Curitiba e desigualdade : sentidos de bairro e de cidade tecidos por crianças de regiões e contextos socioeconômicos diferentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cardoso, Julia do Carmo Pabst Scholochuski, 1983-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/57390
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Valéria Milena Röhrich Ferreira
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spelling Cardoso, Julia do Carmo Pabst Scholochuski, 1983-Ferreira, Valéria Milena RöhrichUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2018-11-19T14:14:57Z2018-11-19T14:14:57Z2018https://hdl.handle.net/1884/57390Orientadora: Profª. Drª. Valéria Milena Röhrich FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/06/2018Inclui referências: p.165-172Área de concentração:Resumo: Investigou-se nessa pesquisa a utilização e a significação dos espaços de dois diferentes bairros da cidade de Curitiba por crianças pertencentes à rede pública e privada de ensino. Essa escolha partiu da necessidade de entender como crianças, sendo atores sociais e sujeitos de direitos, tecem formas de viver em contextos espaciais desiguais. Partiu do seguinte problema de pesquisa: onde e como crianças tecem suas redes de interdependência e dão significados aos espaços do bairro e da cidade morando em regiões diferentes de Curitiba e, mais especificamente, sendo estudantes de escola pública ou privada? Realizou-se conversas com crianças de duas escolas públicas e duas escolas privadas dos bairros Tatuquara e Campo Comprido e observação em áreas verdes desses bairros. Utilizou-se como referencial teórico autores da Sociologia como Norbert Elias (conceitos de sociedade, indivíduo e rede de interdependência); da Sociologia da Infância como Sarmento (criança sendo sujeito de direitos e infância como construção social) e Corsaro (criança sendo produtora de cultura); da Sociologia Urbana e da Geografia como Castells (espaço como expressão da sociedade) e Lefebvre (conceito de urbano e direito à cidade) e, para discutir a desigualdade permeando as relações sociais na sociedade contemporânea, utilizou-se das discussões de Bauman, Noguera e Reygadas. Após a análise dos dados (Bardin), verificou-se quatro indicadores: o medo, o consumo, o brincar e a desigualdade. Depois, organizou-se a rede de interdependência (Elias) de uma criança de cada escola. Quanto aos resultados, evidenciou-se que, Curitiba também é desigual para as crianças e, dessa forma, as tessituras de suas redes são influenciadas por essa desigualdade. A cidade oferece mais oportunidades de lazer e cultura para as crianças da parte norte e central da cidade, pois há vários espaços consolidados e turísticos nesses bairros. Contudo, para as crianças do sul de Curitiba (principalmente do extremo sul) há uma menor diversidade de espaços públicos e esses, muitas vezes, estão em condições precárias. As crianças das escolas públicas e privadas vivem vidas distintas e dão significados diferentes para os mesmos lugares do bairro e da cidade de Curitiba. Nota-se que, mesmo estudando em escola pública, as crianças do bairro Campo Comprido conseguem ir a mais lugares da cidade do que as crianças da escola privada do bairro Tatuquara. As oportunidades de socialização das crianças curitibanas são distintas dependendo da localização da sua moradia e das configurações econômicas e sociais a que pertencem. Palavras-chave: Crianças. Espaço Urbano. Desigualdade. Curitiba. Escolas Públicas e Privadas.Abstract: This research aimed to investigate the usage and meaning assigned to spaces of two different districts in the city of Curitiba by children from the public and private school systems. This choice emerged from the need of understanding how children, as social actors and entitled to rights, weave ways of existing at unequal spatial contexts. It started with the following research problem: where and how do kids weave their interdependence networks and assign meaning to the spaces of the district and of the city, when living in different regions of Curitiba and, more specifically, being students of public or private schools? Conversations were carried out with kids from two public schools and two private schools of the districts of Tatuaquara and Campo Comprido, and observations were made in green areas of these districts. It was used as theoretical reference Sociology authors such as Norbert Elias (concepts of society, individual and interdependence network); of Childhood Sociology such as Sarmento (child as subject to rights and childhood as a social construction) and Corsaro (child as culture producer); of Urban and Geography Sociology such as Castells (space as a society expression) and Lefebvre (urban concept and right to city) and, to discuss inequality that permeates social relations at the contemporary society, the discussions of Bauman, Noguera and Reygadas were used. After the analysis of data (Bardin), four indicators were verified: the fear, the consumption, the play and the inequality. Then, the interdependence net (Elias) of a child from each school was organized. Regarding the results, it was verified that Curitiba is also unequal for the children and, therefore, the texture of their networks are influenced by this inequality. The city offers more opportunities of leisure and culture for children of the north and central parts of the city because there are various consolidated and touristic spaces at these districts. However, for the children from the south part of Curitiba (mainly from the extreme south) there is a lower diversity of public spaces which, many times, are in precarious conditions. Children of the public and private schools live different lives and assign different meanings to the same places of the district and of the city of Curitiba. It can be noticed that, even studying at a public-school, children from the Campo Comprido district are able to go to more spots of the city than the children from the private school of the Tatuquara district. The socializing opportunities of the children of Curitiba are distinct, according to the localization of their residence and of the social and economic configurations of where they belong. Keywords: Children. Urban Space. Inequality. Curitiba. Public and Private Schools.192 p : il. (algumas color.), mapas, grafs., tabs.application/pdfSociologia educacionalEducaçãoEscolas - Curitiba (PR)Curitiba e desigualdade : sentidos de bairro e de cidade tecidos por crianças de regiões e contextos socioeconômicos diferentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIA DO CARMO PABST SCHOLOCHUSKI CARDOSO.pdfapplication/pdf9836176https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57390/1/R%20-%20D%20-%20JULIA%20DO%20CARMO%20PABST%20SCHOLOCHUSKI%20CARDOSO.pdf39ca4e278cb0b542c717ae82334fae90MD51open access1884/573902018-11-19 12:14:57.413open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57390Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-11-19T14:14:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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