Suite da Epopéia Brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Medeiros, Daniel Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/24941
Resumo: Resumo: Essa dissertação trata fundamentalmente da obra composicional do violonista-compositor riograndense Delsuamy Vivekananda Medeiros (1938-2004). Após o levantamento das peças encontradas, foi realizado um estudo de análise estilística. Para tal, foi estabelecido um diálogo da produção composicional de Vivekananda com a literatura violonística, observando a obra deste músico dentro do panorama composicional violonístico brasileiro. Através das abordagens relacionadas às caraterísticas extra-musicais, recursos idiomáticos, forma, processo motívico e modalismo, notou-se que sua obra possui referências comuns à vários outros autores, que vão desde a obra de Francisco Tárrega (1852-1909) a Heitor Villa-Lobos (1887-1959). As análises estruturais, fundamentadas em Salzer (1952) e circunscritas somente à obra de Vivekananda, apresentam uma maneira bastante particular de articular estruturas musicais. Por se tratar de um músico ainda desconhecido em âmbito acadêmico, foi necessário o levantamento e registro de parte de sua trajetória profissional.
id UFPR_e2e2f0b213168491aa0d80e70516547d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24941
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Medeiros, Daniel RibeiroDudeque, Norton Eloy, 1958-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2010-12-08T12:55:54Z2010-12-08T12:55:54Z2010-12-08http://hdl.handle.net/1884/24941Resumo: Essa dissertação trata fundamentalmente da obra composicional do violonista-compositor riograndense Delsuamy Vivekananda Medeiros (1938-2004). Após o levantamento das peças encontradas, foi realizado um estudo de análise estilística. Para tal, foi estabelecido um diálogo da produção composicional de Vivekananda com a literatura violonística, observando a obra deste músico dentro do panorama composicional violonístico brasileiro. Através das abordagens relacionadas às caraterísticas extra-musicais, recursos idiomáticos, forma, processo motívico e modalismo, notou-se que sua obra possui referências comuns à vários outros autores, que vão desde a obra de Francisco Tárrega (1852-1909) a Heitor Villa-Lobos (1887-1959). As análises estruturais, fundamentadas em Salzer (1952) e circunscritas somente à obra de Vivekananda, apresentam uma maneira bastante particular de articular estruturas musicais. Por se tratar de um músico ainda desconhecido em âmbito acadêmico, foi necessário o levantamento e registro de parte de sua trajetória profissional.application/pdfTesesEstilo musical - BrasilSuite da Epopéia Brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO COMPLETA E PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdfapplication/pdf3933893https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24941/1/DISSERTACAO%20COMPLETA%20E%20PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf06c816a456b241aa5752347f31efceeaMD51open accessTEXTDISSERTACAO COMPLETA E PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.txtDISSERTACAO COMPLETA E PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.txtExtracted Texttext/plain164303https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24941/2/DISSERTACAO%20COMPLETA%20E%20PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.txt5cb80fee85a34273fb7473562e854f8bMD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO COMPLETA E PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.jpgDISSERTACAO COMPLETA E PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24941/3/DISSERTACAO%20COMPLETA%20E%20PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.jpg15249d23d5a9e414252a9dc3ed75a2feMD53open access1884/249412016-04-07 08:52:48.393open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24941Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:52:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Suite da Epopéia Brasileira
title Suite da Epopéia Brasileira
spellingShingle Suite da Epopéia Brasileira
Medeiros, Daniel Ribeiro
Teses
Estilo musical - Brasil
title_short Suite da Epopéia Brasileira
title_full Suite da Epopéia Brasileira
title_fullStr Suite da Epopéia Brasileira
title_full_unstemmed Suite da Epopéia Brasileira
title_sort Suite da Epopéia Brasileira
author Medeiros, Daniel Ribeiro
author_facet Medeiros, Daniel Ribeiro
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dudeque, Norton Eloy, 1958-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Daniel Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Estilo musical - Brasil
topic Teses
Estilo musical - Brasil
description Resumo: Essa dissertação trata fundamentalmente da obra composicional do violonista-compositor riograndense Delsuamy Vivekananda Medeiros (1938-2004). Após o levantamento das peças encontradas, foi realizado um estudo de análise estilística. Para tal, foi estabelecido um diálogo da produção composicional de Vivekananda com a literatura violonística, observando a obra deste músico dentro do panorama composicional violonístico brasileiro. Através das abordagens relacionadas às caraterísticas extra-musicais, recursos idiomáticos, forma, processo motívico e modalismo, notou-se que sua obra possui referências comuns à vários outros autores, que vão desde a obra de Francisco Tárrega (1852-1909) a Heitor Villa-Lobos (1887-1959). As análises estruturais, fundamentadas em Salzer (1952) e circunscritas somente à obra de Vivekananda, apresentam uma maneira bastante particular de articular estruturas musicais. Por se tratar de um músico ainda desconhecido em âmbito acadêmico, foi necessário o levantamento e registro de parte de sua trajetória profissional.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-12-08T12:55:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-08T12:55:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/24941
url http://hdl.handle.net/1884/24941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24941/1/DISSERTACAO%20COMPLETA%20E%20PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24941/2/DISSERTACAO%20COMPLETA%20E%20PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24941/3/DISSERTACAO%20COMPLETA%20E%20PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 06c816a456b241aa5752347f31efceea
5cb80fee85a34273fb7473562e854f8b
15249d23d5a9e414252a9dc3ed75a2fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861406917656576