O currículo vivido no cotidiano escolar : minúcias de um lazer clandestino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Vieira dos Santos, Karine do Rocio, 1989-
Orientador(a): Rechia, Simone, 1964-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/78030
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Simone Rechia
id UFPR_a2ac4ad1d10f8b42c23b650f80cd163f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78030
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Vieira dos Santos, Karine do Rocio, 1989-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRechia, Simone, 1964-2022-08-25T19:59:26Z2022-08-25T19:59:26Z2022https://hdl.handle.net/1884/78030Orientadora: Prof.ª Dr.ª Simone RechiaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 05/05/2022Inclui referências: p. 190-199Resumo: O lazer é uma necessidade humana, impulsionada e, por vezes cerceada, por influências diversas, como a cultura, classe social, gênero, faixa etária, etnia, entre outros marcadores sociais. Porém, mesmo circunscrito por tantas coerções, o lazer existe e resiste de alguma forma. Se faz presente mesmo nas pequenas ações cotidianas que se desviam das obrigatoriedades por alguns momentos, bem como nos tempos alargados, conquistados após inúmeras lutas sociais na história. Com essa premissa, a presente pesquisa teve como objetivo geral identificar os possíveis lugares do fenômeno do lazer na escola do ensino fundamental. Para isso elencamos os seguintes objetivos específicos: (1) Investigar metodologias de pesquisa capazes de aproximar pesquisadora e grupo co-pesquisador, (2) compreender com as crianças constituintes do grupo-pesquisador os possíveis lugares do lazer na escola e (3) distinguir no cotidiano escolar as experiências de lazer discentes. Para isso utilizamos de abordagem qualitativa. Na primeira fase da pesquisa a metodologia sociopoética se fez presente por meio da pesquisa mediada por aparelhos tecnológicos, baseada em Conversas individuais e em grupo via aplicativo de mensagens (WhatsApp©), Rodas de Conversa via ferramenta de videoconferência (Google Meet©), bem como produções artísticas, dentre elas, desenhos e vídeos. Na segunda fase da pesquisa realizamos a observação participante na escola que acolheu a pesquisa, registradas em Diário de Campo. A partir da triangulação dos dados de ambas as fases da pesquisa identificamos alguns lugares de lazer na escola, foram eles: a resistência, a articulação, a fruição, a recompensa, a mistura de usos, a quebra de regras, a raridade, as oportunidades, a fluidez, a marginalização e a vertigem. Dessa forma, percebemos é possível distinguir que um dos lugares do lugar do lazer na escola está na clandestinidade. Velado, este se mantém atento às oportunidades e delas se aproveita. Metaforiza as regras para que funcionem por seus próprios quadros de referência, se efetiva em meio às minúcias, pequenas brechas encontradas ou cunhadas no cotidiano da escola. E assim, calcula formas de proceder, articulando-se à vivência escolar cotidiana, infiltrado e presente.Resumen: El ocio es una necesidad humana, impulsada y, en ocasiones, restringida por diferentes influencias, como la cultura, la clase social, el género, el grupo de edad, la etnia, entre otros marcadores sociales. Sin embargo, incluso circunscrito por tantas limitaciones, el ocio existe y de alguna manera resiste. Está presente incluso en las pequeñas acciones cotidianas que se desvían de las obligaciones por unos instantes, así como en tiempos prolongados, conquistados tras innumerables luchas sociales en la historia. Con esa premisa, la presente investigación tuvo como objetivo general identificar los posibles lugares del fenómeno del ocio en la escuela primaria. Para ello, enumeramos los siguientes objetivos específicos: (1) Desarrollar metodologías de investigación capaces de acercar al investigador y al grupo de coinvestigadores, (2) comprender con los niños que componen el grupo de investigación los posibles lugares de ocio em escuela y (3) distinguir entre la rutina escolar y las experiencias de ocio de los estudiantes. Para ello utilizamos un enfoque cualitativo. En la primera fase de la investigación, la metodología sociopoética, a través de investigaciones mediadas por dispositivos tecnológicos, a partir de conversaciones individuales y grupales vía aplicación de mensajería (WhatsApp©), Círculos de Conversación vía herramienta de videoconferencia (Google Meet©), así como producciones artísticas, incluyendo dibujos y videos. En la segunda fase de la investigación, se realizó observación participante en la escuela sede de la investigación, registrada en un Diario de Campo. A partir de la triangulación de datos de ambas fases de la investigación, identificamos algunos lugares de ocio en la escuela, estos fueron: resistencia, articulación, fruición, recompensa, mezcla de usos, ruptura de reglas, rareza, oportunidades, fluidez, marginación y vértigo. . De esta forma, nos damos cuenta de que es posible distinguir cómo uno de los lugares de ocio en la escuela es clandestino. Velado, vigila las oportunidades y las aprovecha. Metaforiza las reglas para que funcionen con sus propios marcos de referencia, es eficaz en medio de las minucias, pequeños vacíos encontrados o acuñados en la cotidianidad de la escuela. Y así, calcula modos de proceder,articulándose a la experiencia escolar cotidiana, infiltrada y presente.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoLazer e educaçãoBrincadeirasCriancas - RecreaçãoEducaçãoO currículo vivido no cotidiano escolar : minúcias de um lazer clandestinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - KARINE DO ROCIO VIEIRA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf5179865https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78030/1/R%20-%20T%20-%20KARINE%20DO%20ROCIO%20VIEIRA%20DOS%20SANTOS.pdf7c78d6b7400be3a188ae4656b06b672bMD51open access1884/780302022-08-25 16:59:26.742open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78030Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-25T19:59:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O currículo vivido no cotidiano escolar : minúcias de um lazer clandestino
title O currículo vivido no cotidiano escolar : minúcias de um lazer clandestino
spellingShingle O currículo vivido no cotidiano escolar : minúcias de um lazer clandestino
Vieira dos Santos, Karine do Rocio, 1989-
Educação - Estudo e ensino
Lazer e educação
Brincadeiras
Criancas - Recreação
Educação
title_short O currículo vivido no cotidiano escolar : minúcias de um lazer clandestino
title_full O currículo vivido no cotidiano escolar : minúcias de um lazer clandestino
title_fullStr O currículo vivido no cotidiano escolar : minúcias de um lazer clandestino
title_full_unstemmed O currículo vivido no cotidiano escolar : minúcias de um lazer clandestino
title_sort O currículo vivido no cotidiano escolar : minúcias de um lazer clandestino
author Vieira dos Santos, Karine do Rocio, 1989-
author_facet Vieira dos Santos, Karine do Rocio, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira dos Santos, Karine do Rocio, 1989-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rechia, Simone, 1964-
contributor_str_mv Rechia, Simone, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Lazer e educação
Brincadeiras
Criancas - Recreação
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Lazer e educação
Brincadeiras
Criancas - Recreação
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Simone Rechia
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-25T19:59:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-25T19:59:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78030
url https://hdl.handle.net/1884/78030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78030/1/R%20-%20T%20-%20KARINE%20DO%20ROCIO%20VIEIRA%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c78d6b7400be3a188ae4656b06b672b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861224341700608