Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Lima, Cristina Maria Peixoto Berbert
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/25717
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares
id UFPR_8852809c16dd8faa8356a924fc18966f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25717
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Lima, Cristina Maria Peixoto BerbertSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-06-03T18:23:27Z2020-06-03T18:23:27Z2010https://hdl.handle.net/1884/25717Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/08/2010Inclui referênciasResumo: Na primeira parte deste trabalho, descrevo e analiso a constituição da minha profissionalidade como pedagoga e o meu papel no interior da escola pública nos movimentos de formação de professores de séries iniciais para o ensino de matemática, inspirando-me no que tem sido denominado Histórias de Vida, optando em usar a primeira pessoa nas narrativas , nas quais, em muitos momentos, haverá a necessidade e se distinguir o meu papel como pesquisadora do meu papel como pedagoga junto aos outros profissionais envolvidos na pesquisa. Na segunda parte, descrevo e analiso experimentos que envolveram aspectos teórico-metodológicos na construção da minha compreensão sobre o chão da escola como espaço coletivo de formação, procurando destacar a práxis educativa como um dos aspectos fundamentais da práxis humana, tendo como cenário minhas aproximações com o ensino dos conteúdos matemáticos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Na terceira parte do trabalho procuro focalizar movimentos da atividade pedagógica que contribuíram para a mudança no meu status profissional descrevendo e analisando possibilidades e limitações na relação Escola/Universidade: apoiada nos registros produzidos durante minha constituição profissional antes e depois de minha inserção no meio acadêmico, como aluna de mestrado, suscito alguns questionamentos sobre os elos existentes entre o chão da escola e a academia na qualificação dos professores que ensinam matemática nas séries iniciais. Nas considerações destaco que minha narrativa envolveu muitos sujeitos e movimentos historicamente determinados despertando-me para a busca de ações que valorizem a práxis pedagógica, a dimensão pessoal e social, a presença pública e a qualificação profissional dos professores contribuindo nas investigações que poderão embasar eóricometodologicamente os saberes da comunidade de educadores matemáticos.Abstract: In the first part of this work, I analyze and describe the constitution of my professionalism as pedagogue and my role in public schools in the formation of teachers for the initial series for the teaching of mathematics, taking for inspiration what has been named as Life Stories, opting to use the first person in the narratives, in which it will be necessary to distinguish my role as a researcher from my role as a edagogue along with other professionals involved in the research. On the second part I describe and analyze experiments that involved aspects both theoretically end methodological in the building of my comprehension of the school floor as a collective space of formation, seeking to contrast the educative practice as one of the fundamental aspects of the human practice, having as background my proximity with the teaching of athematics for the Basic Teaching. On the third part I analyze the contributions of the pedagogic activity to the changes of my professional status describing and analyzing possibilities and limitations of the relation School/University: backed by the registry produced during my professional constitution before and after my insertion in the academic medium, as a masters graduate, I bring up some questioning about the links xisting between the school floor and the academy in the qualification of the mathematic teachers of the initial series. In the final considerations I point out that my narrative involved plenty of subjects and movements historically determined moving me to seek actions valorizing the pedagogic practice, the personal an professional dimension, the public presence and the professional qualifications of the teachers contributing to the investigations that might back theoretically and methodologically the knowledge of the teachers of mathematics. community.95 f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoMatemática - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensino - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Matemática - Professores - FormaçãoEducaçãoTrajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdisserta final.pdfapplication/pdf1926433https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25717/1/disserta%20final.pdfecf62a66d87d0ea0b386145d64849dd4MD51open accessTEXTdisserta final.pdf.txtExtracted Texttext/plain299331https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25717/2/disserta%20final.pdf.txtb98b4d4246e1cafa3a13bfbb6adf530bMD52open accessTHUMBNAILdisserta final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25717/3/disserta%20final.pdf.jpgd8ab0db2efa0c6471c187e12ada37c33MD53open access1884/257172020-06-03 15:23:27.607open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25717Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-03T18:23:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais
title Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais
spellingShingle Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais
Lima, Cristina Maria Peixoto Berbert
Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Matemática - Professores - Formação
Educação
title_short Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais
title_full Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais
title_fullStr Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais
title_full_unstemmed Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais
title_sort Trajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciais
author Lima, Cristina Maria Peixoto Berbert
author_facet Lima, Cristina Maria Peixoto Berbert
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Cristina Maria Peixoto Berbert
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Matemática - Professores - Formação
Educação
topic Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Matemática - Professores - Formação
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-03T18:23:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-03T18:23:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25717
url https://hdl.handle.net/1884/25717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25717/1/disserta%20final.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25717/2/disserta%20final.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25717/3/disserta%20final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ecf62a66d87d0ea0b386145d64849dd4
b98b4d4246e1cafa3a13bfbb6adf530b
d8ab0db2efa0c6471c187e12ada37c33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861113495683072