Frequência da sonolência diurna excessiva em estudantes de turno parcial ou integral presenciais, conforme adiposidade, nível de aptidão física e tempo de tela

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Bajerski, Andrei Eduardo, 1985-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/71416
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Neiva Leite
id UFPR_6112abe50edb521513408656cee96116
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71416
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Bajerski, Andrei Eduardo, 1985-Leite, NeivaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física2021-07-22T22:18:24Z2021-07-22T22:18:24Z2020https://hdl.handle.net/1884/71416Orientadora: Profa. Dra. Neiva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 16/12/2020Inclui referências: p. 81-101Área de concentração: Atividade Física e SaúdeResumo: As características do sono, a prática de atividades físicas e o tempo de tela diários são variáveis relacionadas à saúde em adolescentes. O objetivo do estudo foi avaliar a frequência da sonolência diurna excessiva (SDE) em estudantes de Educação em Turno Parcial (ETP) ou Integral (ETI) presenciais, de acordo com adiposidade, nível de aptidão física e tempo de tela diário. Participaram desta pesquisa 277 adolescentes, sendo 93 estudantes de ETP e 184 de ETI, de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 19 anos. Todos os alunos foram avaliados quanto à estatura (cm), massa corporal (kg), circunferência da cintura (CC), força máxima de preensão manual (kgf) e flexibilidade. Calcularam-se o índice de massa corporal escore Z (IMC-z) e a relação cintura e estatura (RCEst). Foi aplicado o teste shuttle run de 20 metros (SR-20 m) para avaliar o consumo de oxigênio pico (VO2pico) e a classificação da aptidão cardiorrespiratória (APCR) em satisfatória e fraca. As respostas aos questionários Pediatric Daytime Sleepiness Scale e Questionário de Cronotipo de Munique foram utilizadas para avaliar o tempo de sono semanal (TSS), no fim de semana (TSFS), assim como o tempo de tela semanal (TTS) e no fim de semana (TTFS). Na análise de dados, realizou-se teste de normalidade de Shapiro Wilk e de acordo com a distribuição das variáveis foram aplicados testes paramétricos e não-paramétricos, bem como a regressão logística binária, considerando significativo p<0,05. A frequência de SDE foi 67,9% nos escolares, sendo que na ETP (78,5%) foi maior do que na ETI (62,5%, p<0,05). Em relação à idade e características antropométricas, dentro do mesmo sexo, meninos e meninas da ETP apresentaram maiores médias de idade, maturação, massa corporal, estatura e IMC do que os da ETI (p<0,05), porém sem diferenças de IMCz e RCEst. Os meninos da ETP apresentaram maiores médias para força manual, número de voltas no SR20m do que os do turno integral (p<0,05), sem diferenças para o VO2pico. Respectivamente, os meninos da ETP apresentaram maior pontuação do PDSS (18,41 vs 15,22 pontos) e TTS (10,11 vs 6,79 horas/dia) enquanto que os da ETI apresentaram maiores médias no TSS (7,62 vs 6,48 horas/dia, p<0,05). As alunas da ETI alcançaram médias maiores no VO2pico e força manual do que as da ETP (p<0,05), enquanto que as meninas da ETP revelaram maiores médias de TTS (10,03 horas/dia) do que as da ETI (6,12 horas/dia, p<0,05). Na comparação entre os sexos, a proporção de TSS <8,33 horas foi maior nos meninos (78,7%) do que em meninas (66,1%; p<0,05). A proporção do TTS excessivo foi maior nos escolares com SDE (88,3%) do que sem SDE (77,5%, p<0,05). Na amostra total, os escolares da ETP apresentaram maiores proporções de SDE (78,5%) e TSS <8,33 horas (86%) do que a ETI (62,5% e 66,3%, p<0,05). Destaca-se ainda que a ETI demonstrou maior proporção de APCR satisfatória (76,1%) do que ETP (64,5%; p<0,05), bem como escolares com APCR satisfatória apresentaram menor risco de SDE do que os com APCR fraca (p<0,05). As variáveis que foram previsoras significativas para SDE foram o sexo feminino (RC = 2,107), turno parcial (RC = 2,423), IMCz obesidade (RC = 3,402) e RCEst elevada (RC = 2,042). A APCR satisfatória demonstrou ser fator protetor, pois reduz a chance de SDE (RC=0,62). Conclui-se que o maior tempo de tela semanal acarretou em maior SDE, principalmente em escolares da ETP, talvez pela inadequação do tempo em atividades fora da escola. Enquanto que os escolares de ETI apresentaram melhor perfil de saúde, com menor frequência de SDE, assim como maior tempo de sono semanal e APCR satisfatória. Palavras-chave: Sonolência diurna. Aptidão física. Tempo de tela.Abstract: The characteristics of sleep, the practice of physical activities and the daily screen time are variables related to health in adolescents. The aim of the study was to assess the frequency of excessive daytime sleepiness (EDS) in part-time or full-time face-to-face students, according to adiposity, physical fitness level and daily screen time. 277 adolescents participated in this research, 93 of them part-time and 184 fulltime students, of both sexes, aged 10 to 19 years. All students were assessed for height (cm), body mass (kg), waist circumference (WC), maximum handgrip strength (kg) and flexibility. The body mass index Z score (BMI-z) and the waist-to-height ratio (WHtR) were calculated. The 20-meter shuttle run test (SR-20 m) was applied to assess peak oxygen consumption (VO2peak) and the classification of cardiorespiratory fitness (CRF) as satisfactory and weak. The responses to the Pediatric Daytime Sleepiness Scale and the Munich Chronotype Questionnaire were used to assess the weekday sleep time, weekend sleep time, as well as the weekday screen time and weekend screen time. In the data analysis, Shapiro Wilk normality test was performed and, according to the distribution of the variables, parametric and non-parametric tests were applied, as well as binary logistic regression, considering significant p<0.05. The frequency of EDS was 67.9% in schoolchildren, and in the partial shift (78.5%) it was higher than in the full shift (62.5%, p <0.05). Regarding age and anthropometric characteristics, within the same sex, boys and girls from part-time had higher mean age, maturation, body mass, height and BMI than those from full-time (p <0.05), but without differences in BMI-z and WHtR. Part-time boys had higher means for manual strength, number of turns in the SR20m than those of the full shift (p <0.05), with no differences for VO2peak. Respectively, part-time boys had higher scores of PDSS (18.41 vs 15.22 points) and weekday screen time (10.11 vs 6.79 hours / day) while full-time boys had higher averages of weekday sleep time (7, 62 vs 6.48 hours/day, p <0.05). Full-time students achieved higher averages in VO2peak and manual strength than those in part-time (p <0.05), while part-time girls revealed higher weekday screen time averages (10.03 hours/day) than full-time girls (6.12 hours/day, p <0.05). When comparing genders, the proportion of weekday sleep time <8.33 hours was higher in boys (78.7%) than in girls (66.1%; p <0.05). The proportion of excessive weekday screen time was higher in students with EDS (88.3%) than without EDS (77.5%, p <0.05). In the total sample, part-time students had higher proportions of EDS (78.5%) and weekday sleep time <8.33 hours (86%) than full-time students (62.5% and 66.3%, p <0.05). It should also be noted that fulltime education showed a higher proportion of satisfactory cardiorespiratory fitness (76.1%) than part-time education (64.5%; p <0.05), as well as students with satisfactory cardiorespiratory fitness presented lower risk of EDS than those with weak cardiorespiratory fitness (p <0.05). The variables that were significant predictors for EDS were female gender (CR = 2.107), partial shift (CR = 2.423), BMIz obesity (CR = 3.402) and high waist-to-height ratio (CR = 2.042). Satisfactory CRF proved to be a protective factor, as it reduces the chance of EDS (CR = 0.62). In conclusion, the higher weekday screen time resulted in a higher EDS, especially in part-time students, perhaps due to the greater inadequacy of the use of time in activities outside of school. While full-time students had a better health profile, with less frequency of EDS, as well as longer weekday sleep time and satisfactory cardiorespiratory fitness. Keywords: Daytime sleepiness. Physical fitness. Screen time.1 arquivo (126 p.) : il.application/pdfAptidão físicaSonoEducação FísicaFrequência da sonolência diurna excessiva em estudantes de turno parcial ou integral presenciais, conforme adiposidade, nível de aptidão física e tempo de telainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDREI EDUARDO BAJERSKI.pdfapplication/pdf1959006https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71416/1/R%20-%20D%20-%20ANDREI%20EDUARDO%20BAJERSKI.pdfcbccb08204b5fcb355a632fefe28ffdaMD51open access1884/714162021-07-22 19:18:24.678open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71416Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-22T22:18:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Frequência da sonolência diurna excessiva em estudantes de turno parcial ou integral presenciais, conforme adiposidade, nível de aptidão física e tempo de tela
title Frequência da sonolência diurna excessiva em estudantes de turno parcial ou integral presenciais, conforme adiposidade, nível de aptidão física e tempo de tela
spellingShingle Frequência da sonolência diurna excessiva em estudantes de turno parcial ou integral presenciais, conforme adiposidade, nível de aptidão física e tempo de tela
Bajerski, Andrei Eduardo, 1985-
Aptidão física
Sono
Educação Física
title_short Frequência da sonolência diurna excessiva em estudantes de turno parcial ou integral presenciais, conforme adiposidade, nível de aptidão física e tempo de tela
title_full Frequência da sonolência diurna excessiva em estudantes de turno parcial ou integral presenciais, conforme adiposidade, nível de aptidão física e tempo de tela
title_fullStr Frequência da sonolência diurna excessiva em estudantes de turno parcial ou integral presenciais, conforme adiposidade, nível de aptidão física e tempo de tela
title_full_unstemmed Frequência da sonolência diurna excessiva em estudantes de turno parcial ou integral presenciais, conforme adiposidade, nível de aptidão física e tempo de tela
title_sort Frequência da sonolência diurna excessiva em estudantes de turno parcial ou integral presenciais, conforme adiposidade, nível de aptidão física e tempo de tela
author Bajerski, Andrei Eduardo, 1985-
author_facet Bajerski, Andrei Eduardo, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Leite, Neiva
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Bajerski, Andrei Eduardo, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão física
Sono
Educação Física
topic Aptidão física
Sono
Educação Física
description Orientadora: Profa. Dra. Neiva Leite
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-22T22:18:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-22T22:18:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71416
url https://hdl.handle.net/1884/71416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (126 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71416/1/R%20-%20D%20-%20ANDREI%20EDUARDO%20BAJERSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cbccb08204b5fcb355a632fefe28ffda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438324872970240