Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Naldino, Luciana, 1977-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/65999
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Claudia Madruga Cunha
id UFPR_92aa05baba56a9cb4ffb342e7e91855b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65999
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Naldino, Luciana, 1977-Cunha, Claudia Madruga, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino2020-04-03T17:27:30Z2020-04-03T17:27:30Z2019https://hdl.handle.net/1884/65999Orientadora: Prof.ª Dr.ª Claudia Madruga CunhaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 05/11/2019Inclui referências: p. 130-138Resumo: Parece claro que nas últimas décadas houve avanço no processo de luta por direitos e reconhecimento da contribuição cultural do povo negro afro-brasileiro. Na atualidade, as brumas de um quase retrocesso ameaçam e tal prenúncio motiva a discussão nesta dissertação sobre as relações, muitas vezes subjetivas, entre os saberes ainda ausentes sobre a cultura afro-brasileira na formação de professores de Educação Física. Essa análise, fundada nos estudos da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1992), quer proporcionar um debate sobre o processo de descolonização das práticas pedagógicas curriculares nas aulas de Educação Física. Utiliza-se do método cartográfico e dos princípios do rizoma para mapear as relações entre a cultura negra brasileira, a capoeira e as práticas pedagógicas curriculares da Educação Física, tendo como ponto inicial o próprio percurso profissional da pesquisadora, dispõe um percurso autorreferencial nessa proposta cartográfica. Na reconstrução de um processo profissional próprio, a autora proporciona um lugar de voz na qual a percepção de ausência na subjetividade profissional conduz ao movimento de busca da cultura afrobrasileira e ao encontro com a capoeira. Essa prática corporal passa a ser, por aqui requisitada, para fins de incrementar as aulas do ensino fundamental na qual se pratica uma Educação Física que tende a invisibilizar o corpo negro. Ancorada pela "Filosofia da Diferença" utiliza-se de uma perspectiva na qual a diferença ampara uma cultura que se diz de muitos modos. Na unidade múltipla na qual se apresenta a cultura afrobrasileira na sociedade contemporânea, escolhe a capoeira para essa dupla ação de diferenciação e de representação cultural; já na representação, Frantz Fanon (2008, 1980, 1968) contribui, norteando o rumo desse processo cartográfico que almeja afinal a descolonização das práticas pedagógicas que educam o corpo - práticas, que ao contemplar a cultura afro-brasileira e o povo negro, o ressignificam. Palavras-chaves: Descolonização. Corpo negro. Étnico-racial. Educação Física.Abstract: It seems clear that in recent decades there has been progress in the process of struggling for Afro-Brazilian black people's rights and recognition of their cultural contribution as well. At present, the mists of a setback threaten, and such foreshadowing motivates the discussion in this dissertation about the relations, often subjective, between the knowledge still not present about Afro-Brazilian culture in Physical Education teachers' training program. This analysis is based on the studies of difference (DELEUZE; GUATTARI, 1992) and aims to provide a debate about the process of decolonization of curricular pedagogical practices in Physical Education classes. It uses the cartographic method and the rhizome principles to map the relationships between Brazilian black culture, capoeira and the curricular pedagogical practices of Physical Education. Taking as its starting point the researcher's own professional career, there is a self-referential path in this cartographic proposal. In the reconstruction of her own professional process, the author provides a place of voice in which the perception of absence in professional subjectivity leads to the movement of seeking Afro-Brazilian culture and meeting capoeira. This body practice is hereby requested for the purpose of improving the elementary school classes in which Physical Education is practiced tending to make the black body invisible. Anchored by the "Philosophy of Difference" it presents a perspective in which difference supports a culture that is said in many ways. In the multiple unit in which Afro-Brazilian culture is presented in contemporary society, capoeira is chosen for this double action of differentiation and cultural representation; in relation to representation, Frantz Fanon (2008, 1980, 1968) contributes, guiding the direction of this cartographic process that aims after all the decolonization of pedagogical practices that educate the body - practices that when contemplating Afro-Brazilian culture and the black people, re-signify it. KEY-WORDS: Decolonization. Blackbody. Ethnic-racial. Physical Education140 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação fisicaProfessores - FormaçãoRelações etnicasNegros - Relações raciais - BrasilEnsino superiorEducaçãoDescolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCIANA NALDINO.pdfapplication/pdf3126503https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65999/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20NALDINO.pdf9253f6bb7710278f35b907f06aa9266dMD51open access1884/659992020-04-03 14:27:30.89open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65999Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-03T17:27:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária
title Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária
spellingShingle Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária
Naldino, Luciana, 1977-
Educação fisica
Professores - Formação
Relações etnicas
Negros - Relações raciais - Brasil
Ensino superior
Educação
title_short Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária
title_full Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária
title_fullStr Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária
title_full_unstemmed Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária
title_sort Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária
author Naldino, Luciana, 1977-
author_facet Naldino, Luciana, 1977-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cunha, Claudia Madruga, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Naldino, Luciana, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica
Professores - Formação
Relações etnicas
Negros - Relações raciais - Brasil
Ensino superior
Educação
topic Educação fisica
Professores - Formação
Relações etnicas
Negros - Relações raciais - Brasil
Ensino superior
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Claudia Madruga Cunha
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-03T17:27:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-03T17:27:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65999
url https://hdl.handle.net/1884/65999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65999/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20NALDINO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9253f6bb7710278f35b907f06aa9266d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861225039003648