Educação financeira no currículo escolar : uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da França

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Hofmann, Ruth Margareth, 1982-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/31860
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Tereza Carneiro Soares
id UFPR_aa91168b2f3619a65ee665bda43472f8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/31860
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Hofmann, Ruth Margareth, 1982-Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-05T14:26:27Z2020-08-05T14:26:27Z2013https://hdl.handle.net/1884/31860Orientadora: Profa. Dra. Maria Tereza Carneiro SoaresTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/07//2013Bibliografia: fls. 297-308Resumo: A inserção da educação financeira no currículo escolar é uma prática relativamente recente de um conjunto de países que a têm considerado como importante estratégia de proteção de consumidores, investidores e aposentados. Os esforços de implementação de programas de educação financeira vigentes principalmente a partir do ano de 2000 passam pela identificação da escola como espaço de disseminação de conceitos, métodos e ferramentas de controle financeiro pessoal. Nesse sentido, a implementação da educação financeira como política pública, com seus impactos - diretos ou indiretos - na dinâmica escolar remete à reflexão acerca da natureza da inserção de novos conteúdos no currículo escolar. As configurações que as políticas de educação financeira assumem em cada país podem guardar semelhanças ou diferenças em comparações internacionais, considerando-se que diferentes estruturas econômicas, valores éticos e morais, ambientes culturais e determinantes históricos podem interferir em cada configuração. É nesse contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar as experiências de promoção de educação financeira na escola em dois países - Inglaterra e França - a partir de um conjunto de fatores aqui considerados estruturantes para a construção dessa modalidade específica de política pública, a saber: o arranjo institucional; a ênfase temática; o público alvo; a obrigatoriedade ou não da adesão dos estabelecimentos escolares; a concepção filosófica subjacente à política; os objetos de ensino; a abordagem do conteúdo; a formação do professor; a disponibilidade de recursos didáticos; e a aprofundamento da temática na política. Para efeito de comparação, foram selecionados países que, não obstante diferenças linguísticas, vinculam-se a um dos organismos internacionais que mais tem incentivado à implementação de programas de educação financeira pelo mundo, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A comparação entre as duas estratégias deu-se à luz de contribuições da educação comparada como campo de investigação e mediante análise documental, particularmente do material didático elaborado para educação financeira e de documentos institucionais e oficiais com diretrizes e recomendações para inserção de novos conteúdos no currículo escolar. A comparação permitiu identificar que as estratégias nacionais de educação financeira da Inglaterra e da França apresentam mais semelhanças do que diferenças, estando estas presentes, de forma tênue, no que concerne: à concepção filosófica subjacente às respectivas estratégias; aos objetos de ensino; e à formação dos professores incumbidos da temática financeira na escola. A prevalência de semelhanças pode ser, em boa medida, resultado do vínculo de ambos os países com a OCDE, instituição que passou a incorporar elementos de letramento financeiro na avaliação do PISA.Abstract: The inclusion of financial education in schools is a relatively recent practice of a set of countries that consider it as an important strategy to protect consumers, investors and retirees. Efforts to implement financial education programs in the 2000 decade are identified by the school as a space for dissemination of concepts, methods and tools for personnel financial control. In this sense, the implementation of financial education as public policy, with its impacts - direct or indirect - in the school dynamics refers to reflection about the nature of inserting new content into the school curriculum. The settings that policies take financial education in each country can hold similarities or differences in international comparisons, considering that different economic structures, moral and ethical values, cultural backgrounds and historical determinants may interfere with each configuration. It is in this context that the aim of this paper is to analyze the experiences of promoting financial education in schools in two countries - England and France - from a set of factors considered here structural to construct this specific modality of public policy, namely: the institutional framework; the thematic emphasis; the target audience; the philosophical conception underlying the policy; the ontological conception of the objects of teaching; the approach of content; the teacher training; the availability of teaching resources; and the potential of policy of promoting economic behavior change. For comparison, we selected countries that, despite differences in language, are linked to one of the international organizations that have more incentive to implement financial education programs around the world, the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). The comparison between the two strategies gave up the light contributions of comparative education as a field of research and through document analysis, particularly the teaching material prepared for financial education and institutional documents and officers with guidelines and recommendations for inserting new content into the curriculum school. The comparison identified that national strategies for financial education in England and France have more similarities than differences when these gifts so tenuous, regarding: the design philosophy underlying their strategies, learning objects, and training of teachers responsible for the financial issue at school. The prevalence of similarities may be, to some extent, a result of the relationship of both countries to the OECD, an institution that has incorporated elements of financial literacy in the PISA assessment.308 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducação financeiraEducação e EstadoFinanças pessoaisEducaçãoEducação financeira no currículo escolar : uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da Françainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - RUTH MARGARETH HOFMANN.pdfapplication/pdf6193064https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31860/1/R%20-%20T%20-%20RUTH%20MARGARETH%20HOFMANN.pdf3ed029e47157c048e6fc58a33d09a64fMD51open accessTEXTR - T - RUTH MARGARETH HOFMANN.pdf.txtExtracted Texttext/plain769327https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31860/2/R%20-%20T%20-%20RUTH%20MARGARETH%20HOFMANN.pdf.txt1359b87be529898563f5303f11358834MD52open accessTHUMBNAILR - T - RUTH MARGARETH HOFMANN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31860/3/R%20-%20T%20-%20RUTH%20MARGARETH%20HOFMANN.pdf.jpgaece143c56874ad64191296b6b3b4ee8MD53open access1884/318602020-08-05 11:26:27.93open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/31860Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-05T14:26:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação financeira no currículo escolar : uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da França
title Educação financeira no currículo escolar : uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da França
spellingShingle Educação financeira no currículo escolar : uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da França
Hofmann, Ruth Margareth, 1982-
Teses
Educação financeira
Educação e Estado
Finanças pessoais
Educação
title_short Educação financeira no currículo escolar : uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da França
title_full Educação financeira no currículo escolar : uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da França
title_fullStr Educação financeira no currículo escolar : uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da França
title_full_unstemmed Educação financeira no currículo escolar : uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da França
title_sort Educação financeira no currículo escolar : uma análise comparativa das iniciativas da Inglaterra e da França
author Hofmann, Ruth Margareth, 1982-
author_facet Hofmann, Ruth Margareth, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Hofmann, Ruth Margareth, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação financeira
Educação e Estado
Finanças pessoais
Educação
topic Teses
Educação financeira
Educação e Estado
Finanças pessoais
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Tereza Carneiro Soares
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-05T14:26:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-05T14:26:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/31860
url https://hdl.handle.net/1884/31860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 308 f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31860/1/R%20-%20T%20-%20RUTH%20MARGARETH%20HOFMANN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31860/2/R%20-%20T%20-%20RUTH%20MARGARETH%20HOFMANN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31860/3/R%20-%20T%20-%20RUTH%20MARGARETH%20HOFMANN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ed029e47157c048e6fc58a33d09a64f
1359b87be529898563f5303f11358834
aece143c56874ad64191296b6b3b4ee8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699564274188288