Visibilidade e disputa eleitoral : a formação da imagem de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no horário gratuito de propaganda eleitoral em 2010

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Parachen, Eloisa
Orientador(a): Souza, Nelson Rosário de, 1963-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/47858
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nelson Rosário de Souza
id UFPR_b5871ae625061a088401837a83ca143c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47858
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Parachen, EloisaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência PolíticaSouza, Nelson Rosário de, 1963-2020-05-19T17:47:49Z2020-05-19T17:47:49Z2013https://hdl.handle.net/1884/47858Orientador: Prof. Dr. Nelson Rosário de SouzaAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa: Curitiba, 19/12/2013Inclui referências : f.82-85Resumo: O objetivo desse trabalho é observar como se processa a formação da imagem dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) por meio da análise de conteúdo dos Horários Gratuitos de Propaganda Eleitoral (HGPE) veiculados durante a campanha presidencial de 2010. Para alcançar o objetivo proposto procurou- se apresentar as relações gerais entre a comunicação e a política, limitando a discussão à necessidade de visibilidade como requisito básico para a disputa pelo poder na sociedade midiatizada. Também foram apresentadas as implicações da relação entre mídia e política, principalmente no que se referem às transformações da política quando acessa o espaço midiático e o que geram essas concessões para a política, em geral, e para os atores políticos, em particular. Discutiu-se ainda a questão da visibilidade na formação da imagem pública e da imagem política, bem como se procurou delinear os contornos para o conceito de imagem eleitoral. Em um segundo momento apresentou-se a discussão acerca do HGPE como espaço de visibilidade e como se organiza a argumentação ficcional que caracteriza o conteúdo dos programas eleitorais. Dessa forma buscou-se interpretar como se deu a formação da imagem dos candidatos observando em um primeiro momento a formação de tipos de imagem no HGPE e em um segundo momento como se processou a adaptação dos programas à lógica televisiva a fim de buscar requisitos para entender os elementos que formam a imagem eleitoral. Para isso foi realizada uma análise de conteúdo com variáveis a partir da análise de correspondência, análise de frequência e testes de qui-quadrado. Palavras-chave: Imagem, estratégia eleitoral, disputa eleitoral, HGPE, visibilidadeAbstract: The aim of this study is to observe how it processes image formation candidate Dilma Rousseff ( PT) and José Serra ( PSDB ) by analyzing the content of Free advertising Electoral Time ( HGPE ) aired during the 2010 presidential campaign . To achieve the proposed objective sought to present the general relationship between communication and politics, limiting the discussion to the need for visibility as basic to power struggle in mediatic society requirement. The implications of the relationship between media and politics , especially as they relate to changes in policy when accessing the media space and that generate these concessions to politics in general and political actors in particular were also presented . Still discussed the issue of visibility in shaping the public image and political image , as well as delineates the contours of the concept of electoral picture. In a second moment presented itself to discussion of HGPE as a space of visibility and how it organizes arguments featuring the fictional content of the electoral programs . Thus we sought to interpret how was the formation of the image of the candidate observing at first the formation of image types in HGPE and in a second moment as if sued tailoring programs to television logical to seek to understand requirements the elements that form the electoral picture. For this content analysis with variables from the correspondence analysis , frequency analysis and chi- square test was performed . Keywords : Image, election strategy , election contest , HGPE , visibility85 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalCiência políticaEleições - BrasilPropaganda politicaMarketing políticoVisibilidade e disputa eleitoral : a formação da imagem de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no horário gratuito de propaganda eleitoral em 2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELOISA PARACHEN.pdfapplication/pdf1563490https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47858/1/R%20-%20D%20-%20ELOISA%20PARACHEN.pdf8aeb3e79b3ee3aed7ab9778ea7aa5606MD51open access1884/478582020-05-19 14:47:50.082open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47858Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-19T17:47:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visibilidade e disputa eleitoral : a formação da imagem de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no horário gratuito de propaganda eleitoral em 2010
title Visibilidade e disputa eleitoral : a formação da imagem de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no horário gratuito de propaganda eleitoral em 2010
spellingShingle Visibilidade e disputa eleitoral : a formação da imagem de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no horário gratuito de propaganda eleitoral em 2010
Parachen, Eloisa
Ciência política
Eleições - Brasil
Propaganda politica
Marketing político
title_short Visibilidade e disputa eleitoral : a formação da imagem de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no horário gratuito de propaganda eleitoral em 2010
title_full Visibilidade e disputa eleitoral : a formação da imagem de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no horário gratuito de propaganda eleitoral em 2010
title_fullStr Visibilidade e disputa eleitoral : a formação da imagem de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no horário gratuito de propaganda eleitoral em 2010
title_full_unstemmed Visibilidade e disputa eleitoral : a formação da imagem de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no horário gratuito de propaganda eleitoral em 2010
title_sort Visibilidade e disputa eleitoral : a formação da imagem de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no horário gratuito de propaganda eleitoral em 2010
author Parachen, Eloisa
author_facet Parachen, Eloisa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
dc.contributor.author.fl_str_mv Parachen, Eloisa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Nelson Rosário de, 1963-
contributor_str_mv Souza, Nelson Rosário de, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência política
Eleições - Brasil
Propaganda politica
Marketing político
topic Ciência política
Eleições - Brasil
Propaganda politica
Marketing político
description Orientador: Prof. Dr. Nelson Rosário de Souza
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-19T17:47:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-19T17:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47858
url https://hdl.handle.net/1884/47858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47858/1/R%20-%20D%20-%20ELOISA%20PARACHEN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8aeb3e79b3ee3aed7ab9778ea7aa5606
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699625466986496