Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Nagatomy, Gabrielly Fuji Messias, 1992-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/69323
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Orliney Maciel Guimarães
id UFPR_ce7a6aac44c9c466fd028be58c5c35bb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69323
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Nagatomy, Gabrielly Fuji Messias, 1992-Guimarães, Orliney Maciel, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-01-29T19:24:10Z2021-01-29T19:24:10Z2020https://hdl.handle.net/1884/69323Orientadora: Profa. Dra. Orliney Maciel GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/05/2020Inclui referências: p. 201-218Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar a representação social sobre Educação Especial/Educação Inclusiva (EE/EI) de estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná. Para atingir este objetivo foram delineados os seguintes objetivos específicos: compreender como as representações sociais sobre as deficiências influenciaram a formação e efetivação de políticas educacionais para o atendimento das pessoas com necessidades educacionais específicas; analisar a partir da literatura da área quais as barreiras e necessidades formativas de professores para a educação inclusiva; identificar e analisar a representação social dos licenciandos em Química da UFPR sobre Educação Especial/Educação lnclusiva. A fundamentação teórica apoiou-se na teoria da representação social (TRS) de Serge Moscovici (1961) e na teoria do núcleo central (TNC) de Jean-Claude Abric (1994) para estruturar as representações sociais dos estudantes. Para atingir o objetivo geral dessa pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa e foi realizada uma pesquisa de campo, com alunos ingressantes no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná, por meio de observação participante. O contexto da pesquisa foi uma disciplina de Seminários de Educação em Química, que abordou aspectos da EE/EI. Para a constituição de dados, realizou-se a Associação Livre de Palavras com os termos indutores: educação especial e educação inclusiva, no início e ao final da disciplina; assim como um questionário de frases incompletas e um questionário com questões abertas. Para análise dos dados da Associação Livre de Palavras foi empregada a TNC de Abric (1994) com análise prototípica, e, para a análise dos questionários foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2016). Por meio dessas análises foi possível identificar que as representações sociais sobre a EE/EI, inicialmente se pautavam no atendimento às necessidades específicas do aluno com deficiência e nas dificuldades enfrentadas nesse processo, e na não diferenciação da educação especial e da educação inclusiva, as quais apresentaram o mesmo núcleo central. Ao final da disciplina, as representações sociais dos licenciandos para a Educação Especial se pautaram nas adaptações metodológicas para atendimento à necessidade, e a representação social sobre a Educação Inclusiva teve seu núcleo central pautado na inclusão realizada por meio das dimensões de acessibilidade. Observou-se nos discursos analisados que os licenciandos abordaram a necessidade de um profissional do atendimento educacional especializado para o trabalho conjunto com o professor da sala de aula regular, necessidade de formações continuadas para difundir e desmistificar os temas relacionados à inclusão, e destacaram a criatividade na elaboração de materiais didáticos; aspectos não observados no início da disciplina. Conclui-se que disciplinas específicas que abordam a EE e EI nos processos formativos de futuros professores se constituem de extrema relevância para promover reflexões críticas para um ensino pautado nos princípios da educação inclusiva. Palavras-chave: Representação Social; Educação Especial, Educação Inclusiva; Formação Inicial de professores; Licenciatura em Química.Abstract: This study aimed to identify and analyze the social representation of Special Education/Inclusive Education (SE/IE) among undergraduate Chemistry students at the Federal University of Paraná (UFPR). In order to achieve this objective, the following specific objectives were outlined: understanding how social representations of disabilities influenced the formation and implementation of educational policies for the care of people with specific educational needs; analyzing, according to the literature in the area, the barriers and training needs of teachers for inclusive education; identifying and analyzing the social representation of Special Education/Exclusive Education among undergraduate Chemistry students at UFPR. The theoretical framework was based on the Social Representation Theory (SRT) by Serge Moscovici (1961) and on the Central Nucleus Theory (CNT) by Jean-Claude Abric (1994) to structure the social representations among students. In order to achieve the general objective of this research, a qualitative approach was chosen and a field research was carried out with students entering the Chemistry degree course at the Federal University of Paraná, as participant observation. The research context was a discipline of Chemistry Education Seminars, which addressed aspects of SE/IE. For the collection of data, the Free Word Association was carried out with the following inducing terms: special education and inclusive education, at the beginning and at the end of the discipline; as well as a questionnaire with incomplete sentences and a questionnaire with open questions. Abric's CNT (1994) was used to analyze the Free Word Association data with prototypical analysis, and for the analysis of the questionnaires, Bardin's content analysis (2016) was used. Through these analyzes it was possible to identify that the social representations of SE/IE were initially based on meeting the specific needs of students with disabilities and the difficulties faced in this process, and on the non-differentiation of special education and inclusive education, which presented the same central nucleus. After the discipline, the social representations for Special Education among undergraduate students were based on methodological adaptations to meet the need, and the social representation of Inclusive Education had its central nucleus based on inclusion through the dimensions of accessibility. It was observed in the speeches analyzed that the undergraduate students addressed the need for a specialized educational assistance professional to work together with the regular classroom teacher, as well as the need for continued training to disseminate and demystify the issues related to inclusion, and also highlighted the creativity in the preparation of teaching materials. Such aspects had not been observed at the beginning of the course. It is concluded that specific subjects that approach SE and IE in the training processes of future teachers contribute strongly to promote critical reflections for a teaching practice based on the principles of inclusive education. Keywords: Social Representation; Special Education, Inclusive Education; Initial teacher training; Chemistry undergraduate course.342 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação especialEducação inclusivaQuímica - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoRepresentaçao socialEducaçãoRepresentação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELLY FUJI MESSIAS NAGATOMY.pdfapplication/pdf7720005https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69323/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELLY%20FUJI%20MESSIAS%20NAGATOMY.pdf660e3737869c9be076e795696305e9d4MD51open access1884/693232021-01-29 16:24:10.341open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69323Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-29T19:24:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná
title Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná
spellingShingle Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná
Nagatomy, Gabrielly Fuji Messias, 1992-
Educação especial
Educação inclusiva
Química - Estudo e ensino
Professores - Formação
Representaçao social
Educação
title_short Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná
title_full Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná
title_fullStr Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná
title_full_unstemmed Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná
title_sort Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná
author Nagatomy, Gabrielly Fuji Messias, 1992-
author_facet Nagatomy, Gabrielly Fuji Messias, 1992-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Guimarães, Orliney Maciel, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagatomy, Gabrielly Fuji Messias, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação inclusiva
Química - Estudo e ensino
Professores - Formação
Representaçao social
Educação
topic Educação especial
Educação inclusiva
Química - Estudo e ensino
Professores - Formação
Representaçao social
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Orliney Maciel Guimarães
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-29T19:24:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-29T19:24:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69323
url https://hdl.handle.net/1884/69323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 342 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69323/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELLY%20FUJI%20MESSIAS%20NAGATOMY.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 660e3737869c9be076e795696305e9d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699672259690496