Educação, formação e desenvolvimento do handebol em Curitiba : um estudo orientado pelo modelo bioecológico
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveira |
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Rosa, Mariana TrindadeUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Valdomiro de, 1969-2022-07-06T14:17:02Z2022-07-06T14:17:02Z2022https://hdl.handle.net/1884/76154Orientador: Prof. Dr. Valdomiro de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2022Inclui referências: p. 163-175Resumo: O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo, tendo por objetivo compreender os elementos educacionais presentes nos aspectos pessoais, processuais, contextuais e temporais que influenciaram no processo de educação, formação e desenvolvimento humano de alunos/atletas e professores/técnicos de handebol do município de Curitiba. Para alcançar essa compreensão, foi utilizado o Modelo Bioecológico do desenvolvimento humano (PPCT-Processo-Pessoa-Contexto-Tempo). A amostra foi composta por cinco professores/técnicos e dez alunos/atletas da modalidade de handebol do município de Curitiba, Estado do Paraná, sendo cinco da categoria feminina e cinco da masculina. Como instrumento utilizou-se entrevista semiestruturada, elaborada com roteiro prévio e constituída de questões centrais sobre o desenvolvimento humano e a prática do handebol em Curitiba. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e do software ATLAS.ti versão 9, em que foram criados 13 códigos e estes reagrupados por semelhança nas categorias (pessoa, processo, contexto e tempo). Os principais resultados mostram que, na perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano, a educação, a formação e o desenvolvimento esportivo de alunos/atletas e professores/técnicos de handebol de Curitiba foram progressivos e gradativos, e ocorreram simultaneamente, onde os contextos e ambientes de handebol, apesar de precários, não interferiram na prática da modalidade e os atributos pessoais (disposições, recurso e demanda) foram fundamentais para o enfrentamento das dificuldades. Conclui-se que o handebol dentro do município de Curitiba é preponderantemente escolar portanto, precisa ser fortalecido, e os contextos não formais, como clubes e associações, podem ser incentivados nesse propósito educacional, para que a permanência da modalidade handebol não seja sustentada apenas pelas disposições geradoras motivadas por amor e paixão.Abstract: The present study is characterized as a qualitative research with an explorative and descriptive objective, trying to understand the educational elements present in the personal, processual, contextual and temporal aspects which had influence in the educational process, human development and of formation of students/athletes and handball teachers/coaches from Curitiba. In order to achieve this knowledge, it was used the Bioecological Model of human development (PPCT- Process-Person- Context- Time). The sample was consisted by five teachers/coaches and ten students/athletes of handball modality from Curitiba, State of Parana, being five belonging from the female category and the other five from the male one. It was used the semi-structured interview which has been drawn up based in a previous script consisting of central questions about the human development and the handball practice in Curitiba. The analysis of data was based on the Content Analysis (Bardin, 2016) and ATLAS.ti software version 9, in which were created 13 rearranged groups derived from the category's similarities (person, process, context and time). The main results have shown that, in the bioecological perspective of human development, education, development and formation of students/athletes and handball teachers/coaches of Curitiba were progressive and gradual, and occurred simultaneously, in where the contexts and the handball environment, therefore precarious, did not interfere in the practice of this sport and the personal attributes (disposition, resources and demand) were vital to the difficulties confrontation. It is concluded that handball within the municipality of Curitiba is predominantly school, therefore, it needs to be strengthened, and non-formal contexts, such as clubs and associations, can be encouraged in this educational purpose, so that the permanence of the handball modality is not sustained only by the generative dispositions motivated by love and passion.1 recurso online : PDF.application/pdfHandebol - Curitiba (PR)Esportes - Aspectos sociaisEducaçãoTreinadores de atletasAtletasEducação, formação e desenvolvimento do handebol em Curitiba : um estudo orientado pelo modelo bioecológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIANA TRINDADE ROSA DE SOUZA.pdfapplication/pdf2964398https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76154/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20TRINDADE%20ROSA%20DE%20SOUZA.pdf06f4aa06108634c08a36ae8dd7e983b1MD51open access1884/761542022-07-06 11:17:02.851open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76154Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-06T14:17:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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