Fomento ao desenvolvimento regional em um país de industrialização tardia : o polo automotivo da FCA no nordeste brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Almir Cléydison Joaquim da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/54878
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Carolina Bagattolli
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spelling Silva, Almir Cléydison Joaquim daBagattolli, CarolinaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas2018-05-09T22:06:33Z2018-05-09T22:06:33Z2018http://hdl.handle.net/1884/54878Orientadora : Profa. Dra. Carolina BagattolliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : Curitiba, 27/02/2018Inclui referênciasÁrea de concentração : Estado, Economia e Políticas PúblicasResumo : Este trabalho apresenta uma discussão relacionada à conformação de uma política pública de desenvolvimento regional para o Nordeste brasileiro. No período recente, a agenda de políticas federais tem sido configurada por um rearranjo de antigas e novas questões priorizadas pelo Governo. Dentre as estratégias para superação das disparidades interregionais, as políticas industriais continuam a despertar interesse político enquanto ação de intervenção no território. Por conseguinte, políticas industriais e de desenvolvimento regional apresentam-se de forma associada. A questão Nordeste – tomada enquanto reconhecimento político de intervenção estatal no território – corresponde às políticas direcionadas para a busca de alternativas para os problemas que acompanham a formação histórica da região, especialmente os que envolvem questões econômicas, sociais e estruturais. Nesta perspectiva, o presente trabalho analisa o processo de conformação do Polo Automotivo da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na região da mata norte pernambucana, no município de Goiana, procurando-se destacar o contexto de decisões e articulações entre os principais atores envolvidos na criação de vantagens competitivas para atração da montadora de veículos mais moderna do grupo no mundo. Para tanto, parte-se da perspectiva analítica do Modelo de Múltiplos Fluxos, proposta por John Kingdon, para discutir a convergência de três fluxos (problemas, política e de políticas) na agenda decisória do Estado e, consequentemente, a compreensão da inserção e priorização de questões nesta agenda. A pesquisa compreende uma abordagem fundamentalmente qualitativa e exploratória, a partir de materiais bibliográficos, documental e entrevista semi-estruturada com alguns atores participantes da política, direta ou indiretamente. Por fim, os resultados indicam que os principais mecanismos para a formação da agenda decisória e a consequente atenção ao Polo Automotivo da FCA – enquanto elemento alternativo para amenizar os problemas históricos de disparidade econômica e social na região –, foram às mudanças na estrutura governamental, o clima político nos níveis de governo Federal e Estadual (Pernambuco) e suas forças políticas organizadas. Observa-se também que a conformação do Polo Automotivo da FCA na região Nordeste apresenta-se tanto integrada a lógica do processo de expansão e valorização do capital quanto corrobora para o entendimento político do fomento a indústria automobilística enquanto política típica de países de industrialização tardia.Abstract : This paper presents a discussion related to the conformation of a public policy of regional development for the Brazilian Northeast. In the recent period, the federal policy agenda has been shaped by a rearrangement of old and new issues prioritized by the Government. Among the strategies to overcome interregional disparities, industrial policies continue to arouse political interest as an intervention action in the territory. Therefore, industrial and regional development policies are presented in an associated way. The Northeast question – taken as a political recognition of governmental intervention in the territory – corresponds to policies aimed at finding alternatives to the problems that accompany the historical formation of the region, especially those involving economic, social and structural issues. In this perspective, the present work analyzes the conformation process of the Fiat Chrysler Automobiles (FCA) Automotive Polo in the North area of Pernambuco state, in the city of Goiana, seeking to highlight the context of decisions and articulations among the main actors involved in the creation of competitive advantages to attract the most modern vehicle assembler group in the world. To do so, it is based on the analytical perspective of the Multiple Streams Model, proposed by John Kingdon, to discuss the convergence of three flows (problems, politics and policies) in the State's decision-making agenda and consequently the understanding of the insertion and prioritization issues on this agenda. The research comprises of a fundamentally qualitative and exploratory approach, based on bibliographical materials, documentaries and semi-structured interviews with some of the actors participating in the policy, directly or indirectly. Finally, the results indicate that the main mechanisms for the formation of the decision-making agenda and the consequent attention to the FCA Automotive Pole – as an alternative to alleviate the historical problems of economic and social disparity in the region – were to changes in the governmental structure, the political climate at Federal and State levels of government (Pernambuco) and its organized political forces. It is also observed that the conformation of the Automotive Pole of the FCA in the Northeast region presents both the logic of the expansion process and valorization of capital and corroborates for the political understanding of the promotion of the automobile industry as a typical policy of countries of late industrialization.179 p. : il. (algumas color.), grafs., tabs.application/pdfhttp://dx.doi.org/10.5380/bdc/20Desenvolvimento regional - Brasil, NordestePolíticas PúblicasIndústria automobilística - Brasil, NordesteBrasil, Nordeste - IndústriasFomento ao desenvolvimento regional em um país de industrialização tardia : o polo automotivo da FCA no nordeste brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALMIR CLEYDISON JOAQUIM DA SILVA.pdfapplication/pdf5599186https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54878/1/R%20-%20D%20-%20ALMIR%20CLEYDISON%20JOAQUIM%20DA%20SILVA.pdff5038fdb3cffaae38631c760e92bca95MD51open access1884/548782018-05-11 14:43:21.164open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54878Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-05-11T17:43:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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