Educação de surdos e preconceito : bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoque

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Witkoski, Silvia Andreis
Orientador(a): Baibich, Tânia Maria, 1953-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/26125
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Baibich-Faria
id UFPR_ebea8eda1e3f71c40b724b94880a0f19
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26125
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Witkoski, Silvia AndreisUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBaibich, Tânia Maria, 1953-2022-08-05T18:59:04Z2022-08-05T18:59:04Z2011https://hdl.handle.net/1884/26125Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Baibich-FariaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 02/06/2011Bibliografia: fls. 219-229Resumo: Realiza estudo etnográfico, com base teórica sócio antropológica sobre a surdez, que a perspectiva como uma diferença, contrapondo-se aos discursos clínico-terapêuticos. A pesquisa de campo desenvolveu-se em uma escola para surdos de uma capital brasileira, que oficialmente se autodenomina como bilíngue, durante todo o ano de 2010. A observação efetivou-se no espaço da sala de aula, de uma turma de alunos surdos, da sétima série, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais. A realidade observada demonstra que, na contramão da proposta bilíngue prevista para a educação dos surdos, a escola observada, que representa o universo de outras escolas para surdos, caracteriza-se pela absoluta ausência de um ensino qualificado e diferenciado para os surdos, com o predomínio de práticas oralistas. Confirma que a escola continua produzindo e reproduzindo práticas que induzem a condição de iletrados-funcionais, que a maioria dos surdos brasileiros alcança mesmo depois de permanecerem anos nos bancos escolares. Entre os fatores que conduzem a este resultado, a análise dos dados empíricos aponta para: (a) o preconceito contra os alunos surdos que os estigmatiza a como deficientes e sem condições efetivas de desenvolvimento semelhante aos ouvintes, (b) a não formação ou formação deficitária dos professores, (c) as tentativas de normalização do surdo à cultura hegemônica, que repercutem negativamente na sua formação identitária e no seu sentimento de pertença.Abstract: This work performs an ethnographic study, under a social-anthropological theoretical basis on deafness, that puts it under the perspective of difference, oppositely to the clinical and therapeutical discourse. The field research was developed in a school for deafs in a Brazilian state capital, that officially names itself as bilingual, during the whole year of 2010. The observation was accomplished in the space of a deaf seventh grade students’ classroom, during the classes of Portuguese Language and Brazilian Sign Language. The reality observed shows that, in spite of the bilingual proposition prescribed for the education of deafs, the observed school, which represents the universe of other deaf schools, is characterized by an absolute absence of a qualified and differentiated teaching method for deafs, with a predominance of oral targeted practices. It confirms that school goes on producing and reproducing practices that induce the condition of being functional illiterates, which the majority of Brazilian deafs achieve even after sitting during years on the school chair. Among the causes that conduce to this result, the analysis of the empirical data points to: (a) the prejudice against deaf students, that stigmatizes them as handicapped people who have not as effective development conditions as hearing people; (b) the absent or deficient formation of teachers; (c) the efforts to absorb the deaf into the hegemonic culture, which acts negatively both on his identitarian formation and on his sense of belonging.255 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducação especialSurdos - EducaçãoEducaçãoEducação de surdos e preconceito : bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSILVIA ANDREIS WITKOSKI.pdfapplication/pdf14129198https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26125/1/SILVIA%20ANDREIS%20WITKOSKI.pdf5281aecdc0ef746807457daba85067cbMD51open accessTEXTSILVIA ANDREIS WITKOSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain590583https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26125/2/SILVIA%20ANDREIS%20WITKOSKI.pdf.txt5ee43f40ca6b371d1b198daca12df46bMD52open accessTHUMBNAILSILVIA ANDREIS WITKOSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26125/3/SILVIA%20ANDREIS%20WITKOSKI.pdf.jpgf8aed4a6598623888219843814b6fe8bMD53open access1884/261252022-08-05 15:59:04.638open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26125Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-05T18:59:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de surdos e preconceito : bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoque
title Educação de surdos e preconceito : bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoque
spellingShingle Educação de surdos e preconceito : bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoque
Witkoski, Silvia Andreis
Teses
Educação especial
Surdos - Educação
Educação
title_short Educação de surdos e preconceito : bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoque
title_full Educação de surdos e preconceito : bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoque
title_fullStr Educação de surdos e preconceito : bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoque
title_full_unstemmed Educação de surdos e preconceito : bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoque
title_sort Educação de surdos e preconceito : bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoque
author Witkoski, Silvia Andreis
author_facet Witkoski, Silvia Andreis
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Witkoski, Silvia Andreis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baibich, Tânia Maria, 1953-
contributor_str_mv Baibich, Tânia Maria, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação especial
Surdos - Educação
Educação
topic Teses
Educação especial
Surdos - Educação
Educação
description Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Baibich-Faria
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-05T18:59:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-05T18:59:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26125
url https://hdl.handle.net/1884/26125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 255 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26125/1/SILVIA%20ANDREIS%20WITKOSKI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26125/2/SILVIA%20ANDREIS%20WITKOSKI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26125/3/SILVIA%20ANDREIS%20WITKOSKI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5281aecdc0ef746807457daba85067cb
5ee43f40ca6b371d1b198daca12df46b
f8aed4a6598623888219843814b6fe8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699568974954496