O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santos, Marcelo Cabarrão
Orientador(a): Gonçalves, Jean Carlos, 1980-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/47905
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves
id UFPR_c7f5ff296c7e8f429957e76e0fd3f464
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47905
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Santos, Marcelo CabarrãoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonçalves, Jean Carlos, 1980-2020-12-16T14:22:33Z2020-12-16T14:22:33Z2017https://hdl.handle.net/1884/47905Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2017Inclui referências : f. 97-100Resumo: Esse trabalho, vinculado ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro, tem como objetivo compreender o discurso a partir dos enunciados de professores-orientadores de grupos de teatro, com base em suas práticas na esfera educacional. Tendo como princípio norteador que o discurso se efetiva na prática social, esta pesquisa analisou o discurso sobre a atuação de professores no desenvolvimento do grupo teatral na escola, na intenção de entender seus processos de trabalho e objetivos. O aporte teórico-metodológico foi ancorado nas teorias da Pedagogia do Teatro e na Análise Dialógica do Discurso (ADD), e tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal fundamentação teórica. Entre as conclusões obtidas nesta pesquisa, destaco a importância de explorar a rotina e o cotidiano das atividades desses professores, compreendendo, de alguma forma, suas trajetórias, desejos, frustrações e dificuldades, e também, suas conquistas e contribuições. Palavras-chave: Professor-orientador. Grupo teatral na escola. Análise dialógica do discurso.Abstract: This work, linked to the ELiTe research group - Laboratory of Studies in Education, Language and Theater (Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro - ELiTe/UFPR/CNPq) has the objective of understanding the discourse from the enunciation of the teacher-mentor in the theater group, based on their practices in the educational sphere. Having as a guiding principle the fact that the discourse takes place in the social practice, this research analyzed the discourse about the involvement of those teachers in the development of the theater group in the school, with the purpose of understanding their work process and objectives. The theoretical-methodological approach was stablished based on the Theater Pedagogy and the Dialogic Discourse Analysis (DDA) theories and it has its core theoretical foundation in the studies of Bakhtin and the Circle. Among the conclusions obtained in this research, I highlight the importance of exploring the routine and day-to-day activities of those teachers, understanding, in some way, their trajectories, wishes, frustrations and obstacles, but also their achievements and contributions. Key-words: teacher-mentor, theater group in school, Dialogic discourse analysis.135 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoAnálise do discurso - AnáliseTeatro - Estudo e ensinoO professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCELO CABARRAO SANTOS.pdfapplication/pdf982640https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47905/1/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20CABARRAO%20SANTOS.pdffa6c53a3cf3e4b62634b76b6e2d425d9MD51open access1884/479052020-12-16 11:22:33.314open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47905Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-16T14:22:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas
title O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas
spellingShingle O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas
Santos, Marcelo Cabarrão
Educação
Análise do discurso - Análise
Teatro - Estudo e ensino
title_short O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas
title_full O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas
title_fullStr O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas
title_full_unstemmed O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas
title_sort O professor-orientador de grupos teatrais na escola : reflexões Bakhtinianas
author Santos, Marcelo Cabarrão
author_facet Santos, Marcelo Cabarrão
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcelo Cabarrão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Jean Carlos, 1980-
contributor_str_mv Gonçalves, Jean Carlos, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Análise do discurso - Análise
Teatro - Estudo e ensino
topic Educação
Análise do discurso - Análise
Teatro - Estudo e ensino
description Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-16T14:22:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-16T14:22:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47905
url https://hdl.handle.net/1884/47905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47905/1/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20CABARRAO%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa6c53a3cf3e4b62634b76b6e2d425d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699594420748288