O ensino de função exponencial para além das aparências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Adnielson Lima da, 1977-
Orientador(a): Panossian, Maria Lucia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/57385
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Panossian
id UFPR_e855cc53ec41e4e47f1de8431cc53d51
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57385
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Silva, Adnielson Lima da, 1977-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaPanossian, Maria Lucia2021-05-06T12:05:48Z2021-05-06T12:05:48Z2018https://hdl.handle.net/1884/57385Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia PanossianDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 04/07/2018Inclui referências: p.127-133Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar situações de ensino de função exponencial, considerando o movimento histórico e lógico da mesma. Constata-se na literatura especializada e através de observações em sala de aula, a dificuldade dos estudantes em apropriar-se do conceito de função exponencial para além dos aspectos externos e técnicos. Para responder a pergunta da pesquisa "De que modo a situação desencadeadora da aprendizagem possibilita ou cria condições para superar as aparências no ensino, de função exponencial, para que os alunos se apropriem do conceito de forma teórica?" a metodologia apresentada nesta pesquisa, orienta-se, pelos pressupostos da teoria da atividade, histórico-cultural e Atividade Orientadora de Ensino (AOE), e concretiza-se nas seguintes ações: revisão de literatura sobre o ensino de função exponencial; estudos de documentos curriculares oficiais; movimento histórico e lógico da função exponencial para reconhecer às necessidades humanas que desencadearam seu desenvolvimento e seus nexos internos (sua essência); elaboração de indicadores para análise de situações de ensino de funções exponenciais em livros didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015; e análise de dados coletados da interação com professores da rede pública na "Oficina Pedagógica de Matemática" (OPM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), através de gravações de áudio/vídeo, para analisar os sentidos pessoais atribuídos pelos professores a respeito da função exponencial. Na OPM, desenvolveram-se situações desencadeadoras de aprendizagem, como uma possibilidade de ensinar o conteúdo de funções exponenciais, usando a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como base metodológica. Dos resultados obtidos aqui na dissertação, destacam-se os nexos internos reconhecidos por meio do movimento histórico e lógico da função exponencial e que revelam a essência dessa função; a elaboração de indicadores de análise de situações de livros didáticos; a transformação dos sentidos atribuídos pelos professores à situações no ensino de função exponencial durante o planejamento e concretização das situações desencadeadoras elaboradas coletivamente, considerando os elementos presentes em Atividade Orientadora de Ensino e do movimento histórico e lógico da função exponencial. Palavras-chave: Funções exponenciais 1. Movimento histórico-lógico 2. Situações de ensino 3.Abstract: This dissertation aims to analyze teaching situations of the exponential function considering its historical and logical movement. It is observed in the specialized literature and through observations in the classroom, the difficulty of the students in appropriating the concept of exponential function beyond the external and technical aspects. To answer the research question "How does the learningtriggering situation enable or create conditions to overcome appearances in exponential function teaching, so that students will appropriate the concept theoretically?", the methodology presented in this research, the theory of activity, historical-cultural theory, and the Teaching Activity of Teaching (AOE), is narrowed down in the following actions: literature review on the teaching of exponential function; studies of official curricular documents; study of the historical and logical movement of the exponential function to recognise the human needs that triggered its development and its internal nexus (its essence); elaboration of indicators for analysis of teaching situations of exponential functions in textbooks approved in the National Textbook Plan (PNLD) of 2015; and analysis of data collected from the interaction with teachers of the public network in the "Pedagogical Workshops of Mathematics" (OPM) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), through audio / video recordings, to analyse the personal senses attributed by teachers regarding the exponential function. In OPM, learning triggering situations were developed as a possibility to teaching the content of exponential functions, using Teaching Guidance Activity (AOE) as a methodological basis. From the results obtained in this dissertation we highlight the internal links recognised through the historical and logical movement of the exponential function and that reveal the essence of this function; the preparation of indicators for analysis of textbook situations; the transformation of the meanings attributed by the teachers to the exponential function teaching situations during the planning and concretization of collectively developed trigger situations, considering the elements of the Teaching Teaching Activity and the historical and logical movement of the exponential function. Keywords: Exponential functions 1. Logical-historical movement 2. Teaching situations 3.158 p. : il. (algumas color.).application/pdfFunções (Matemática)LogarítmosMatemática - Estudo e ensinoMatemáticaO ensino de função exponencial para além das aparênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ADNIELSON LIMA DA SILVA.pdfapplication/pdf3991699https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57385/1/R%20-%20D%20-%20ADNIELSON%20LIMA%20DA%20SILVA.pdf14c2ad19a8a193af5853af2a78b618a5MD51open access1884/573852021-05-06 09:05:48.389open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57385Repositório InstitucionalPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestinformacaodigital@ufpr.bropendoar:3082021-05-06T12:05:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de função exponencial para além das aparências
title O ensino de função exponencial para além das aparências
spellingShingle O ensino de função exponencial para além das aparências
Silva, Adnielson Lima da, 1977-
Funções (Matemática)
Logarítmos
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
title_short O ensino de função exponencial para além das aparências
title_full O ensino de função exponencial para além das aparências
title_fullStr O ensino de função exponencial para além das aparências
title_full_unstemmed O ensino de função exponencial para além das aparências
title_sort O ensino de função exponencial para além das aparências
author Silva, Adnielson Lima da, 1977-
author_facet Silva, Adnielson Lima da, 1977-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adnielson Lima da, 1977-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Panossian, Maria Lucia
contributor_str_mv Panossian, Maria Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Funções (Matemática)
Logarítmos
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
topic Funções (Matemática)
Logarítmos
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Panossian
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T12:05:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T12:05:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/57385
url https://hdl.handle.net/1884/57385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57385/1/R%20-%20D%20-%20ADNIELSON%20LIMA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 14c2ad19a8a193af5853af2a78b618a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv informacaodigital@ufpr.br
_version_ 1834475714640871424