Aprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Coden, Quelen Silveira, 1980-
Orientador(a): Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/72388
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
id UFPR_cedd7ee6bb093e85e15083f62f25bdb0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72388
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Coden, Quelen Silveira, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2021-11-29T18:18:36Z2021-11-29T18:18:36Z2018https://hdl.handle.net/1884/72388Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/03/2018Inclui referências: p. 95-105Resumo: Investigam-se as possibilidades de uma Sala de Recursos Multifuncionais de potencializar o processo de ensino-aprendizagem e a organização de conteúdos a alunos com deficiência visual visando à apropriação de conhecimentos dos conteúdos das disciplinas das áreas de Ciências da Natureza. Participaram da investigação alunos com deficiência visual e alguns de seus professores, que concederam entrevistas abordando aspectos do processo de ensino-aprendizagem de Ciências da Natureza. Utilizando-se da metodologia de Análise Textual Discursiva, as informações disponibilizadas foram analisadas sob cinco categorias: conceito de deficiência e inclusão escolar, formação inicial e continuada, material didático, atividades avaliativas e processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que reconhecer as especificidades do aluno cego e estabelecer uma empatia professoraluno favorece a escolha de recursos e metodologias que possibilitam atender o que é comum e o que é específico entre os estudantes, favorecendo o processo de inclusão de alunos cegos no Ensino Regular. Os professores relataram a inexistência ou carência, na sua formação inicial e continuada, de conhecimentos que lhes auxiliassem no desenvolvimento de atividades inclusivas, o que ocorreu, em geral, depois de já estarem em contato com o aluno com deficiência. Tanto alunos quanto professores atribuem um papel significativo às atividades desenvolvidas na Sala de Recursos: para os professores elas são motivadoras na busca de formação continuada; para os alunos, facilitadoras do processo de aprendizagem.Abstract: It investigates the possibilities of a Multifunctional Resource Room to enhance the teaching-learning process and the organization of contents for students with visual impairment, aiming at appropriating knowledge of the contents of subjects in the areas of Natural Sciences. Visually impaired students and some of their teachers participated in the investigation, who gave interviews addressing aspects of the teaching-learning process of Nature Sciences. Using the Discursive Textual Analysis methodology, the information provided was analyzed under five categories: concept of disability and school inclusion, initial and continuing education, teaching material, evaluation activities and the teaching-learning process. The results showed that recognizing the blind student's specificities and establishing a teacher-student empathy favors the choice of resources and methodologies that make it possible to meet what is common and what is specific among students, favoring the process of inclusion of blind students in education Regular. Teachers reported the lack or lack, in their initial and continuing education, of knowledge that would help them to develop inclusive activities, which generally occurred after being in contact with students with disabilities. Both students and teachers attribute a significant role to the activities developed in the Resource Room: for teachers they are motivating in the search for continuing education; for students, facilitators of the learning process.1 arquivo (131 p.) : PDF.application/pdfEducação inclusivaDeficiente visual - EducaçãoTecnologia educacionalCiências - Estudo e ensinoNatureza - Estudo e ensinoEducaçãoAprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - QUELEN SILVEIRA CODEN.pdfapplication/pdf1770156https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72388/1/R%20-%20D%20-%20QUELEN%20SILVEIRA%20CODEN.pdfcf22e6c14955b6871cad5d18fd2c3b40MD51open access1884/723882021-11-29 15:18:36.405open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72388Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-29T18:18:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professores
title Aprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professores
spellingShingle Aprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professores
Coden, Quelen Silveira, 1980-
Educação inclusiva
Deficiente visual - Educação
Tecnologia educacional
Ciências - Estudo e ensino
Natureza - Estudo e ensino
Educação
title_short Aprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professores
title_full Aprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professores
title_fullStr Aprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professores
title_full_unstemmed Aprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professores
title_sort Aprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professores
author Coden, Quelen Silveira, 1980-
author_facet Coden, Quelen Silveira, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Coden, Quelen Silveira, 1980-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
contributor_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Deficiente visual - Educação
Tecnologia educacional
Ciências - Estudo e ensino
Natureza - Estudo e ensino
Educação
topic Educação inclusiva
Deficiente visual - Educação
Tecnologia educacional
Ciências - Estudo e ensino
Natureza - Estudo e ensino
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-29T18:18:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-29T18:18:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72388
url https://hdl.handle.net/1884/72388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (131 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72388/1/R%20-%20D%20-%20QUELEN%20SILVEIRA%20CODEN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf22e6c14955b6871cad5d18fd2c3b40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861343951716352