Inquietações modernas : discurso educacional e civilizacional no periódico A Escola (1906-1910)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Marach, Caroline Baron
Orientador(a): Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/16282
Resumo: Orientador: Carlos Eduardo Vieira
id UFPR_a60fece2f6fd825f9661fa237e3df42b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/16282
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Marach, Caroline BaronUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Carlos Eduardo, 1963-2020-10-27T13:46:57Z2020-10-27T13:46:57Z2007https://hdl.handle.net/1884/16282Orientador: Carlos Eduardo VieiraInclui apêndiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexoÁrea de concentração: Educação, Cultura e TecnologiaResumo: No início do século XX, durante o processo de consolidação da República brasileira, o ambiente cultural da maioria de suas capitais esteve permeado por uma intensa circulação de discursos suscitados por movimentos sociais, literários e políticos. Esse interessante período de efervescência cultural tem, como uma de suas expressões, a revista paranaense A Escola: órgão do grêmio dos professores públicos do Paraná, cuja circulação se deu entre os anos de 1906 a 1910. Acredita-se que tal periódico, enquanto objeto de análise, pode vir a esclarecer os principais aspectos suscitados em torno da questão educacional no início do século XX. Nele, um grupo de escritores pôde deixar suas impressões tecidas a partir da trama de seu próprio tempo, traduzindo, em seus escritos, parte das principais transformações e permanências culturais vivenciadas. É este contexto que se busca conhecer, a partir de uma análise histórico-lingüística dos artigos do dito periódico. O corpo documental deste trabalho, além dos artigos da revista, também abrange obras biográficas de forma a caracterizar os principais colaboradores de A Escola e as instituições por quais estes homens passaram. Também foram postas à interpelação fontes oriundas do aparelho administrativo do Estado, posto que ajudam a desvendar sutilezas em que se move o pensamento do poder. Entendendo que os intelectuais de A Escola constituíam um grupo pelo fato de compartilharem uma mesma linguagem, este trabalho busca estabelecer as relações entre os vocábulos mais freqüentes e o sentido que lhes era trazido na época de sua enunciação. Juntamente com o objetivo de compreender o léxico político comum a tal grupo de intelectuais paranaenses, buscou-se também compreender as motivações e projetos de seus integrantes, os quais, na posição de "pedagogistas" e professores, escreviam para seus demais colegas de magistério. A figura do escritor assume, portanto, considerável importância já que é entendido como todo aquele capaz de traduzir em discurso uma certa realidade cultural e transformar suas experiências de vida em idéias sintetizadas. Em suas produções, tal intelectual faz uso de uma linguagem própria da época. Ao mesmo tempo em que conforma discursos, também é conformada por eles. Tem-se, portanto, em A Escola, palavras como tradição e modernidade, ciência e ignorância, razão e crendices que podem revelar as concepções de mundo de seus colaboradores. Estas engendraram, para além de discursos, práticas que perdurariam nas décadas seguintes do século XX.Abstract: In the beginning of the 20th century, during the consolidation of Brazilian Republic, the cultural environment of most capital cities had been put through intense thoughts defied by social, literary and political movements. One of the expressions of this interesting period of cultural boiling was the magazine A Escola: órgão do grêmio dos professores públicos do Paraná, based in the the southern state of Paraná and ran between 1906 and 1910. It is believed that this magazine, as object of analysis, may elucidate the main aspects challenged around the educational issue of the 20th century. There, a group of writers were able to set their impressions, expressing part of the main cultural permanencies and transformations of their time. The documental basis of this thesis, besides the magazine articles, includes biographical works as a manner of naming the main collaborators of A Escola as well as those Institutions where they have collaborated. Also, sources derived of the State administration system have been analysed, so they could help disclose tenuous details of the thought of the power. Understanding the writers of A Escola constituted a group, because of the fact that they shared the same language, this thesis intents to establish the relationships between the most frequent terms and their meanings at the time of their enunciation. Together with the aim of understanding the political lexicon common of this group of intellectuals from Paraná, this thesis also pursues the motivations and projects of the members of this group, whose, as pedagogical professionals and professors, used to write to professorship colleagues. The figure of the writer assumes, therefore, considerable importance, since he is understood as any person capable of expressing a certain cultural reality and transforming its lives experiences into synthesized ideas. In their productions, the figure of the intelectual makes use of a language peculiar of its time. At the same time as they build speeches, they were built by them. In A Escola, there were words as tradition and modernity, science and ignorance, reason and superstition, which may reveal the writers concept of the world. Such concepts have produced, beyond theory, practices that would stand over the next decades of the 20th century.114 f.application/pdfDisponível em formato digitalIntelectuais - Paraná - 1906-1910Periódicos - ParanáCultura - ParanáDissertações - EducaçãoEducaçãoInquietações modernas : discurso educacional e civilizacional no periódico A Escola (1906-1910)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertação Caroline Marach.pdfapplication/pdf671763https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16282/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Caroline%20Marach.pdf5808db0210914941281f0a59a6874155MD51open accessTEXTdissertação Caroline Marach.pdf.txtExtracted Texttext/plain284129https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16282/2/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Caroline%20Marach.pdf.txt650e3b0920843bcacab9ba5618632809MD52open accessTHUMBNAILdissertação Caroline Marach.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16282/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Caroline%20Marach.pdf.jpg8467d1a5577bb2019257723e52de3698MD53open access1884/162822020-10-27 10:46:57.288open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/16282Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-27T13:46:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inquietações modernas : discurso educacional e civilizacional no periódico A Escola (1906-1910)
title Inquietações modernas : discurso educacional e civilizacional no periódico A Escola (1906-1910)
spellingShingle Inquietações modernas : discurso educacional e civilizacional no periódico A Escola (1906-1910)
Marach, Caroline Baron
Intelectuais - Paraná - 1906-1910
Periódicos - Paraná
Cultura - Paraná
Dissertações - Educação
Educação
title_short Inquietações modernas : discurso educacional e civilizacional no periódico A Escola (1906-1910)
title_full Inquietações modernas : discurso educacional e civilizacional no periódico A Escola (1906-1910)
title_fullStr Inquietações modernas : discurso educacional e civilizacional no periódico A Escola (1906-1910)
title_full_unstemmed Inquietações modernas : discurso educacional e civilizacional no periódico A Escola (1906-1910)
title_sort Inquietações modernas : discurso educacional e civilizacional no periódico A Escola (1906-1910)
author Marach, Caroline Baron
author_facet Marach, Caroline Baron
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Marach, Caroline Baron
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
contributor_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Intelectuais - Paraná - 1906-1910
Periódicos - Paraná
Cultura - Paraná
Dissertações - Educação
Educação
topic Intelectuais - Paraná - 1906-1910
Periódicos - Paraná
Cultura - Paraná
Dissertações - Educação
Educação
description Orientador: Carlos Eduardo Vieira
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-27T13:46:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-27T13:46:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/16282
url https://hdl.handle.net/1884/16282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16282/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Caroline%20Marach.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16282/2/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Caroline%20Marach.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16282/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Caroline%20Marach.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5808db0210914941281f0a59a6874155
650e3b0920843bcacab9ba5618632809
8467d1a5577bb2019257723e52de3698
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699511680761856