Construções de gênero, masculinidade e performances no balé : observações e narrativas sobre vivências de bailarinos em um universo feminino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Souza, Maria Thereza Oliveira, 1993-
Orientador(a): Capraro, André Mendes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/73662
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André Mendes Capraro
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spelling Souza, Maria Thereza Oliveira, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaCapraro, André Mendes2022-03-09T19:50:21Z2022-03-09T19:50:21Z2021https://hdl.handle.net/1884/73662Orientador: Prof. Dr. André Mendes CapraroTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 23/08/2021Inclui referências: p. 174-179Resumo: O objetivo geral da presente pesquisa foi investigar e tensionar as características das relações sociais presentes no balé, com especial atenção para as vivências de homens nesse espaço, bem como para as conexões entre prática corporal, performatividade de gênero e sexualidade. O trabalho foi construído por meio do método PhD by Published Work e os resultados se encontram divididos em seis artigos científicos. Foi definida uma escola de balé vinculada a um importante teatro do Brasil para realizar a pesquisa a partir de observação direta e, posteriormente, para a realização de entrevistas com bailarinos e professores. Além disso, como ponto de partida foram feitas pesquisas em bases de dados nacionais e internacionais para constituir a base teórica da investigação. Conclui-se que, ao menos nesse ambiente investigado, não se pode dizer que a visão do senso comum é errônea vinculada ao homem bailarino. Não é um estereótipo falar que a maioria dos integrantes desse espaço é homossexual e subverte as normas clássicas vinculadas à masculinidade hegemônica no ocidente. Isso porque esse aspecto condiz com a realidade e deve ser tratado com a naturalidade e a transparência que lhe cabe. Ou seja, o que se deve contestar e combater são as vinculações negativas que o senso comum traz a esse fato. Confirmou-se, então, a hipótese inicial de que o pedaço investigado se configura como um ambiente protetivo em relação a performatividades de gênero e identidades sexuais consideradas desviantes na lógica heteronormativa. Foi possível perceber, por meio de observações de aulas mistas, que fora dos palcos meninos e meninas convivem de forma próxima, pacífica, e com comportamentos e características símiles. Isso acontece por conta da aproximação dos meninos daqueles clássicos comportamentos vinculados às mulheres. Por outro lado, quando se trata das representações artísticas, as características femininas de delicadeza e leveza são exigidas constantemente das mulheres enquanto dos homens é requisitado que se apresentem de forma viril e cavalheiresca. Por fim, os professores tentaram desvincular a imagem de extremo autoritarismo do mundo do balé. Fizeram isso enfatizando que atualmente os profissionais têm uma formação científica mais vasta. Eles também defenderam que é necessária uma formação educacional mais ampla e humana nessa prática, já que o mercado para bailarinos é pequeno no Brasil e apenas uma pequena parte deles vai se tornar profissional.Abstract: The aim of this research was to investigate the characteristics of social relations present in ballet, with special attention to the experiences of men in this space, as well as to the connections between physical practice, gender performativity and sexuality. The work was built using the PhD by Published Work method and the results are divided into six scientific articles. A ballet school linked to an important theater in Brazil was defined to carry out the research based on direct observation and, later, to conduct interviews with dancers and teachers. Furthermore, as a starting point, research was carried out in national and international databases to form the theoretical basis of the investigation. It is concluded that, at least in this investigated environment, it cannot be said that the common sense view is erroneously linked to the male dancer. It is not a stereotype to say that most members of this space are homosexual and subvert the classic norms linked to hegemonic masculinity in the West. This aspect matches reality and must be treated with the naturalness and transparency that it is due. In other words, what must be contested and fought against are the negative links that common sense brings to this fact. Thus, the initial hypothesis that the investigated piece is configured as a protective environment in relation to gender performativities and sexual identities considered deviant in the heteronormative logic was confirmed. It was possible to notice, through observations of mixed classes, that offstage boys and girls coexist in a close, peaceful way, and with similar behaviors and characteristics. This happens because of the boys' approach to those classic behaviors linked to women. On the other hand, when it comes to artistic representations, the feminine characteristics of delicacy and lightness are constantly required from women, while men are required to present themselves in a virile and chivalrous manner. Finally, the professors tried to disentangle the image of extreme authoritarianism from the ballet world. They did this by emphasizing that today professionals have a broader scientific background. They also defended the need for a broader and more humane educational training in this practice, since the market for dancers is small in Brazil and only a small part of them will become professional.1 arquivo (189 p.) : PDF.application/pdfGêneroSexo - DiferençasMasculinidadeBalé (Dança)CorpoEducação FísicaConstruções de gênero, masculinidade e performances no balé : observações e narrativas sobre vivências de bailarinos em um universo femininoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARIA THEREZA OLIVEIRA SOUZA.pdfapplication/pdf5690673https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73662/1/R%20-%20T%20-%20MARIA%20THEREZA%20OLIVEIRA%20SOUZA.pdfee3c32e2dc2e6c61e36cc86d78b4d3aeMD51open access1884/736622022-03-09 16:50:21.511open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73662Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-09T19:50:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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