"Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido
Ano de defesa: | 2020 |
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Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Rafael Cardoso Sampaio |
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Lima, Aline Aparecida D'Avila, 1992-Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoSampaio, Rafael Cardoso, 1981-2021-12-10T12:00:40Z2021-12-10T12:00:40Z2020https://hdl.handle.net/1884/69375Orientador: Prof. Dr. Rafael Cardoso SampaioDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 12/08/2020Inclui referências: p.161-168Resumo: Esta dissertação analisa as notícias sobre a tramitação do Projeto de Lei Escola sem Partido na Câmara dos Deputados. Os portais estudados foram Folha de S. Paulo, O Globo e Estadão, com 238 reportagens analisadas no período de tramitação dos diferentes PLs (2014 - 2019). Ademais, 799 argumentos de entrevistados também são analisados, indicando quem são e o que dizem as fontes utilizadas pelos portais de notícia. A pergunta que norteia essa pesquisa é: "Como os jornais Folha de S. Paulo, Estado de São Paulo (Estadão) e O Globo enquadram a tramitação do Projeto de Lei do Escola sem Partido na Câmara dos Deputados?". A cobertura noticiosa é analisada sob a luz da teoria do enquadramento, efetivada através da técnica de Análise de Conteúdo. Em seus resultados, a pesquisa mostra que os três jornais abordam a tramitação do PL a partir dos enquadramentos de Conflito e Episódico. As fontes que mais aparecem nas reportagens são deputados(as) federais e professores(as) universitários, discutindo sobre o Projeto de Lei e a Educação brasileira. Os jornais não questionam as acusações de doutrinação política-ideológica nas escolas brasileiras. Palavras-chave: enquadramento noticioso; Escola sem Partido; cobertura noticiosa; comunicação e política; jornalismo político.Abstract: This dissertation analyzes the news about the processing of the "Escola sem Partido" Bill in the Chamber of Deputies. The news portal studied were Folha de São Paulo, O Globo and Estadão, with 238 reports analyzed, within the processing period (2014 - 2019). In addition, 799 interviewers' arguments are also analyzed, indicating who they are and what they say as sources used by the news portal. The question that guides this research is: "How do the newspapers Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo (Estadão) and O Globo frame the processing of the 'Escola sem Partido' Bill in the Chamber of Deputies?". The news coverage is analyzed under the "light of the framing theory", effected through the technique of Content Analysis. In their results, the research shows that the three newspapers approach the processing of the Bill from the frames of Conflict and Episode. The sources who appears the most in the reports are federal deputies and university professors, discussing the Brazilian Education and the Bill. The newspapers do not question accusations of ideological political doctrine in Brazilian schools. Keywords: News framing; Escola sem Partido; news coverage; communication and politics; political journalism.183 p. : il. (algumas color.).application/pdfJornalismo politicoComunicaçãoComunicação - Aspectos políticos"Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE APARECIDA DAVILA DE LIMA.pdfapplication/pdf13370530https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69375/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20APARECIDA%20DAVILA%20DE%20LIMA.pdfd76a2dd379c7f75caac16927d922b5adMD51open access1884/693752021-12-10 09:00:40.767open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69375Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-10T12:00:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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