Suite da Epopéia Brasileira
Ano de defesa: | 2010 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Idioma: | por |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1884/24941 |
Resumo: | Resumo: Essa dissertação trata fundamentalmente da obra composicional do violonista-compositor riograndense Delsuamy Vivekananda Medeiros (1938-2004). Após o levantamento das peças encontradas, foi realizado um estudo de análise estilística. Para tal, foi estabelecido um diálogo da produção composicional de Vivekananda com a literatura violonística, observando a obra deste músico dentro do panorama composicional violonístico brasileiro. Através das abordagens relacionadas às caraterísticas extra-musicais, recursos idiomáticos, forma, processo motívico e modalismo, notou-se que sua obra possui referências comuns à vários outros autores, que vão desde a obra de Francisco Tárrega (1852-1909) a Heitor Villa-Lobos (1887-1959). As análises estruturais, fundamentadas em Salzer (1952) e circunscritas somente à obra de Vivekananda, apresentam uma maneira bastante particular de articular estruturas musicais. Por se tratar de um músico ainda desconhecido em âmbito acadêmico, foi necessário o levantamento e registro de parte de sua trajetória profissional. |
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Medeiros, Daniel RibeiroDudeque, Norton Eloy, 1958-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2010-12-08T12:55:54Z2010-12-08T12:55:54Z2010-12-08http://hdl.handle.net/1884/24941Resumo: Essa dissertação trata fundamentalmente da obra composicional do violonista-compositor riograndense Delsuamy Vivekananda Medeiros (1938-2004). Após o levantamento das peças encontradas, foi realizado um estudo de análise estilística. Para tal, foi estabelecido um diálogo da produção composicional de Vivekananda com a literatura violonística, observando a obra deste músico dentro do panorama composicional violonístico brasileiro. Através das abordagens relacionadas às caraterísticas extra-musicais, recursos idiomáticos, forma, processo motívico e modalismo, notou-se que sua obra possui referências comuns à vários outros autores, que vão desde a obra de Francisco Tárrega (1852-1909) a Heitor Villa-Lobos (1887-1959). As análises estruturais, fundamentadas em Salzer (1952) e circunscritas somente à obra de Vivekananda, apresentam uma maneira bastante particular de articular estruturas musicais. Por se tratar de um músico ainda desconhecido em âmbito acadêmico, foi necessário o levantamento e registro de parte de sua trajetória profissional.application/pdfTesesEstilo musical - BrasilSuite da Epopéia Brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO COMPLETA E PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdfapplication/pdf3933893https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24941/1/DISSERTACAO%20COMPLETA%20E%20PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf06c816a456b241aa5752347f31efceeaMD51open accessTEXTDISSERTACAO COMPLETA E PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.txtDISSERTACAO COMPLETA E PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.txtExtracted Texttext/plain164303https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24941/2/DISSERTACAO%20COMPLETA%20E%20PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.txt5cb80fee85a34273fb7473562e854f8bMD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO COMPLETA E PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.jpgDISSERTACAO COMPLETA E PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24941/3/DISSERTACAO%20COMPLETA%20E%20PAGINADA_18_11_2010_FINALIZADA.pdf.jpg15249d23d5a9e414252a9dc3ed75a2feMD53open access1884/249412016-04-07 08:52:48.393open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24941Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:52:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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