Dois ensaios sobre a qualidade da educação e crescimento regional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Gomes, Laura Calvi
Orientador(a): Porsse, Alexandre Alves, 1974-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/49055
Resumo: Orientador : Prof . Dr. Alexandre Alves Porsse
id UFPR_769b3413faad6ffa46ba0fba8f61c3dd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49055
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Gomes, Laura CalviUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoPorsse, Alexandre Alves, 1974-2017-09-19T19:00:56Z2017-09-19T19:00:56Z2017http://hdl.handle.net/1884/49055Orientador : Prof . Dr. Alexandre Alves PorsseDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : Curitiba, 29/03/2017Inclui referências : f. 101-108Resumo: O presente trabalho está dividido em dois ensaios, o primeiro contendo a parte teórica e o segundo, a empírica. Assim, este estudo investiga o papel da qualidade da educação básica sobre o PIB per capita para o ano de 2010, em diversos níveis territoriais para todo o Brasil: municipal, microrregional, mesorregional e estadual. O ponto de partida é um modelo OLS com dados cross-section para definição do PIB per capita, com variáveis explicativas de capital humano (aspectos quantitativos e qualitativos da educação), capital físico, infraestrutura, taxa de urbanização e densidade demográfica. Foram criadas duas especificações para este modelo: uma com e a outra sem a proxy da qualidade da educação fundamental: a nota média padronizada da Prova Brasil. Para examinar como a divisão territorial afeta essas variáveis, empregou-se as técnicas de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e de estimação de modelos espaciais. Foram estes: modelo de defasagem da variável dependente (SAR), defasagem do termo de erro (SEM), modelo Durbin espacial (SDM) e modelo de defasagem com erro espacial (SAC). Por meio do teste I-Moran, a dependência espacial foi detectada nos níveis de municípios, microrregiões e mesorregiões. A variável qualitativa da educação se mostrou positiva e significativa em todas as estimações, reduzindo o efeito das demais variáveis quando incorporada no modelo (especificação 2). Além disso, a hipótese de que quanto maior for o nível de agregação territorial, mais forte será o efeito da qualidade educacional sobre o PIB per capita foi verificada, entretanto o ganho mais expressivo é passando do nível de município para microrregião. Apesar de seu efeito positivo e significativo localmente, a variável qualitativa e as quantitativas do capital humano, quando defasadas espacialmente, se mostraram ora não significativas, ora com sinal negativo. Esse sinal contra intuitivo indica que os vizinhos não transbordam os benefícios de seu conhecimento ao local de referência, o que pode indicar concentração de conhecimento ou a presença de spillovers (transbordamentos) negativos, levantando a hipótese de migração para garantir o ganho esperado na renda. Reitera-se, pois, a necessidade de políticas públicas educacionais mais focalizadas espacialmente, levando em consideração as heterogeneidades presentes no subespaço brasileiro. Palavras-chave: PIB per capita; Qualidade da Educação; Econometria Espacial; Subespaços brasileiros; Spillovers.Abstract: This study is split in two essays, the first one englobes the theoretical part, and the second one, the empirical. Thus, this thesis investigates the role of basic education quality in GDP per capita in 2010, at various territorial levels for whole Brazil: municipal, microregional, meso-regional and state. The starting point is an OLS model with cross-section data for the GDP per capita's definition, with independent variables to human capital (quantitative and qualitative aspects of education), physical capital, infrastructure, urbanization rate and demographic density. Two specifications were created for this model: one with and the other without the proxy of the educational quality: the standardized average grade of "Prova Brasil". To examine how the territorial division affects these variables, we have used the techniques Exploratory Analysis of Spatial Data (EASD) and estimation of spatial models. These models were: Spatial Autoregressive Model (SAR), Spatial Error Model (SEM), Spatial Durbin Model (SDM) and Spatial Autoregressive Confused model (SAC). Through the I-Moran test, spatial dependence was detected at the levels of municipalities, microregions and mesoregions. The qualitative variable of education was positive and significant in every estimation, reducing the effect of the other variables when incorportated in the model (specification 2). In addition, the hypothesis that the higher the level of territorial aggregation, the stronger the effect of educational quality on GDP per capita was verified, however the most expressive gain is from the city level to microregion. Despite its positive and locally significant effect, the human capital's qualitative and quantitative variables, when spatially lagged, were sometimes non-significant, sometimes negative. This counter-intuitive signal indicates that neighbors do not overflow the benefits of their knowledge to the referent place, which may indicate concentration of knowledge or the negative spillovers' presence, raising the migration hypothesis to guarantee the expected income gain. It enforces the need for educational public policies, taking into account the heterogeneities present in the Brazilian subspace. Key-words: GDP per capita; Educational Quality; Spatial Econometrics; Brazillian Subspaces; Spillovers.108 p. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalCrescimento e desenvolvimento economicoDesenvolvimento regional - BrasilProduto interno bruto - BrasilEducação - QualidadeEconometriaEducação - Politicas publicasDois ensaios sobre a qualidade da educação e crescimento regional no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LAURA CALVI GOMES.pdfapplication/pdf2207235https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49055/1/R%20-%20D%20-%20LAURA%20CALVI%20GOMES.pdfd0b873ae66151efaeef1827207b4e9bbMD51open access1884/490552017-09-19 16:00:57.027open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49055Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-09-19T19:00:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dois ensaios sobre a qualidade da educação e crescimento regional no Brasil
title Dois ensaios sobre a qualidade da educação e crescimento regional no Brasil
spellingShingle Dois ensaios sobre a qualidade da educação e crescimento regional no Brasil
Gomes, Laura Calvi
Crescimento e desenvolvimento economico
Desenvolvimento regional - Brasil
Produto interno bruto - Brasil
Educação - Qualidade
Econometria
Educação - Politicas publicas
title_short Dois ensaios sobre a qualidade da educação e crescimento regional no Brasil
title_full Dois ensaios sobre a qualidade da educação e crescimento regional no Brasil
title_fullStr Dois ensaios sobre a qualidade da educação e crescimento regional no Brasil
title_full_unstemmed Dois ensaios sobre a qualidade da educação e crescimento regional no Brasil
title_sort Dois ensaios sobre a qualidade da educação e crescimento regional no Brasil
author Gomes, Laura Calvi
author_facet Gomes, Laura Calvi
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Laura Calvi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porsse, Alexandre Alves, 1974-
contributor_str_mv Porsse, Alexandre Alves, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Crescimento e desenvolvimento economico
Desenvolvimento regional - Brasil
Produto interno bruto - Brasil
Educação - Qualidade
Econometria
Educação - Politicas publicas
topic Crescimento e desenvolvimento economico
Desenvolvimento regional - Brasil
Produto interno bruto - Brasil
Educação - Qualidade
Econometria
Educação - Politicas publicas
description Orientador : Prof . Dr. Alexandre Alves Porsse
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-19T19:00:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-19T19:00:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/49055
url http://hdl.handle.net/1884/49055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 p. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49055/1/R%20-%20D%20-%20LAURA%20CALVI%20GOMES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d0b873ae66151efaeef1827207b4e9bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861197986791424