A representação da mulher na lírica camoniana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Vaghetti, André Luis do Amaral
Orientador(a): Filizola, Anamaria, 1952-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/24566
Resumo: Orientador: Anamaria Filizola
id UFPR_7bc74e4c3f222126c2b8a77dd6373fbb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24566
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFilizola, Anamaria, 1952-Vaghetti, André Luis do Amaral2024-12-19T20:12:43Z2024-12-19T20:12:43Z2002Brochhttps://hdl.handle.net/1884/24566Orientador: Anamaria FilizolaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Letras. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Defesa : Curitiba, 09/04/2002Inclui bibliografiaResumo : Camões é um típico poeta de seu tempo, ele é variado e múltiplo como o século XVI, mas sem tirar, de uma vez, os pés da Idade Média. Em sua obra, coexistem tradição e inovação, saber letrado e experiência vivida, mitologia e cristianismo, alegria e angústia, paixão carnal e idealismo amoroso. O poeta lembra a existência breve e atormentada do homem. A obra lírica revela, de um lado, a influência da tradição popular da Península Ibérica e, de outro, a influência de autores da Antigüidade, como Ovidio, Horácio, Virgílio, etc., e dos humanistas, como os italianos Petrarca e Sannazaro e os espanhóis, Boscán e Garcilaso. A presença marcante da tradição poética peninsular, em Camões, evidencia-se nas redondilhas, com seu humor, sua linguagem coloquial e seu realismo na representação de dramas sentimentais, retomando e enriquecendo a poesia do Cancioneiro Geral, na representação das tópicas das cantigas de amor e de amigo. A densidade da poesia lírica camoniana revela-se plenamente nos textos de inspiração renascentista em medida nova - nos sonetos, odes, canções, éclogas, etc. - aí está expressa sua constante reflexão sobre a vida humana, a análise do contraditório mundo dos sentimentos, principalmente o amor, o qual tem a manifestação platônica. Embora, se possa reconhecer as diversas influências recebidas por Camões, em sua obra lírica, não foi o poeta um simples imitador ou reprodutor de modelos, pois foi capaz de desenvolver, de modo criativo, temas comuns aos poetas de seu tempo, e até anteriores. Das características da poesia lírica camoniana, destacamos a visão idealizada da mulher, que, por influência, de Petrarca e do Neoplatonismo em circulação na época, é vista, diferentemente das redondilhas por exemplo, como um ser superior, encarnação, no mundo terreno do Amor, para representar o Amor Absoluto, que é purificado e livre das paixões carnais e cuja essência reside no mundo eterno e transcendental; daí a atitude de submissão e enlevo em relação à mulher. Entretanto, isso não impede que Camões fale da atração que o amor físico exerce sobre ele. Coexistindo, portanto, as duas concepções de Amor na lírica camoniana, que tem sua representação desenvolvida a partir da figura da mulher.Abstract : Camões is a typical poet of his time; he is miscellaneous and multiple like the 16th. Century, but he did not give his feet of the Meddle Age completely. There are in his work, in the same time, tradition and innovation, scholar culture and vivid experience, mythology and christianise, happiness and misery, passion and lovely idealism. The Poet remembers the brief and stricken existence of the man. The lyrical work reveals the influence of the popular tradition of the Iberian Peninsula. On the other hand, it reveals the influence of the authors of the Antiquity like Ovidio, Horário, Virgilio, etc, and the influence of the humanists like the Italians Petrarca and Sannazaro, or the Spanish Boscan and Garcillaso. The tradition of the poetic peninsular has the main mark presented in the old measure, with its humour, citizen language, and its realism to represent the sentimental dramas. So, and in the same time which it regained and became rich the topics of the love and friend chansons' of the poetry Cancioneiro Geral's. The density of the lyric poetry is showed fully in the texts that have the renaissance inspiration in new measure, as the sonnets, odes, chansons, eclogues, etc. In this texts is expressed the constant reflection about the human life, the contradictory analyse of feelings world's, mainly the love that has the platonic manifestation. It is possible to recognise the various influences in the Camões' lyrical work. However, the Poet was not a simple imitator or re-maker of the models, he was able to development, in a creative way, commons themes of the contemporary poets and so before this. In the lyrical poetry, we detached the ideal vision of the woman like a superior form, as influence of Petrarca and the neo-platonic in circulation in this the period, a re-fleshed in the overland world to present the absolute Love, that is purified and free of the fleshly passions and whose essence is in the eternal and transcendental world. Because of this, there is an attitude of the submission and devotion towards woman. However, this fact, do not arrest Camões to talk about the physical love and the attraction exerted over him. Therefore, there are two conceptions about the Love that has development the representation in the woman's figure.v, 103 f.application/pdfDisponível em formato digitalCamões, Luis de, 1524?-1580Mulheres e literaturaPoesia portuguesa - Periodo classico - 1500-1700Redação acadêmicaCNPqA representação da mulher na lírica camonianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - VAGHETTI, ANDRE LUIS DO AMARAL.pdfapplication/pdf3522488https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24566/1/D%20-%20VAGHETTI%2c%20ANDRE%20LUIS%20DO%20AMARAL.pdf198ba508a48ffc95f15f9f52e60b46a3MD51open accessTEXTD - VAGHETTI, ANDRE LUIS DO AMARAL.pdf.txtExtracted Texttext/plain228874https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24566/2/D%20-%20VAGHETTI%2c%20ANDRE%20LUIS%20DO%20AMARAL.pdf.txtefc6b949d32abb1454c05fa61c769f17MD52open accessTHUMBNAILD - VAGHETTI, ANDRE LUIS DO AMARAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24566/3/D%20-%20VAGHETTI%2c%20ANDRE%20LUIS%20DO%20AMARAL.pdf.jpg2644d61ed1e5d03058041cec4475f86fMD53open access1884/245662024-12-19 17:12:43.442open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24566Repositório InstitucionalPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestinformacaodigital@ufpr.bropendoar:3082024-12-19T20:12:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação da mulher na lírica camoniana
title A representação da mulher na lírica camoniana
spellingShingle A representação da mulher na lírica camoniana
Vaghetti, André Luis do Amaral
Camões, Luis de, 1524?-1580
Mulheres e literatura
Poesia portuguesa - Periodo classico - 1500-1700
Redação acadêmica
CNPq
title_short A representação da mulher na lírica camoniana
title_full A representação da mulher na lírica camoniana
title_fullStr A representação da mulher na lírica camoniana
title_full_unstemmed A representação da mulher na lírica camoniana
title_sort A representação da mulher na lírica camoniana
author Vaghetti, André Luis do Amaral
author_facet Vaghetti, André Luis do Amaral
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Filizola, Anamaria, 1952-
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaghetti, André Luis do Amaral
contributor_str_mv Filizola, Anamaria, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Camões, Luis de, 1524?-1580
Mulheres e literatura
Poesia portuguesa - Periodo classico - 1500-1700
Redação acadêmica
CNPq
topic Camões, Luis de, 1524?-1580
Mulheres e literatura
Poesia portuguesa - Periodo classico - 1500-1700
Redação acadêmica
CNPq
description Orientador: Anamaria Filizola
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-12-19T20:12:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-12-19T20:12:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv Broch
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24566
identifier_str_mv Broch
url https://hdl.handle.net/1884/24566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv v, 103 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24566/1/D%20-%20VAGHETTI%2c%20ANDRE%20LUIS%20DO%20AMARAL.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24566/2/D%20-%20VAGHETTI%2c%20ANDRE%20LUIS%20DO%20AMARAL.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24566/3/D%20-%20VAGHETTI%2c%20ANDRE%20LUIS%20DO%20AMARAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 198ba508a48ffc95f15f9f52e60b46a3
efc6b949d32abb1454c05fa61c769f17
2644d61ed1e5d03058041cec4475f86f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv informacaodigital@ufpr.br
_version_ 1847526197100019712