Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Souza, Mônica Diniz de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/52215
Resumo: Orientadora: Profª Drª Daniele Saheb
id UFPR_7d802601a70641fa2fb50cbf31c49766
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52215
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Souza, Mônica Diniz deSaheb, DanieleUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-17T12:04:14Z2020-12-17T12:04:14Z2017https://hdl.handle.net/1884/52215Orientadora: Profª Drª Daniele SahebDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/08/2017Inclui referências : f. 128-133Resumo: Os espaços/ambientes escolares são espaços de formação humana, seu objetivo é formar sujeitos capazes de agir e compreender o mundo a sua volta de forma crítica. Os espaços/ambientes da Educação Infantil educam e revelam o trabalho desenvolvido, e por isso estudá-los permitiu compreender que a organização de um espaço reflete a qualidade do cuidado com as crianças e também com o meio ambiente. Destarte, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre a organização dos espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em Educação Ambiental, tendo como problema de pesquisa: como a organização dos espaços/ambientes de infância podem potencializar práticas pedagógicas em EA? A fim de alcançar o objetivo geral desta dissertação, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, desenvolvida em um Centro de Educação Infantil de Curitiba. Para a coleta de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: observação não participante, análise do Projeto Político-pedagógico e entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram que é preciso qualificar as vivências das crianças preparando espaços/ambientes de infância que promovam a qualidade de vida e instiguem as crianças à investigação do seu meio. Os espaços/ambientes devem ser os verdadeiros mediadores das ações, integradores de conhecimentos e experiências, onde a criança possa agir de forma autônoma. Este estudo contribuirá para o debate acerca dos desafios e possibilidades quanto à organização dos espaços/ambientes e a sua relação com EA. Palavras chave: Espaços/Ambientes; Educação Ambiental; Educação Infantil.Abstract: The school spaces/environments are spaces of human formation, its objective is to form person capable of acting and understanding the world around them critically. The spaces/environments of Early Childhood Education educate and reveal the work developed, and therefore studying them allowed us to understand that the organization of a space reflects the quality of care with children and also with the environment. Thus, the general objective of this research is to analyze the relationship between the organization of the childhood spaces/environments and the pedagogical practices in Environmental Education, having as research problem: how the organization of childhood spaces/environments can potentiate pedagogical practices in environmental education? In order to reach the general objective of this dissertation, a qualitative exploratory research was developed at a Center for Early Childhood Education in Curitiba. For data collection, the following instruments were used: non-participant observation, analysis of the Political-Pedagogical Project and semi-structured interviews. The data were analyzed using the content analysis technique of Bardin (2011). The results revealed that it is necessary to qualify the children's experiences by preparing childhood spaces/environments that promote the quality of life and instigate children to the investigation of their environment. Spaces/environments must be the true mediators of actions, integrators of knowledge and experiences, where the child can act autonomously. This study will contribute to the debate about the challenges and possibilities regarding the organization of spaces/environments and their relation with environmental education. Keywords: Spaces / Environments; Environmental education; Child education138 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação ambientalEducação infantilEducação de criançasEspaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MONICA DINIZ DE SOUZA.pdfapplication/pdf1724615https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52215/1/R%20-%20D%20-%20MONICA%20DINIZ%20DE%20SOUZA.pdf8c2ba3e4fb9ce1b8a621b8b47da21e1cMD51open access1884/522152020-12-17 09:04:14.629open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52215Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-17T12:04:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
title Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
spellingShingle Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
Souza, Mônica Diniz de
Educação
Educação ambiental
Educação infantil
Educação de crianças
title_short Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
title_full Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
title_fullStr Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
title_full_unstemmed Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
title_sort Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
author Souza, Mônica Diniz de
author_facet Souza, Mônica Diniz de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Saheb, Daniele
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mônica Diniz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação ambiental
Educação infantil
Educação de crianças
topic Educação
Educação ambiental
Educação infantil
Educação de crianças
description Orientadora: Profª Drª Daniele Saheb
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-17T12:04:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-17T12:04:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52215
url https://hdl.handle.net/1884/52215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52215/1/R%20-%20D%20-%20MONICA%20DINIZ%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c2ba3e4fb9ce1b8a621b8b47da21e1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438391154507776