Gestão da informação para o processo de tomada de decisão na designação de funções em universidades públicas federais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Emília Pecktor de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/27409
Resumo: Resumo: Trata do uso da Gestão da Informação (GI) em uma Universidade Federal como ferramenta de auxílio para melhorar o processo de tomada de decisão na designação de funções, a partir da identificação de competências no perfil profissional dos servidores. O objetivo geral do estudo é explicitar de que forma a GI contribui para a melhoria do processo decisório no momento da designação de pessoas para o exercício de funções em uma Universidade Pública Federal. O referencial teórico aborda a GI, o processo decisório, as organizações públicas, dando enfoque às universidades, e a gestão de pessoas no serviço público federal. A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, de natureza descritiva e abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi elaborado um questionário aplicado aos atuais gestores de unidades do 1º ao 4º nível hierárquico do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Como resultados, é possível perceber que existe uma demanda grande por maior domínio das habilidades humanas em relação aos gestores de todos os níveis hierárquicos pesquisados; que a informação é um recurso sempre utilizado no momento da tomada de decisão por estes gestores, mas que ainda existe a necessidade de trabalhar o significado de informações relevantes para cada função exercida; que existe a preocupação por parte dos atuais gestores do Campus Curitiba da UTFPR em trabalhar a GI, apesar desta ainda não ser trabalhada institucionalmente na Universidade. E ainda, que a GI pode ser utilizada para conhecer melhor a equipe, facilitando a designação de funções a partir das competências requeridas para cada função e as competências dominadas pelos servidores, o que resulta numa qualidade maior dos serviços prestados à comunidade. Como conclusão foi possível explicitar como a GI contribui para a melhoria do processo decisório no momento da designação de pessoas para o exercício de funções em uma Universidade Pública Feder
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