A Identidade profissional e repertórios musicais de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Dalcol, Lilian, 1978-
Orientador(a): Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/58846
Resumo: Orientador: Guilherme Balande Romanelli
id UFPR_6ad91e0a69d48baba30a629a796359c6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58846
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Dalcol, Lilian, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-2019-05-18T16:34:11Z2019-05-18T16:34:11Z2018https://hdl.handle.net/1884/58846Orientador: Guilherme Balande RomanelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 11/10/2018Inclui referências: p. 123-133Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a identidade profissional de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e seus repertórios musicais. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa documental a partir de um levantamento de dados sobre o contexto e por uma survey, com a aplicação de questionário aos professores. Para a construção do cenário identitário da atuação docente com educação musical no município de Curitiba, procurou-se identificar aspectos pessoais e profissionais característicos do grupo e experiências e vivências musicais formadoras de suas identidades musicais. Este estudo foi embasado no conceito de identidade musical em Hargreaves, Macdonald e Miell (2004), identidade profissional em Libâneo (2004), Pimenta (2000) e Gati (2003) bem como no desenvolvimento profissional em Huberman (1992), Romanowski (2007), Vaillant e Marcelo (2012) e André (2010). Como aporte teórico para cultura, escola, música e arte, recorreu-se aos estudos de autores como Williams (2011), Charlot (2013), Bourdieu e Darbel (2016) e Forquin (1993). As reflexões sobre educação musical permearam, especialmente, as ideias de Kraemer (2000), Arroyo (1999), Penna (2012) e França e Swanwick (2002). Buscou-se conhecer os repertórios musicais pessoais dos professores e os selecionados para a sala de aula, bem como a relevância do processo formativo no desenvolvimento profissional e sua contribuição na ampliação desses repertórios. Os resultados possibilitaram a compreensão da existência de um grupo de professores coeso nas escolas municipais de Curitiba, cuja identidade de professor de música vem se desenvolvendo na última década e é caracterizada pelas experiências escolares possibilitadas pelas modalidades de oferta do ensino de música na Rede Municipal de Ensino, pelo processo formativo de desenvolvimento profissional, pela predisposição em cantar ou tocar um instrumento musical e pelas experiências musicais constituintes de suas identidades musicais em diferentes épocas e espaços sociais. Palavras-chave: Identidade musical. Identidade profissional. Educação musical na escola básica. Repertórios musicais de docentes.Abstract: This research aims to investigate the professional identity of music teachers of the Curitiba Teaching Municipal Network and their musical repertoires. The research was carried out through a documentary research, with a data collection about the context and a survey, with the application of a questionnaire to the teachers. In order to construct the identity scenario of the teaching performance with musical education in the city of Curitiba, it was sought to identify personal and professional aspects characteristic of the group besides the experiences and musical experiences that formed their musical identities. This study was based on the concept of musical identity found in Hargreaves, Macdonald and Miell (2004), professional identity in Libâneo (2004), Pimenta (2000) and Gati (2003) as well as in professional development in Huberman (1992), Romanowski 2007), Vaillant and Marcelo (2012) and André (2010). As a theoretical contribution to culture, school, music and art, we used authors such as Williams (2011), Charlot (2013), Bourdieu and Darbel (2016) and Forquin (1993). The reflections on musical education permeated, especially, the ideas of Kraemer (2000), Arroyo (1999), Penna (2012) and France and Swanwick (2002). It was sought to know the personal musical repertoires of teachers and those selected for the classroom, as well as the relevance of the formative process in professional development and its contribution in the expansion of these repertoires. The results allowed the understanding of the existence of a coherent group of teachers in the municipal schools of Curitiba, whose identity as music teacher has been developing in the last decade and is characterized by the school experiences made possible by the modalities of music teaching offered in the Municipal Network of Teaching, by the formative process of professional development, by the predisposition to sing or play a musical instrument and by the musical experiences constituent of their musical identities in different times and social spaces. Key words: Musical identity, Professional identity, Musical education in the basic school, Musical repertoires of teachers133 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducaçao musicalMúsicaMúsicaA Identidade profissional e repertórios musicais de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LILIAN DALCOL.pdfapplication/pdf2982769https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58846/1/R%20-%20D%20-%20LILIAN%20DALCOL.pdf40fdbf1e00ed860aeade26407a420c8fMD51open access1884/588462019-05-18 13:34:11.383open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58846Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-18T16:34:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Identidade profissional e repertórios musicais de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
title A Identidade profissional e repertórios musicais de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
spellingShingle A Identidade profissional e repertórios musicais de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Dalcol, Lilian, 1978-
Educaçao musical
Música
Música
title_short A Identidade profissional e repertórios musicais de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
title_full A Identidade profissional e repertórios musicais de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
title_fullStr A Identidade profissional e repertórios musicais de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
title_full_unstemmed A Identidade profissional e repertórios musicais de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
title_sort A Identidade profissional e repertórios musicais de professores de música da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
author Dalcol, Lilian, 1978-
author_facet Dalcol, Lilian, 1978-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalcol, Lilian, 1978-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-
contributor_str_mv Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Educaçao musical
Música
Música
topic Educaçao musical
Música
Música
description Orientador: Guilherme Balande Romanelli
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-18T16:34:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-18T16:34:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58846
url https://hdl.handle.net/1884/58846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58846/1/R%20-%20D%20-%20LILIAN%20DALCOL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 40fdbf1e00ed860aeade26407a420c8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699572599881728