Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Castro, Elizabeth Amorim de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/25984
Resumo: Orientadora: Prof. Dr. Magnus Roberto de Mello Pereira
id UFPR_63d0ad128d4faa16cef6eb0b10d734dc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25984
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Pereira, Magnus Roberto de Mello, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaCastro, Elizabeth Amorim de2024-03-11T13:59:39Z2024-03-11T13:59:39Z2010https://hdl.handle.net/1884/25984Orientadora: Prof. Dr. Magnus Roberto de Mello PereiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 11/08/2010Bibliografia: fls. 338-343Resumo: O edifício escolar é um produto cultural histórica e geograficamente determinado, concebido a partir da teoria e da prática arquitetônica, estruturadas em princípios e conceitos, como uma resposta às demandas programáticas, pedagógicas, higienistas e sociais vigentes. A partir de tais pressupostos é realizada a leitura e a interpretação da historia da educação peia arquitetura dos edifícios escolares analisando o processo de constituição histórica dos edifícios escolares do Paraná entre 1853 e 1955, distribuídos em cinco períodos. Para o desenvolvimento do estudo são utilizadas categorias analíticas próprias da isciplina como o programa de necessidades, o partido arquitetônico, a técnica construtiva e a modenatura, que identificam permanências e mudanças e a constituição de tipologias espaciais. Considerando que a racionalidade, a utilidade, a economia e a adequação integram o caráter do edifício escolar em todo o período é examinada a solução da arquitetura para as diferentes necessidades e imposições pedagógicas e higienistas.Abstract: The School Building is a cultural outcome, geographically and historically determined, conceived as such from the Theory and Architectural Practices, structured on principles and concepts as a response to the programmatic, pedagogical, hygienist and social current demands. Departing from such presumptions, it is put forth the reading and the interpretation of the History of the Education through the School BuHdings ' architecture, taking into analysis the historical embodiment of School Buildings in the State of Paraná between 1853 and 1955, disposed in five periods. As for the development of the study, analytical categories relevant to the discipline are used - like the necessities program, the architectural parti, the construction technique and the ordonnance, which identify continuities and changes, and the constitution of spatial typology. Considering that the rationality, the usefulness, the economy and the adequacy - all of which make up the School Building's character throughout the entire period, it is then examined the architectural solutions for the distinguished necessities and the pedagogical and hygienist impositions.2 v. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEdifícios escolaresHistóriaArquitetura - ParanáArquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALarquitetura escolar_elizabeth.pdfapplication/pdf46010527https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25984/1/arquitetura%20escolar_elizabeth.pdfa896b979b3ea94013fb00b5dbdc3aebfMD51open accessTEXTarquitetura escolar_elizabeth.pdf.txtExtracted Texttext/plain942702https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25984/2/arquitetura%20escolar_elizabeth.pdf.txta2ad3d2696e4f568b6489a00b8c4e260MD52open accessTHUMBNAILarquitetura escolar_elizabeth.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1613https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25984/3/arquitetura%20escolar_elizabeth.pdf.jpg006201378347e7960a6fbad368be8c08MD53open access1884/259842024-03-11 10:59:39.331open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25984Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-11T13:59:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)
title Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)
spellingShingle Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)
Castro, Elizabeth Amorim de
Edifícios escolares
História
Arquitetura - Paraná
title_short Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)
title_full Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)
title_fullStr Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)
title_full_unstemmed Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)
title_sort Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)
author Castro, Elizabeth Amorim de
author_facet Castro, Elizabeth Amorim de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pereira, Magnus Roberto de Mello, 1953-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Elizabeth Amorim de
dc.subject.por.fl_str_mv Edifícios escolares
História
Arquitetura - Paraná
topic Edifícios escolares
História
Arquitetura - Paraná
description Orientadora: Prof. Dr. Magnus Roberto de Mello Pereira
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-11T13:59:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-11T13:59:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25984
url https://hdl.handle.net/1884/25984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 v. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25984/1/arquitetura%20escolar_elizabeth.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25984/2/arquitetura%20escolar_elizabeth.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25984/3/arquitetura%20escolar_elizabeth.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a896b979b3ea94013fb00b5dbdc3aebf
a2ad3d2696e4f568b6489a00b8c4e260
006201378347e7960a6fbad368be8c08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861076476755968