"Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Lima, Aline Aparecida D'Avila, 1992-
Orientador(a): Sampaio, Rafael Cardoso, 1981-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/69375
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Rafael Cardoso Sampaio
id UFPR_9e8c3d5d404f3d7c80fe9170fd7112bd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69375
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Lima, Aline Aparecida D'Avila, 1992-Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoSampaio, Rafael Cardoso, 1981-2021-12-10T12:00:40Z2021-12-10T12:00:40Z2020https://hdl.handle.net/1884/69375Orientador: Prof. Dr. Rafael Cardoso SampaioDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 12/08/2020Inclui referências: p.161-168Resumo: Esta dissertação analisa as notícias sobre a tramitação do Projeto de Lei Escola sem Partido na Câmara dos Deputados. Os portais estudados foram Folha de S. Paulo, O Globo e Estadão, com 238 reportagens analisadas no período de tramitação dos diferentes PLs (2014 - 2019). Ademais, 799 argumentos de entrevistados também são analisados, indicando quem são e o que dizem as fontes utilizadas pelos portais de notícia. A pergunta que norteia essa pesquisa é: "Como os jornais Folha de S. Paulo, Estado de São Paulo (Estadão) e O Globo enquadram a tramitação do Projeto de Lei do Escola sem Partido na Câmara dos Deputados?". A cobertura noticiosa é analisada sob a luz da teoria do enquadramento, efetivada através da técnica de Análise de Conteúdo. Em seus resultados, a pesquisa mostra que os três jornais abordam a tramitação do PL a partir dos enquadramentos de Conflito e Episódico. As fontes que mais aparecem nas reportagens são deputados(as) federais e professores(as) universitários, discutindo sobre o Projeto de Lei e a Educação brasileira. Os jornais não questionam as acusações de doutrinação política-ideológica nas escolas brasileiras. Palavras-chave: enquadramento noticioso; Escola sem Partido; cobertura noticiosa; comunicação e política; jornalismo político.Abstract: This dissertation analyzes the news about the processing of the "Escola sem Partido" Bill in the Chamber of Deputies. The news portal studied were Folha de São Paulo, O Globo and Estadão, with 238 reports analyzed, within the processing period (2014 - 2019). In addition, 799 interviewers' arguments are also analyzed, indicating who they are and what they say as sources used by the news portal. The question that guides this research is: "How do the newspapers Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo (Estadão) and O Globo frame the processing of the 'Escola sem Partido' Bill in the Chamber of Deputies?". The news coverage is analyzed under the "light of the framing theory", effected through the technique of Content Analysis. In their results, the research shows that the three newspapers approach the processing of the Bill from the frames of Conflict and Episode. The sources who appears the most in the reports are federal deputies and university professors, discussing the Brazilian Education and the Bill. The newspapers do not question accusations of ideological political doctrine in Brazilian schools. Keywords: News framing; Escola sem Partido; news coverage; communication and politics; political journalism.183 p. : il. (algumas color.).application/pdfJornalismo politicoComunicaçãoComunicação - Aspectos políticos"Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE APARECIDA DAVILA DE LIMA.pdfapplication/pdf13370530https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69375/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20APARECIDA%20DAVILA%20DE%20LIMA.pdfd76a2dd379c7f75caac16927d922b5adMD51open access1884/693752021-12-10 09:00:40.767open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69375Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-10T12:00:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido
title "Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido
spellingShingle "Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido
Lima, Aline Aparecida D'Avila, 1992-
Jornalismo politico
Comunicação
Comunicação - Aspectos políticos
title_short "Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido
title_full "Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido
title_fullStr "Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido
title_full_unstemmed "Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido
title_sort "Não é para pegar professores, é para pegar excessos" : uma análise do enquadramento da cobertura da tramitação do PL Escola Sem Partido
author Lima, Aline Aparecida D'Avila, 1992-
author_facet Lima, Aline Aparecida D'Avila, 1992-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Aline Aparecida D'Avila, 1992-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Rafael Cardoso, 1981-
contributor_str_mv Sampaio, Rafael Cardoso, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo politico
Comunicação
Comunicação - Aspectos políticos
topic Jornalismo politico
Comunicação
Comunicação - Aspectos políticos
description Orientador: Prof. Dr. Rafael Cardoso Sampaio
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-10T12:00:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-10T12:00:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69375
url https://hdl.handle.net/1884/69375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69375/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20APARECIDA%20DAVILA%20DE%20LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d76a2dd379c7f75caac16927d922b5ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861262041153536