O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/1884/47905 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves |
id |
UFPR_c7f5ff296c7e8f429957e76e0fd3f464 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47905 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Marcelo CabarrãoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonçalves, Jean Carlos, 1980-2020-12-16T14:22:33Z2020-12-16T14:22:33Z2017https://hdl.handle.net/1884/47905Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2017Inclui referências : f. 97-100Resumo: Esse trabalho, vinculado ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro, tem como objetivo compreender o discurso a partir dos enunciados de professores-orientadores de grupos de teatro, com base em suas práticas na esfera educacional. Tendo como princípio norteador que o discurso se efetiva na prática social, esta pesquisa analisou o discurso sobre a atuação de professores no desenvolvimento do grupo teatral na escola, na intenção de entender seus processos de trabalho e objetivos. O aporte teórico-metodológico foi ancorado nas teorias da Pedagogia do Teatro e na Análise Dialógica do Discurso (ADD), e tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal fundamentação teórica. Entre as conclusões obtidas nesta pesquisa, destaco a importância de explorar a rotina e o cotidiano das atividades desses professores, compreendendo, de alguma forma, suas trajetórias, desejos, frustrações e dificuldades, e também, suas conquistas e contribuições. Palavras-chave: Professor-orientador. Grupo teatral na escola. Análise dialógica do discurso.Abstract: This work, linked to the ELiTe research group - Laboratory of Studies in Education, Language and Theater (Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro - ELiTe/UFPR/CNPq) has the objective of understanding the discourse from the enunciation of the teacher-mentor in the theater group, based on their practices in the educational sphere. Having as a guiding principle the fact that the discourse takes place in the social practice, this research analyzed the discourse about the involvement of those teachers in the development of the theater group in the school, with the purpose of understanding their work process and objectives. The theoretical-methodological approach was stablished based on the Theater Pedagogy and the Dialogic Discourse Analysis (DDA) theories and it has its core theoretical foundation in the studies of Bakhtin and the Circle. Among the conclusions obtained in this research, I highlight the importance of exploring the routine and day-to-day activities of those teachers, understanding, in some way, their trajectories, wishes, frustrations and obstacles, but also their achievements and contributions. Key-words: teacher-mentor, theater group in school, Dialogic discourse analysis.135 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoAnálise do discurso - AnáliseTeatro - Estudo e ensinoO professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCELO CABARRAO SANTOS.pdfapplication/pdf982640https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47905/1/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20CABARRAO%20SANTOS.pdffa6c53a3cf3e4b62634b76b6e2d425d9MD51open access1884/479052020-12-16 11:22:33.314open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47905Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-16T14:22:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas |
title |
O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas |
spellingShingle |
O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas Santos, Marcelo Cabarrão Educação Análise do discurso - Análise Teatro - Estudo e ensino |
title_short |
O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas |
title_full |
O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas |
title_fullStr |
O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas |
title_full_unstemmed |
O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas |
title_sort |
O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas |
author |
Santos, Marcelo Cabarrão |
author_facet |
Santos, Marcelo Cabarrão |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcelo Cabarrão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Jean Carlos, 1980- |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Jean Carlos, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Análise do discurso - Análise Teatro - Estudo e ensino |
topic |
Educação Análise do discurso - Análise Teatro - Estudo e ensino |
description |
Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-16T14:22:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-16T14:22:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/47905 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/47905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
135 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47905/1/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20CABARRAO%20SANTOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa6c53a3cf3e4b62634b76b6e2d425d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699594420748288 |