As manifestações brasileiras de 2013 sob a ótica do HGPE dos candidatos a Presidente do Brasil em 2014

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Castro, Fernando Emmendoerfer de
Orientador(a): Panke, Luciana
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/43127
Resumo: Orientador: Profª. Drª. Luciana Panke
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spelling Castro, Fernando Emmendoerfer deUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoPanke, Luciana2019-01-30T10:40:58Z2019-01-30T10:40:58Z2016https://hdl.handle.net/1884/43127Orientador: Profª. Drª. Luciana PankeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 29/03/2016Inclui referências : f. 137-141Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar como as manifestações de junho de 2013 foram retratadas nos programas eleitorais de televisão dos candidatos a presidente do Brasil em 2014. Os protestos tinham como alvo, essencialmente, os políticos detentores de mandato em todas as esferas - federal, estadual e municipal - e receberam respostas destes políticos supostamente de acordo com o que era reivindicado. Esse movimento motivou o questionamento sobre como os políticos se comportariam com relação ao tema em outro momento da vida pública, as eleições. Isso porque a literatura da comunicação eleitoral demonstra que o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, objeto de análise da pesquisa, é tradicionalmente o espaço do discurso das elites políticas, sem interferências externas, mas ainda assim o conteúdo destes programas não está completamente descolado dos temas latentes na sociedade, uma vez que o processo de persuasão eleitoral precisa operar sob questões que sejam compreensíveis aos eleitores. Então, a primeira hipótese do trabalho era de que o tema das manifestações, em razão da ampla cobertura da imprensa e repercussão social, seria mencionado com frequência pelos candidatos na propaganda de televisão. Para verificar essa hipótese foi empreendida uma Análise de Conteúdo dos programas de cinco dos candidatos a presidente em 2014 - Aécio Neves, Dilma Rousseff, Eduardo Jorge, Luciana Genro e Marina Silva - cujo resultado demonstrou que, embora presente, o assunto teve pouca atenção dos candidatos com relação aos demais temas de campanha, ao processo de formação de imagem pessoal e partidária, e aos ataques aos adversários. A segunda hipótese era de que as candidaturas utilizariam a propaganda para oferecer aos eleitores diferentes interpretações sobre os protestos, de acordo com os próprios interesses que as campanhas gostariam de destacar. Para isso foi realizada uma análise qualitativa dos discursos através das técnicas argumentativas usadas nos trechos em que os candidatos faziam referências às manifestações de 2013. O resultado confirmou a hipótese e destacou como cada candidato enfatizou, de maneiras distintas, determinados aspectos sobre o mesmo fenômeno social.Resumen: Esta investigación tiene como objetivo observar cómo las manifestaciones del mes de junio de 2013 fueron transmitidas en los programas electorales de televisión de los candidatos a la presidencia de Brasil en 2014. Las protestas se dirigieron, esencialmente, a los políticos de mandatos electivos en todos los niveles - federal, estatal y municipal - y recibieron respuestas de estos políticos supuestamente de acuerdo con lo reclamado. El movimiento dio lugar a preguntas acerca de cómo actuarían los políticos en relación al tema en otro momento de la vida pública, las elecciones. La literatura demuestra que el Horario Gratuito de Propaganda Electoral, corpus de la investigación, es tradicionalmente el espacio del discurso de las elites políticas, sin injerencias externas, sin embargo, el contenido de estos programas no puede realizarse fuera de los temas sociales, ya que la persuasión electoral debe tocar cuestiones que sean comprensibles para los votantes. Entonces, la primera hipótesis del trabajo fue que el tema de las manifestaciones, debido a la prensa y el impacto social generalizado, sería mencionado a menudo por los candidatos en la publicidad televisiva. Para comprobar esta hipótesis fue emprendida un Análisis de Contenido de los programas de cinco candidatos presidenciales en 2014 - Aécio Neves, Dilma Rousseff, Eduardo Jorge, Luciana Genro e Marina Silva. El resultado mostró que, aunque presente, el asunto recibió poca atención en relación a otros temas de las campañas, el proceso de formación de la imagen personal y partidaria, y los ataques a los oponentes. La segunda hipótesis era que los candidatos podrían utilizar la publicidad para ofrecer a los votantes diferentes interpretaciones acerca de las protestas, de acuerdo a sus propios intereses que a las campañas gustarían destacar. Así, se realizó también, un análisis cualitativo de los discursos, buscando las técnicas argumentativas utilizadas en los extractos que hacían referencias a las manifestaciones de 2013. Los resultados confirmaron la hipótesis, mostrando que cada candidato enfatizó, en diferentes maneras, ciertos aspectos del mismo fenómeno social.141 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalComunicação política - BrasilComunicaçãoComunicação eleitoralHorário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE)Eleições presidenciais - Brasil - 2014As manifestações brasileiras de 2013 sob a ótica do HGPE dos candidatos a Presidente do Brasil em 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDO EMMENDOERFER DE CASTRO.pdfapplication/pdf1485096https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43127/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDO%20EMMENDOERFER%20DE%20CASTRO.pdf7ed6339639dd8f9a6b135b0fb1908ec8MD51open accessTEXTR - D - FERNANDO EMMENDOERFER DE CASTRO.pdf.txtExtracted Texttext/plain315750https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43127/2/R%20-%20D%20-%20FERNANDO%20EMMENDOERFER%20DE%20CASTRO.pdf.txtd998ff9783e2890c03aaaffebed717f5MD52open accessTHUMBNAILR - D - FERNANDO EMMENDOERFER DE CASTRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1356https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43127/3/R%20-%20D%20-%20FERNANDO%20EMMENDOERFER%20DE%20CASTRO.pdf.jpgec9505fb26e57586560765987ce175b6MD53open access1884/431272019-01-30 08:40:58.252open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43127Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-01-30T10:40:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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