O Conselho Estadual de Educação na era Lerner : secundação e coonestação das políticas públicas para a escola paranaense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Pelisser, Joseval Basilio
Orientador(a): Trojan, Rose Meri, 1951-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/18168
Resumo: Orientadora: Rose Meri Trojan
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTrojan, Rose Meri, 1951-Pelisser, Joseval Basilio2022-11-30T18:58:16Z2022-11-30T18:58:16Z2008https://hdl.handle.net/1884/18168Orientadora: Rose Meri TrojanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2008Inclui bibliografia e anexosLinha de Pesquisa: Políticas e Gestão da EducaçãoResumo : O presente trabalho tomou como objeto de estudo o Conselho Estadual de Educão do Paraná durante os anos de 1995 a 2002, período em que o estado foi governado por Jaime Lerner. Tomando como base o materialismo histórico, a anáise focou a atuação do conselho em relação a política educacional efetivada nos dois mandatos de Lerner, em que verificou-se mudança significativa para escola pública paranaense dada a abranência das políticas adotadas, especialmente no enfoque privatista que estas assumiram. O Conselho Estadual de Educão inicialmente referendou e, por vezes, se omitiu em relação a tais políticas, sendo que apenas na fase inicial do governo se posicionou criticamente em relação as imposições da Secretaria de estado da Educação. Tal afirmação tomou como base a análise da produção legal do Conselho, através de Deliberações, Pareceres, Proposições e Indicações e a articulação com as políticas emanadas no período recortado. Buscou-se analisar também as relações de poder que se instituíram na época e que tiveram influência na nomeação dos conselheiros, um período de transformações econômicas no âmbito mundial e nacional, cujos reflexos puderam ser sentidos em todos os setores.192 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação e Estado - ParanáEducaçãoO Conselho Estadual de Educação na era Lerner : secundação e coonestação das políticas públicas para a escola paranaenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAOFINAL-NUMERADA%202.pdfapplication/pdf732451https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18168/1/DISSERTACAOFINAL-NUMERADA%25202.pdf697426a22b019062a991669e8e195762MD51open accessTEXTDISSERTACAOFINAL-NUMERADA%202.pdf.txtExtracted Texttext/plain369054https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18168/2/DISSERTACAOFINAL-NUMERADA%25202.pdf.txtee170d5319a366b595a705c775d2f7b9MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAOFINAL-NUMERADA%202.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18168/3/DISSERTACAOFINAL-NUMERADA%25202.pdf.jpg33a392c48156fac0c4ac017358edacfbMD53open access1884/181682022-11-30 15:58:16.884open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/18168Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-30T18:58:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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