Geografia da re-existência : conhecimentos, saberes e representações geográficas na educação escolar indígena do povo Oro Wari - RO.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Amaral, Gustavo Gurgel do
Orientador(a): Teixeira, Salete Kozel
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/43742
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Salete Kozel
id UFPR_bad43f9df1cc76868d92da25acfcd765
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43742
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em GeografiaTeixeira, Salete KozelAmaral, Gustavo Gurgel do2024-04-01T17:50:08Z2024-04-01T17:50:08Z2016https://hdl.handle.net/1884/43742Orientador : Prof. Dr. Salete KozelTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 29/03/2016Inclui referências : fls. 176-786Resumo: Esta tese aborda a Geografia da Re-Existência (movimentos de sobrevivência indígena diante das adversidades enfrentadas em contato com o não-indígena) a partir dos conhecimentos geográficos e suas representações, cuja finalidade maior é contribuir para a divulgação cultural, valorização, aprendizado e fortalecimento da identidade indígena, especificamente da Educação Escolar Indígena do povo Oro Wari - RO. O estudo trata de uma pesquisa realizada na aldeia Sagarana, município de Guajará-Mirim, estado de Rondônia, juntamente com os indígenas da família linguística Xapakura, grupo linguístico Tupi-Kawahib, povo Oro Win, com o objetivo principal de descrever como se dá a relação entre o Ensino de Geografia, a Educação Escolar Indígena, a Cultura e as relações socioambientais nas etnias "re-existentes" integrantes do Povo Oro Wari. Mais especificamente, investigou-se como os professores e alunos indígenas compreendem a Geografia através de mapas mentais e buscou-se uma interpretação, nas narrativas indígenas, através das marcas de autoria, analisando os elementos performáticos mais recorrentes. Esta pesquisa é do tipo etnográfica e caracteriza-se pela abordagem qualitativa que oferecem as bases epistemológicas necessárias para a sua realização. O procedimento utilizado foi a análise dos dados coletados nas narrativas e nos mapas mentais produzidos pelos indígenas. Os resultados apontaram que os sujeitos demonstraram viver a "Geografia da re-existência" que comporta o poder da recuperação e a capacidade que uma população apresenta, após momento de adversidade, de conseguir se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação. A relação entre o Ensino de Geografia, a Educação Escolar Indígena, a Cultura e as relações socioambientais nas etnias "re-existentes" integrantes do Povo Oro Wari da aldeia Sagarana em Guajará-Mirim-RO dão aos indígenas a possibilidade de se colocar como autor de sua própria história. Os professores e alunos indígenas compreendem a Geografia através de mapas mentais e as narrativas indígenas evidenciam as marcas de autoria, comprovadas nas categorias de análise que evidenciaram a subjetividade, a geograficidade e a autoria por meio dos saberes e das representações Geográficas na Educação Escolar Indígena.Abstract: This thesis deals with the geography of the Resistance (indigenous survival movements in the face of adversities faced in contact with the non-indigenous) from geographical knowledge and their representations, whose main purpose is to contribute to cultural dissemination, appreciation, learning and strengthening the identity indigenous, specifically the Indigenous Education of the Oro Wari people - RO. The study comes to a survey conducted in the village Sagarana, municipality of Guajará-Mirim, state of Rondônia, along with indigenous linguistic family Xapakura, linguistic group Tupi-Kawahib, Oro Win people, with the main objective to understand how is the relationship between the Geography Teaching, the Indigenous Education, Culture and the socio-environmental relations in ethnic "re-existing" members of the Oro Wari people. More specifically, it was examined as indigenous teachers and students understand geography through mind maps and investigated, as well as indigenous teachers develop the teaching of geography and pedagogical practices in indigenous schools. This research is the ethnographic type and is characterized by qualitative approach offering the epistemological bases required for its realization. The procedure used was the analysis of data collected in the narratives and mental maps produced by the Indians. The results showed that the subjects showed live the "Geography of re-existence" that holds the power of recovery and the ability of a population present, after the time of adversity, to be able to adapt or evolve positively with the situation. The relationship between the Geography Teaching, the Indigenous Education, Culture and the socio-environmental relations in ethnic "re-existing" members of the People Oro Wari village Sagarana in Guajará-Mirim-RO give Indians the opportunity to put as author of their own history. Indigenous teachers and students understand geography through mind maps and indigenous narratives show the marks of authorship, proven in the categories of analysis that showed subjectivity, geographicity and authorship through knowledge and geographical representations in Indigenous Education.259 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalGeografiaEscolas indígenasGeografia - Estudo e ensinoGeografia da re-existência : conhecimentos, saberes e representações geográficas na educação escolar indígena do povo Oro Wari - RO.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - GUSTAVO GURGEL DO AMARAL.pdfapplication/pdf25533195https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43742/1/R%20-%20T%20-%20GUSTAVO%20GURGEL%20DO%20AMARAL.pdfd07e96b72baa996403b5761ade1cef5aMD51open access1884/437422024-04-01 14:50:08.07open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43742Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-01T17:50:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geografia da re-existência : conhecimentos, saberes e representações geográficas na educação escolar indígena do povo Oro Wari - RO.
title Geografia da re-existência : conhecimentos, saberes e representações geográficas na educação escolar indígena do povo Oro Wari - RO.
spellingShingle Geografia da re-existência : conhecimentos, saberes e representações geográficas na educação escolar indígena do povo Oro Wari - RO.
Amaral, Gustavo Gurgel do
Geografia
Escolas indígenas
Geografia - Estudo e ensino
title_short Geografia da re-existência : conhecimentos, saberes e representações geográficas na educação escolar indígena do povo Oro Wari - RO.
title_full Geografia da re-existência : conhecimentos, saberes e representações geográficas na educação escolar indígena do povo Oro Wari - RO.
title_fullStr Geografia da re-existência : conhecimentos, saberes e representações geográficas na educação escolar indígena do povo Oro Wari - RO.
title_full_unstemmed Geografia da re-existência : conhecimentos, saberes e representações geográficas na educação escolar indígena do povo Oro Wari - RO.
title_sort Geografia da re-existência : conhecimentos, saberes e representações geográficas na educação escolar indígena do povo Oro Wari - RO.
author Amaral, Gustavo Gurgel do
author_facet Amaral, Gustavo Gurgel do
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Salete Kozel
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Gustavo Gurgel do
contributor_str_mv Teixeira, Salete Kozel
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Escolas indígenas
Geografia - Estudo e ensino
topic Geografia
Escolas indígenas
Geografia - Estudo e ensino
description Orientador : Prof. Dr. Salete Kozel
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-01T17:50:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-01T17:50:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/43742
url https://hdl.handle.net/1884/43742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 259 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43742/1/R%20-%20T%20-%20GUSTAVO%20GURGEL%20DO%20AMARAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d07e96b72baa996403b5761ade1cef5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861280399622144