broch
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62756
identifier_str_mv Broch
url https://hdl.handle.net/1884/62756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f. : il.,retrs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62756/1/D%20-%20MARIA%20LUCIA%20DE%20ANDRADE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d6ab0566f1559c39458fccc2bfb59c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861438104403968