A argumentação lógica no ensino da geometria

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: De Luca, Nadia Strobel
Orientador(a): Prado, Adriana Luiza do, 1968-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/83878
Resumo: Orientador: Profa. Dra. Adriana Luiza do Prado
id UFPR_a7f5c72768b4fed939100363479151ba
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83878
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalPrado, Adriana Luiza do, 1968-De Luca, Nadia Strobel2023-10-18T17:03:07Z2023-10-18T17:03:07Z2023https://hdl.handle.net/1884/83878Orientador: Profa. Dra. Adriana Luiza do PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 14/04/2023Inclui referênciasResumo: Neste trabalho, discutimos a inserção da Lógica Matemática nas séries da Educação Básica. Para tanto, propõe-se um tratamento inicial, por meio da argumentação baseada na linguagem corrente. Tal tratamento é gradualmente reconstruído com o apoio da linguagem da Lógica Matemática. Feito isso, são introduzidos axiomas da geometria euclidiana, possibilitando demonstrações do ponto de vista formal, por meio da linguagem desenvolvida. As construções são desenvolvidas, porém, sem perder de vista sua inserção no contexto da Educação Básica. Durante o desenvolvimento do trabalho, foram dados exemplos e propostas atividades para aprimorar o conteúdo.Abstract: In this work, we discuss the insertion of Mathematical Logic in the Basic Education series. To this end, an initial treatment is proposed, by means of the argumentation based on the current language. Such a treatment is gradually reconstructed with the support of the language of Mathematical Logic. Once this is done, axioms of Euclidean geometry are introduced, enabling demonstrations from a formal viewpoint, through the developed language. The constructions are developed, however, without losing sight of their insertion in the context of Basic Education. During the development of the work, examples were given and activities proposed to improve the content.1 recurso online : PDF.application/pdfGeometria - Estudo e ensinoLógica simbólica e matemáticaMatemáticaA argumentação lógica no ensino da geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NADIA STROBEL DE LUCA.pdfapplication/pdf2318932https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83878/1/R%20-%20D%20-%20NADIA%20STROBEL%20DE%20LUCA.pdfaea1dbd031b423edb0736cbb9c84b3fdMD51open access1884/838782023-10-18 14:03:07.416open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83878Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-10-18T17:03:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A argumentação lógica no ensino da geometria
title A argumentação lógica no ensino da geometria
spellingShingle A argumentação lógica no ensino da geometria
De Luca, Nadia Strobel
Geometria - Estudo e ensino
Lógica simbólica e matemática
Matemática
title_short A argumentação lógica no ensino da geometria
title_full A argumentação lógica no ensino da geometria
title_fullStr A argumentação lógica no ensino da geometria
title_full_unstemmed A argumentação lógica no ensino da geometria
title_sort A argumentação lógica no ensino da geometria
author De Luca, Nadia Strobel
author_facet De Luca, Nadia Strobel
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado, Adriana Luiza do, 1968-
dc.contributor.author.fl_str_mv De Luca, Nadia Strobel
contributor_str_mv Prado, Adriana Luiza do, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria - Estudo e ensino
Lógica simbólica e matemática
Matemática
topic Geometria - Estudo e ensino
Lógica simbólica e matemática
Matemática
description Orientador: Profa. Dra. Adriana Luiza do Prado
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-18T17:03:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-18T17:03:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83878
url https://hdl.handle.net/1884/83878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83878/1/R%20-%20D%20-%20NADIA%20STROBEL%20DE%20LUCA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aea1dbd031b423edb0736cbb9c84b3fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861252601872384